quinta-feira, 5 de junho de 2014

CIVILIZAÇÃO CRISTÃ: A ESCRITA CAROLÍNGIA

Durante o reinado de Carlos Magno (768-814), a Europa experimentou um notável desenvolvimento  das artes, da religião e da cultura por meio da Igreja Católica, que se tornou conhecido sob o nome de 'Renascimento Carolíngio'. Centrado numa instrução de alto nível para nobres e leigos em geral, o imperador do Sacro Império Romano - Germânico incrementou enormemente o número de escolas nos mosteiros, conventos e abadias da Igreja Católica. Estas escolas eram coordenadas por um eclesiástico - scholasticus - daí o nome de escolástica dado à doutrina e à prática de ensino então ministrada. Carlos Magno fundou ainda, junto à sua corte e no seu próprio palácio, a chamada Escola Palatina, que serviu de modelo a outras escolas que iriam surgir em seguida, especialmente em França.

As disciplinas incluíam programas relativos às sete artes liberais, subdivididas no trivium e no quadrivium. O trivium abraçava as disciplinas formais: gramática, retórica e a dialética (que daria origem à filosofia); o quadrivium compreendia as chamadas disciplinas básicas: aritmética, geometria, astronomia e música (e que incluiria, depois, a medicina).


(Iluminura do século XIII - Aula na Idade Média )

Dentre todo este acervo de intenso renascimento cultural, outra excepcional inovação foi a introdução das letras minúsculas e do espaçamento entre as palavras na linguagem escrita, ordenada pelo imperador para implantação na Escola Palatina, em 780. A escrita romana, por exemplo, contemplava apenas palavras em maiúsculas e sem espaço entre elas, o que tornava a leitura difícil e extremamente cansativa. 

(Transcrição do Arco dedicado ao Imperador Septimo Severo, em Roma)

A 'minúscula carolíngia' mostrou-se de imediato uma grande e utilíssima novidade, conformada por letras homogêneas, arredondadas, de igual tamanho e muito legíveis, separadas por espaços uniformes entre as palavras, passando a ser de aplicação generalizada por todo o império e, mais tarde, por todo o continente europeu. Com variantes diversas, a escrita carolíngia deu origem a diferentes tipos de letras, muitos deles disponíveis atualmente em editores de texto para linguagem em computadores.

  
(Exemplos de textos antigos escritos em minúsculas carolíngias)

Com a escrita e a leitura muito facilitadas, propagou-se e conservou-se, em grande escala, as obras clássicas da antiguidade, transcritas pelos monges católicos, que incluíram milhares de obras de autores gregos e latinos. Sob um imperador católico e sob instrução da Igreja católica, a Europa saiu do obscurantismo cultural de séculos e as novas gerações acessaram as premissas de sua herança cultural, isso em plena Idade Média, vendida pelos signatários da ignorância como Idade das Trevas.