sexta-feira, 5 de agosto de 2022

PARA SER UM HOMEM ETERNO... (V)

  ... SEJA UM HOMEM COM ALMA DE APÓSTOLO 

Oração e apostolado. Uma coisa é intimamente associada a outra. Vida de oração pressupõe seguir Jesus por todos os caminhos e em todos os momentos. Construir uma caminhada com Deus e para Deus. Uma caminhada que não se faz sozinho, mas que implica a participação de muitos, porque o amor de Deus não pode ser separado do amor ao próximo, aquele que também precisa fazer a sua experiência de encontro com Deus. Ninguém - ninguém mesmo - entra no Céu sozinho. E nem no inferno.

A alma de todo apostolado é Cristo, a pregação oportuna e inoportuna da doutrina da salvação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Percorrer esse caminho de santificação pessoal significa construir, passo a passo, a santificação do outro. Que tesouro pode existir nessa terra que possa ser maior do que compartilharmos a graça da salvação eterna com os nossos irmãos e companheiros de jornada? Nos escombros e ruínas das vidas que vivemos, o ouro que reluz na eternidade são os minutos em que fomos verdadeiramente arautos e instrumentos de salvação para os outros.

Um homem de oração tem alma de apóstolo, porque dele emana a necessidade imperiosa de praticar o bem. Fazer o bem faz bem. E, assim, apostolado e missão são complementos lógicos e diretos, e viver implica ser agente de anunciação do Evangelho aos que nos cercam e levar a todos ao Senhor da Vida. E apostolado tem várias nuances, formas diversas, ações intrinsecamente distintas. O apostolado não precisa ser trombeteado por cima de todos os telhados, às vezes é mais eficiente quando tem o peso do sussurro de uma brisa; o apostolado não precisa ter a violência das marés, mas se basta com o lento avanço da alma para águas mais profundas; o apostolado não implica vencer todas as batalhas, mas tornar a alma suficientemente madura para se agigantar nas derrotas.

O apostolado se faz sem alarde e sem prospecção de frutos imediatos. Ele nasce como missão e se nutre e se realimenta da caridade. É uma semeadura que tem a dimensão de uma vida inteira. Singularmente, essa semente vai gerar uma árvore imensa e de muitos frutos numa manhã de sol qualquer; nos dias nublados da vida dos homens comuns, estes frutos serão espaçados e colhidos em muitas estações. Os frutos da graça são obra pura e simples da Providência Divina. 

Para ser um homem eterno... seja um homem com alma de apóstolo. Para os que se ama, para os que não somos capazes de amar, para os que não sabem amar. Seja um apóstolo para todos os gentios. A vinha é grande e muitas serão as contradições e irregularidades da colheita: mais aqui, menos acolá, pouco resultado num terreno mais árido, frutos abundantes em outro mais fértil. Orar sem cessar; semear sem descanso.

Eis a síntese do apostolado cristão para os homens de hoje e de sempre: anunciar o Evangelho de Cristo ao mundo inteiro. Ser missionário e se fazer apóstolo, aí estão as marcas de identidade de um cristão no mundo. De todos os cristãos. Ser instrumento de Deus para salvação de muitos dos seus filhos, eis aí o maior tesouro que se leva desse mundo, o ouro que não se desgasta e nem se corrói e com o qual será construída, com esmero divino, a nossa morada eterna na casa do Pai.