terça-feira, 28 de março de 2023

BREVIÁRIO DIGITAL - LEGENDA ÁUREA (IV)


Um cavaleiro, cujo castelo ficava ao lado de uma estrada, espoliava sem piedade os viajantes, mas cotidianamente saudava a Virgem, mãe de Deus, e nada que acontecesse fazia-o passar um dia sem realizar a saudação. Certa feita, um santo religioso passava por ali e o cavaleiro mandou que o espoliassem, mas o santo homem rogou aos assaltantes que o conduzissem até seu senhor porque tinha certos segredos a lhe comunicar. 

Levado diante do guerreiro, pediu-lhe que reunisse todas as pessoas da sua família e de seu castelo, para lhes pregar a palavra de Deus. Quando todos estavam reunidos, o religioso disse: 'Não estão todos aqui, ainda falta alguém'. Como lhe garantissem que todos estavam presentes, ele insistiu: 'Olhem bem, e verão que falta alguém'. Então um deles percebeu que o camareiro não viera. O religioso disse: 'Sim, é ele que está faltando'.

Imediatamente mandaram buscá-lo, mas ao ver o homem de Deus ele virava os olhos de forma horrível, agitava a cabeça como louco e não ousava aproximar-se. O santo homem falou: 'Eu te conjuro, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, a nos dizer quem és e a revelar diante dessa gente o motivo de ter vindo aqui'. E o camareiro respondeu: 'Ai de mim! É por ter sido conjurado e forçado que revelo não ser homem, mas um demônio que assumiu o aspecto humano, permanecendo assim quatorze anos com este cavaleiro. Nosso príncipe mandou-me aqui para observar com atenção o dia em que ele não recitaria a saudação à Maria, a fim de então me apoderar dele e estrangulá-lo sem demora, pois morrendo sob o efeito de suas más ações ele seria nosso. Mas como todos os dias ele dizia a saudação, não pude exercer poder sobre ele. Dia após dia eu o vigio com cuidado, e ele não passou um só sem saudá-la'. 

Ouvindo isso, o cavaleiro foi tomado de grande pavor, jogou-se aos pés do homem de Deus, pediu perdão, e a partir desse dia mudou sua maneira de viver. O santo homem disse ao demônio: 'Eu te ordeno, demônio, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, saia daqui e nunca mais vá a um lugar onde alguém invoque a gloriosa Mãe de Deus'. Imediatamente o demônio desapareceu e, com reverência e gratidão, o cavaleiro deixou o santo homem partir.

(Excertos da obra 'Legenda Áurea - Vidas de Santos, de Jacopo de Varazze)

Legenda Áurea constitui meramente um livro de devoção católica, acessível às pessoas comuns de todas as épocas, sem nenhum propósito de abordagem biográfica da vida dos santos sob o escopo da veracidade ou da confiabilidade histórica. Trata-se, portanto, de uma coletânea de fatos ficcionais e inverídicos (lendários) que, uma vez associados às virtudes heroicas específicas dos diferentes santos da Igreja, tinha por objetivo incrementar a devoção católica do leitor pelos santos para a sua própria santificação pessoal. Alguns deles serão publicados no blog. A excelência dos objetivos e resultados alcançados pela obra pode ser aferida pelo enorme sucesso das muitas e diversas versões e traduções realizadas desde a sua publicação original no século XIII.