sábado, 12 de novembro de 2022

A VIDA OCULTA EM DEUS: A AÇÃO DA ALMA UNIDA A DEUS


Toda alma que vos ama, ó meu Deus, é uma alma forte e a sua força aumenta com o amor. Quando ela vos ama com todo o coração, o seu coração se alarga e a sua força torna-se então um verdadeiro poder. Como isso acontece, ó meu Deus? Pela força do amor. Quanto mais profundo for este amor, mais íntima e perfeita será a união entre Deus e a alma.

Vós sois um Deus onipotente. Tudo está sujeito ao vosso poder: céu e terra, anjos e homens. Nada acontece no mundo sem a vossa expressa permissão; uma nação não pode desaparecer e nem pode morrer um pássaro qualquer sem que Vós o permitais. Pois bem, a alma intimamente unida a Deus pela força do amor compartilha desta força divina e deste poder. Torna-se para as demais uma fonte de energia e de fortaleza. Ela orienta e as outras acolhem; exorta e é correspondida; caminha e faz seguidores; eleva-se e eleva as outras às alturas da graça. O que dá um encanto especial a esta alma é a suavidade da graça e a fortaleza da sua resposta. Vós, ó meu Deus, tudo fazeis com doçura e firmeza - suaviter et fortiter.

Todas as ações desta alma interior são medidas, ponderadas, equilibradas, coerentes. Ela fala quando é conveniente falar; permanece em silêncio quando é melhor ficar em silêncio. Segue em frente quando é preciso; mas, outras vezes, se retrai e se recolhe silenciosamente sem que os outros percebam. E assim em tudo. É isso que lhe confere um encanto especial. Ela possui um zelo próprio, moldado, burilado, quase perfeito, que nos extasia. Não possui nada além e, no entanto, nada lhe falta. É um fruto maduro e atraente, agradável à vista e ao paladar, pois possui alguma coisa de divino. Porque Deus faz bem todas as coisas.

(Excertos da obra 'A Vida Oculta em Deus', de Robert de Langeac; Parte IV - Fecundidade Apostólica; tradução do autor do blog)