sexta-feira, 21 de julho de 2023

453 ANOS DA BULA DE PIO V

'Da mesma forma, decretamos e declaramos que os Prelados, Administradores, Cônegos, Capelães e todos os outros Padres seculares, designados com qualquer denominação, ou Regulares, de qualquer Ordem, não sejam obrigados a celebrar a Missa de outro modo que o por nós ordenado; nem sejam coagidos e forçados, por quem quer que seja, a modificar o presente Missal, e a presente Bula não poderá jamais, em tempo algum, ser revogada nem modificada, mas permanecerá sempre firme e válida, em toda a sua força'.



SÃO PIO V, ROGAI POR NÓS!

E livrai a Santa Igreja do modernismo, do islamismo ressurgente, do ecumenismo, do indiferentismo e do mundanismo. Intercedei junto a Deus pelos vossos sucessores, pela conversão dos pecadores, pela restauração da liturgia, pela santificação dos sacerdotes, pelo triunfo do Reino de Maria! 

Em 07 de fevereiro de 1571, as forças da cristandade, reunidas pelo Papa São Pio V no golfo de Lepanto, derrotaram a esquadra muçulmana em muito maior poderio (que já tomara Constantinopla e a ilha de Creta e se encontrava às portas da Europa), levando à frente um estandarte do Santo Rosário, enquanto o mesmo era rezado em Roma e em vários lugares e paróquias, na intenção da vitória de Cristo. A estupenda e histórica batalha de Lepanto barrou a ascensão do Islã sobre a Europa cristã e deu origem à devoção de Nossa Senhora do Rosário, cuja festa é celebrada no dia 07 de outubro de cada ano.


Nas fontes brancas dos pátios do sol as águas escoam,
E o Sultão de Bizâncio sorri enquanto esboroam;
Há risos qual fontes na face por todos temida
Agitando a selva escura, sua barba escurecida,
Curvando a rubra lua crescente, crescente nos lábios bravios,
Pois o mar mais íntimo da terra treme com seus navios.
Às repúblicas brancas foram pelos cabos da Itália a desafiar,
Mosquearam o Adriático em torno ao Leão do Mar,
E o Papa abriu os braços ante a perda e a ansiedade,
E invocou sob a Cruz as espadas dos reis da Cristandade.

(Lepanto, G.K. Chesterton)