segunda-feira, 5 de junho de 2017

VERSUS: DUAS ORAÇÕES A JESUS

VENHO a Vós, Jesus amantíssimo, que sempre amei, procurei, desejei! Venho por Vossa doçura, por Vossa piedade, por Vossa caridade. Venho com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças. Sigo-Vos, porque me chamastes. Tudo encontro em Vós, que desejo amar acima de tudo. Saiba eu manter o que prometi. A Vós, que sondais os corações, desejo agradar não só com o corpo, mas com a alma.

Ó meu Irmão e Esposo Jesus, Rei supremo, Deus e vítima, ponde em mim Vosso selo, de modo que nada queira deste mundo, nada busque, nada deseje ou ame fora de Vós. E Vós, ó Senhor, dignai-Vos unir-me a Vós pelo matrimônio espiritual, de modo a ser vossa verdadeira esposa por indissolúvel amor que a própria morte não possa romper.

(Santa Gertrudes de Helfta, 'Exercícios')


RESPLANDECEI em mim, chama que sempre ardeis, sem jamais vos consumir (Ex 3,2)! Começarei então, por meio de Vossa luz e nela imerso, a ver também eu a Luz e a reconhecer-Vos como verdadeira fonte de Luz.

Ficai conosco, ficai para sempre, doce Jesus, e dai à minha alma que enlanguesce, maior graça. Ficai comigo e começarei a resplandecer tanto em vosso esplendor, tanto, que serei luz até para os outros. A luz, ó Jesus, virá toda de Vós: nenhuma parte nela terei, nenhum mérito, porque sereis Vós a resplandecer nos outros, por meio de mim.

(Beato John Henry Newman, 'Maturidade Cristã' )