terça-feira, 20 de novembro de 2018

CARTA SOBRE A HUMILDADE

Meu bem-amado no Senhor:

Quando desejardes dar alguma resposta, deves por em tua boca a humildade, antes de mais nada, uma vez que sabes muito bem que por ela todo o poder do inimigo se reduz a nada. Tu conheces a bondade do teu Mestre, que foi blasfemado e como Ele se fez humilde e obediente inclusive até a morte. 

Filho meu, trabalha por ti mesmo para firmar a humildade em tua boca, em teu coração e em tua mente, pois há um mandamento que a exige. Lembra-te de Davi, que vangloriava-se por sua humildade e disse: 'Porque me humilho, o Senhor me libertou e me abençoou' (Sl 29, 8-12). Filho meu, apega-te à humildade e farás com que as virtudes de Deus te acompanhem. E se permanecerdes no estado de humildade, nenhuma paixão, qualquer que seja, poderá dominar-te. 

Não existe medida para a beleza do homem que é humilde. Não há paixão, qualquer que seja, capaz de dominar o homem humilde; e não há medida para a sua beleza. O homem humilde é um sacrifício a Deus. O coração de Deus e de seus anjos descansam naquele que é humilde. Mais ainda: quando os anjos o glorificam, é porque houve uma razão para ele obter todas as virtudes; porém, aquele que se revestiu da humildade não necessita de nenhuma razão além de se ter sido humilde.

Filho meu, estas são as virtudes da humildade. Filho meu, conserva a paz, pois está escrito: 'Aquele que é sábio, nesse momento conservará a paz' (Am 5, 13). Mantém a paz até que te questionem. E quando te questionarem, fale usando palavras humildes; comporta-te também de maneira humilde. Não lamentes. Se a pergunta exigir extensa resposta, senta-te. Nunca fales enquanto os outros estiverem usando palavras de desprezo; mas, alegremente, não esqueças que teus pensamentos devem ser estes: 'não escutei [as palavras de desprezo]'.

Prestai tua máxima atenção, porém, a toda palavra valiosa, pois está escrito: 'Se tu deixas passar a palavra e não a escuta, te enganas a ti mesmo, filho meu no Senhor'. Te dei mandamentos desde o princípio; guarda-os desde a juventude. Examina o que diz Paulo: 'Desde o tempo em que eras um menino, conhecias a Santa Escritura, que tem o poder para te salvar' (2Tm 3,15). Aprende toda regra dos preceitos do monge, e faz-te querido em todos os teus trabalhos. Se tu, que sois jovem, vais para o deserto e te estabeleces em um local muito grande para ti e vês que Deus ali está, não deixes esse lugar para ir para outro, porque estais descontente. Deixa que o deserto em que te estabeleceste te seja suficiente, não deixeis que Ele se ofenda, pois está escrito: 'Não é uma pequena coisa contrária que provocará a ira nos homens'.

No deserto em que te estabeleceste mantém esta maneira de agir e não fujas de um lugar para outro. Não te dirija à morada de ninguém para lamentar no que crês, muito menos por causa dos desejos do teu estômago. Não estejas em companhia do homem agitado e problemático, mas assegura-te em continuar com tua vida silenciosa; não estejas também na boca dos teus irmãos. Te suplico, meu amado no Senhor, que deixeis que tua meta principal seja aprender; escutar com atenção (ou obedecer) te dará a paz, pois está escrito: 'O proveito da instrução não é a prata?'. Cuida-te para jamais deixar de escutar (ou desobedecer). Que a palavra de Saul não se realize em ti, nem em tua geração, pois Deus é mais facilmente persuadido pela obediência do que pelo sacrifício (1 Sm 15, 22).

(Santo Efrém da Síria)