terça-feira, 1 de novembro de 2022

TESOURO DE EXEMPLOS (179/181)

 

179. CORAÇÃO APEGADO À TERRA

Santo Ambrósio fôra convidado a visitar a casa de um rico banqueiro de Milão. Recebido com grande honra, o dono ostentava todo o luxo de seu palácio, mostrando ao bispo as colunas vindas de Constantinopla, os vasos de ouro, os ricos aposentos e a criadagem. Santo Ambrósio calava-se; o banqueiro começou, então, a contar-lhe os êxitos extraordinários de suas especulações comerciais; os contratos de compra e venda; o elenco de seus bens na cidade e na campanha. Dizia-se feliz em tudo e tudo atribuía à sua habilidade e boa sorte. O semblante do bispo denotava tristeza; sem aceitar coisa alguma, levantou-se e retirou-se apressadamente daquela casa.

No dia seguinte, chegou-lhe a notícia de que o palácio do banqueiro ruíra, sepultando debaixo de seus escombros as colunas vindas de Constantinopla, os vasos de ouro e com eles o seu proprietário. O que sucedeu com aquele proprietário, mais ou menos se dá com todas as pessoas que se deixam seduzir pelas riquezas e prazeres, e se esquecem que tais bens, embora vindos da bondade de Deus, duram pouco. E que aproveita tudo o mais se a alma vier a perder-se?

180. FAZENDO SENTINELA A JESUS

Estando um regimento de infantaria estacionado em Orleans, notou o cura da catedral que todos os dias, das treze às quinze horas, um devoto soldado estava imóvel no meio da igreja. Chegava, fazia genuflexão e conservava-se aprumado durante duas horas a fio e com o olhar fixo no tabernáculo.

Certo dia foi um capitão visitar a catedral e o cura expôs-lhe o que se passava, dizendo: 'Se o senhor esperar um pouco poderá vê-lo'. Passado algum tempo, chegou o bom soldado e pôs-se em seu lugar. O capitão, reconhecendo-o, chamou-o e disse-lhe: 'O que fazes neste lugar?'

'Duas horas de sentinela ao meu Deus' - respondeu com franqueza o soldado e acrescentou - 'Em Paris os grandes dignitários têm seus guardas, meu general tem dois, o coronel tem um... e o Rei dos Reis, Jesus Cristo, não terá nenhum? Venho fazer duas horas de guarda, porque amo a Jesus'.

Sejamos também nós sentinelas de Jesus Cristo não pela força, mas pelo amor. Ele é o Rei dos céus e da terra. Diante dele, na igreja, devemos guardar muito respeito e sobretudo confiança e amor filial.

181. É PRECISO DESTRUIR OS ÍDOLOS

Cromácio, governador de Roma, estava atacado por uma doença estranha que nenhum médico era capaz de curar. Disseram-lhe então que em Roma havia dois cristãos que faziam curas miraculosas e talvez curassem também a ele. Cromácio mandou chamá-los. Eram Sebastião e Policarpo.
Cromácio - disseram os dois santos ao governador pagão - se queres sarar, dá-nos todos os ídolos de tua casa para os destruirmos.
➖ Se isso for necessário, - respondeu muito com pesar - eu vos direi onde eles estão e vós os levareis para que eu não os veja mais.

Sebastião e Policarpo levaram todas as imagens dos falsos deuses e as quebraram. Depois voltaram a Cromácio, mas ele não estava curado, mas muito pior.
Cromácio - disseram os santos, olhando fixamente a névoa que ele mostrava no brancos dos olhos - mentiste pois em tua casa ainda há dois ídolos.
E o governador teve que dizer a verdade. Escondera alguns em seu quarto, bem junto de si, porque os queria muito. Só depois que os entregou, pôde sarar da enfermidade.

O mesmo acontece com a confissão. Aos que têm escondido no fundo da alma um só pecado mortal, não se lhes perdoará nem esse nem os outros; antes ficará a consciência gravada com um grande sacrilégio.

(Excertos da obra 'Tesouro de Exemplos', do Pe. Francisco Alves, 1958; com adaptações)