terça-feira, 13 de dezembro de 2022

OS 12 DIAS DO NATAL

Uma bela música de Natal inglesa intitulada Twelve Days of Christmas, surgida durante a época da perseguição anglicana contra os católicos naquele país, no século XVI, faz referência aos chamados 12 Dias de Natal, período de tempo que se desenrola entre o Natal e a Festa da Epifania, tradicionalmente celebrada no dia 6 de janeiro. Em meio a um cenário de ameaças e perseguições, a música representa um catecismo secreto, codificado sob a forma de símbolos desconexos, que expressam as realidades fundamentais da fé cristã.

A música contém a oferta diária de 12 presentes consecutivos nestes dias de Natal, dados sempre, e em ordem crescente de dádivas, pelo 'meu verdadeiro amor' - emblema de Deus Pai:

'No primeiro dia de Natal, o meu verdadeiro amor deu-me uma perdiz numa pereira'
'No segundo dia de Natal, o meu verdadeiro amor deu-me duas pombas-rolas e uma perdiz numa pereira'
'No terceiro dia de Natal, o meu verdadeiro amor deu-me três galinhas francesas, duas pombas-rolas e uma perdiz numa pereira'


A 'perdiz numa pereira' simboliza Nosso Senhor Jesus Cristo no madeiro da Cruz (a Paixão de Cristo): a perdiz é um animal aguerrido e corajoso, capaz de lutar até a morte para defender os seus filhotes.  As duas pombas-rolas (oferta sacrificial da lei mosaica) representam o Antigo e o Novo Testamento. As três galinhas francesas representam as três virtudes teologais: fé, esperança e caridade. Estes animais eram muito requintados à época e muito caros e, assim, simbolizavam os três presentes ofertados pelos Reis Magos a Nosso Senhor: ouro, o mais precioso dos metais; incenso, usado nas cerimônias religiosas solenes e a mirra, uma especiaria sem igual.

'No quarto dia de Natal, o meu verdadeiro amor deu-me quatro pássaros cantando...
'No quinto dia de Natal, o meu verdadeiro amor deu-me cinco anéis dourados...
'No sexto dia de Natal, o meu verdadeiro amor deu-me: seis gansos chocando...


Os quatro pássaros cantando representam os quatro Evangelhos, que expressam a vida e os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo; como pássaros cantando, de modo claro e em alta voz, os quatro Evangelistas espalham por todo o mundo a Boa-Nova da Vida, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cinco anéis dourados representam os cinco primeiros livros do Antigo Testamento ou o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) e também as cinco dezenas do Rosário da bem aventurada Virgem Maria. Os seis gansos chocando representam os seis dias da criação do mundo por Deus e as aves chocando recordam como a Palavra deu vida à Terra.

'No sétimo dia de Natal, o meu verdadeiro amor deu-me sete cisnes nadando...
'No oitavo dia de Natal, o meu verdadeiro amor deu-me oito servas ordenhando...
'No nono dia de Natal, o meu verdadeiro amor deu-me nove senhoras dançando...


Os sete cisnes nadando representam os sete sacramentos e também os sete dons do Espírito Santo. Com os sacramentos e os dons, os fiéis transformam-se de patinhos feios em belos cisnes, assim como a graça de Deus nos transforma de simples criaturas em filhos de Deus. Oito servas ordenhando representam as oito bem aventuranças pregadas por Nosso Senhor no Sermão da Montanha. As bem-aventuranças, como o leite, alimentam e nutrem o católico. As nove senhoras dançando representam os nove frutos do Espírito Santo (Gl 5, 22-23): caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura e temperança. Da mesma forma que as senhoras dançantes, os cristãos podem alegrar-se com a vida transformada pelos frutos do Espírito Santo.

'No décimo dia de Natal, o meu verdadeiro amor deu-me dez nobres saltando...
'No décimo primeiro dia de Natal, o meu verdadeiro amor deu-me onze flautistas tocando...
'No décimo segundo dia de Natal, o meu verdadeiro amor deu-me doze tocadores de tambor, onze flautistas tocando, dez nobres saltando, nove senhoras dançando, oito servas ordenhando, sete cisnes nadando, seis gansos chocando, cinco anéis dourados, quatro pássaros cantando, três galinhas francesas, duas pombas-rolas e uma perdiz numa pereira'.


Os dez nobres saltando simbolizam os 10 Mandamentos da Lei de Deus, as normas fundamentais da autoridade divina sobre os homens. Os onze flautistas tocando representam os 11 Apóstolos que permaneceram fiéis a Nosso Senhor, após a infame traição de Judas, cantando sempre uma canção eterna: a mensagem da salvação e da ressurreição após a morte. Os doze tocadores de tambor ilustram os doze artigos do Credo. Assim como eles tocam sonoramente para que os outros acompanhem o ritmo da música, o Credo revela nestes artigos a fé daqueles que são chamados cristãos.

(originalmente publicado pela revista Catolicismo, com adaptações do autor do blog)