terça-feira, 6 de dezembro de 2022

O QUE É SER SANTO?

Ser santo não é fazer milagres. E' somente amar a Jesus de todo o coração, é entregar-se a Ele sem reservas, é crer firmemente em seu amor. Ser santo não é ser isento de faltas. E' tão somente não pecar por malícia, não amar os seus defeitos. E' refugiar-se nos braços de Jesus depois de cada fraqueza e pedir-lhe a cura. Ser santo não é extenuar-se em macerações, fugir aos olhares do mundo, ocultar-se no fundo de um deserto; nem mesmo assombrar o mundo com o esplendor das obras ou subjugá-lo com o poder da palavra. 

Longe disso, ser santo é aplicar-se tranquilamente a cumprir os deveres de seu estado para agradar a Jesus; suportar, para lhe ser agradável, os pesares da vida e deixar-lhe plena liberdade em dispor a seu bel prazer da alma e do corpo, da saúde e de todos os seus bens. Jesus não pede senão o coração. Quando o amam, tudo vai bem. Genoveva e Pascoal Bailão eram pastores, mas amavam a Jesus e foram santos. Isidoro era lavrador; Zita, uma criada; Crispim, sapateiro; Benedito Labre, mendigo. Que importa! Todos eles não tinham senão um ideal: amavam a Jesus apaixonadamente e esqueciam-se de si mesmos. 

Não queres fazer o mesmo? Não queres unir-te a essa legião de almas generosas de todas as condições, de todas as idades e de todos os países que formam a corte de honra do rei Jesus? Eu digo que elas são uma legião. O divino Mestre suscita-as todos os dias nas grandes Sodomas modernas e nas mais humildes aldeias cristãs, nos palácios dos grandes e nas choupanas dos pobres. Ele parece temer que lhe falte o tempo de concluir a sua obra de amor aqui na terra e prodigaliza então os seus favores às almas humildes e confiantes. De ti também Ele quer fazer um santo. Ele te chama; convida-te para fazer um retiro de amor. Não te assustes da tua fraqueza nem da tua inconstância. Jesus é bom e poderoso. Ele pode reparar num momento o teu passado. Deixa-te cativar pela graça. Ele fará de ti a conquista do seu amor. O segredo de encantar o coração de Jesus, de tudo obter dele, é jamais duvidar de sua bondade. 

Considera, em seguida, que a santidade à qual podes elevar-te, se quiseres, é uma coisa sublime, um ideal encantador. Tua perfeição é o encontro de dois corações: do coração de Jesus e do teu, num ato de amor que dura toda a vida; é uma comunhão inefável de Deus com a alma, e da alma com Deus; é um amplexo indizível de dois espíritos, Deus e a alma. Ser perfeito é amar a Jesus e, amando-o, deixar-se transformar nele e por ele; é viver no mundo do mesmo amor que Deus vive no céu; é reproduzir, numa alma unida a um corpo de carne, a vida que levam as três Pessoas divinas no seio da adorável Trindade. Essa vida divina, tu a produzes todas as vezes que fazes uma aspiração de amor, que cumpres um dever para agradar a Deus. Quanto mais vivo, profundo e puro é o teu amor, tanto mais penetras na Santíssima Trindade; e mais também a vida de Jesus se imprime em ti. Que sonho poderes exercitar-te aqui na terra para essa vida que levarás nos séculos dos séculos! 

(Excertos da obra 'O Divino Amigo', do Pe. Schrijvers)