terça-feira, 24 de junho de 2014

DO EXAME DE CONSCIÊNCIA

São João Crisóstomo, ao comentar as palavras do Profeta Davi (Sl 4, 5): 'Refleti nos vossos corações, nos vossos aposentos', trata deste exame e aconselha que seja feito cada noite, antes de deitar. E para isso aponta duas boas razões: 

A primeira é para que, no dia seguinte, nos encontremos mais dispostos e preparados para não pecar, nem cair nas mesmas faltas que hoje caímos. Porque, tendo hoje nos examinado e arrependido delas, e feito propósito de emenda, claro está que isto servirá como freio para não voltar a cometê-las amanhã. 

A segunda é que, mesmo para o dia de hoje, servirá como freio sabermos que, à noite, devemos nos examinar, dar conta do que fizemos. Isto nos fará andar com mais atenção e viver com mais recato. Pois, assim como um senhor - diz São João Crisóstomo - não consente que seu encarregado de compras deixe de prestar contas cada dia, para não haver descuidos e esquecimentos que sejam motivo de contas mal prestadas, assim também devemos nos examinar cada dia, para que o descuido e o esquecimento não conturbe as contas que devemos prestar. 

A alma que não é cuidadosa em examinar-se é semelhante à vinha do homem preguiçoso, da qual diz o Sábio (Prov 24, 30-31) que passou por ela e viu que estava caída e cheia de urtigas e espinhos: 'Passei pelo campo do homem preguiçoso, e pela vinha do homem insensato; e vi que tudo estava cheio de urtigas, e que os espinhos cobriam a sua superfície, e que o muro de pedra estava caído'. Assim está a alma daquele que não se preocupa em examinar sua consciência, como uma vinha que não se cuida, abandonada, repleta de ervas daninhas e espinhos. 

Nesta má terra de nossa carne nunca deixam de brotar algumas ervas daninhas. Assim, é preciso andar sempre com a enxada na mão, arrancando a má erva e a má semente que brota. Para isto, serve o exame de consciência, como enxada, para cortar e arrancar o vício e o mal sinistro que começa a brotar, não o deixando progredir nem criar raízes.

(Excertos da obra 'Ejercicio de perfección y virtudes cristianas' do Pe. Alonso Rodríguez)