terça-feira, 9 de janeiro de 2018

A CRIAÇÃO...

Em relação à criação do Universo e à criação de todas as coisas, tem havido uma diversidade de opiniões e cada pessoa tem proposto a teoria que bem lhe apraz. Por exemplo, alguns dizem que todas as coisas são auto originadas e, por assim dizer, totalmente ao acaso. Entre estes estão os epicúreos, os quais negam terminantemente que haja alguma inteligência anterior ao universo.

Outros fazem seu o ponto de vista expressado por Platão, aquele gigante entre os gregos. Ele disse que Deus fez todas as coisas da matéria pré-existente e incriada, assim como o carpinteiro faz as suas obras da madeira que já existe. Mas os que sustentam esta opinião não se dão conta que negar que Deus seja Ele próprio a causa da matéria significa atribuir-Lhe uma limitação, assim como é indubitavelmente uma limitação por parte do carpinteiro que ele não possa fazer nada a não ser que lhe esteja disponível a madeira.

Então, finalmente, temos a teoria dos gnósticos, que inventaram para si mesmos um Artífice de todas as coisas, outro que não o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Estes simplesmente fecham os seus olhos para o sentido óbvio das Sagradas Escrituras.

Tais são as noções que os homens têm elaborado. Mas, pelo divino ensinamento da fé cristã, nós sabemos que, pelo fato de haver uma inteligência anterior ao universo, este não se originou a si mesmo; por ser Deus infinito, e não finito, o universo não foi feito de uma matéria pré-existente, mas do nada e da absoluta e total não existência, de onde Deus o trouxe ao ser através do Verbo. Ele diz, neste sentido, no Gênesis: 'No início Deus criou o Céu e a Terra' (Gn 1,1) e novamente, através daquele valiosíssimo livro ao qual chamamos 'O Pastor': 'Crede primeiro e antes de tudo o mais que há apenas um só Deus, o qual criou e ordenou a todas as coisas trazendo-as da não existência ao ser'. Paulo também indica a mesma coisa quando nos diz: 'Pela fé conhecemos que o mundo foi formado pela Palavra de Deus, de tal modo que as coisas visíveis provieram das coisas invisíveis (Hb 11, 3).

Pois Deus é bom, ou antes, Ele é a fonte de toda a bondade, e é impossível por isso que Ele deva algo a alguém. Não devendo a existência a ninguém, Ele criou a todas as coisas do nada mediante seu próprio Verbo, nosso Senhor Jesus Cristo, e de todas as suas criaturas terrenas ele reservou um cuidado especial para a raça humana. A eles que, como animais, eram essencialmente impermanentes, Deus concedeu uma graça de que as demais criaturas estavam privadas, isto é, a marca de sua própria imagem, uma participação no ser racional do próprio Verbo, de tal modo que, refletindo-o, eles mesmos se tornariam racionais expressando a inteligência de Deus tanto quanto o próprio Verbo, embora em grau limitado.

(Excertos da obra 'A criação e a Queda' de Santo Atanásio)