sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CIÊNCIA E FÉ: CORPOS INCORRUPTOS

O corpo humano, após a morte, padece de uma cadeia de eventos bastante singular, em que o processo geral de putrefação é extremamente rápido. Do instante da caracterização da morte até a conclusão do processo de decomposição total da carne, tem-se um período de 30 a 60 dias, em média, variável com as condições climáticas locais, restando apenas os ossos, cabelos e os dentes. Este processo natural e irreversível pode ser estancado em condições excepcionais ou por deliberados procedimentos científicos, que incluem diversas técnicas de embalsamento, mumificações ou saponificações. Num e noutro caso, os resultados são óbvios e característicos de tais efeitos ou de tais intervenções.

Mas existem centenas de exemplos de corpos incorruptos de santos que não padeceram deste processo natural de deterioração, independentemente das condições ambientais de temperatura, umidade ou ações químicas ou biológicas, que foram confrontados, pesquisados e investigados detalhadamente por diferentes técnicos e especialistas. Todos estes casos são específicos da Igreja Católica (são mais de 2000 registrados), sempre associados a vidas de profunda santidade. Em muitos casos, além da ausência completa da própria rigidez cadavérica, os órgãos internos  mantêm inalteráveis suas características físicas (coloração, conformação, maleabilidade), como o corpo sem vida emana odores e aromas perfumados. A ciência não explica o que a fé ratifica: tratam-se de milagres assombrosos de natureza sobrenatural.

1. SANTA BERNADETTE SOUBIROUS, vidente de Lourdes (1844 - 1879: 35 anos): seu corpo encontra-se exposto na capela do Convento de Saint Gildard, em Nevers (França), desde 3 de agosto de 1925, após exumações e avaliações periciais nos anos de 1909, 1919 e 1925.


2. SANTA CATARINA LABOURÉ, vidente de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (1806 - 1876: 70 anos): seu corpo encontra-se exposto em urna de cristal localizada sob um altar lateral da Capela do Convento das Filhas da Caridade, em Paris.

3. BEATA ANA MARIA TAIGI, irmã da Ordem Terceira da Santíssima Trindade (1769 - 1837: 68 anos): após a sua morte, seu corpo foi transferido para vários lugares, até finalmente ser colocado em urna exposta na Igreja de São Crisógono, em Roma. onde se encontra atualmente.



4. SÃO JOÃO MARIA VIANNEY, o Cura D'Ars (1786 - 1859: 73 anos): seu corpo incorrupto encontra-se exposto na Igreja da Paróquia de Ars (França).