segunda-feira, 25 de abril de 2022

A VIDA OCULTA EM DEUS: CONHECIMENTO DIVINO


Deus se compraz em fazer a alma interior ver as coisas como Ele mesmo as vê. Ele revela os seus segredos aos seus amigos e tanto mais claramente quanto mais os ama. A primeira coisa que Ele ensina com precisão e clareza absolutamente novas é como o mundo da natureza se manifesta, com as suas belezas, as suas perfeições, a variedade dos elementos que o compõem e a sua perfeita harmonia na unidade. Os céus se tornam um livro que expõe a Sabedoria, o Poder e a Bondade de Deus: os céus descrevem a glória de Deus (Sl 19,1)

Então o mundo da graça se ilumina e se torna para a alma interior um espetáculo sempre novo e sempre encantador. Como é bela, de fato, a obra de Deus nas almas! Quanta paciência à espera delas, quanta misericórdia para acolhê-las, quanta delicadeza para sublimá-las, quanta generosidade para amá-las! Parece que tudo foi feito e manifestado para uma única alma: a Santíssima Trindade; Jesus, o Verbo Encarnado; a Igreja, a sua obra e a sua Esposa; os sacramentos; a graça; a humanidade e o próprio mundo material: 'Deus coopera todas as coisas para o bem daqueles que o amam' (Rm 8, 28). É isso que a alma interior contempla depois de descobri-la em sua vida pessoal e na vida dos outros.

Mas o que Deus quer revelar à alma em primeiro lugar é Ele mesmo. Embora nem sempre todos os véus da fé possam desvanecer, os que permanecem não perturbam as relações da alma com o seu Deus. A alma está com Deus como se o pudesse contemplar e, quão maior é o recolhimento com que o acolhe vivo em seu coração, mais se deleita e mais o possui. Esta posse consciente é em si uma espécie de conhecimento quase experimental de Deus, tal como se pode ter de um fruto que, obscuro à primeira vista por uma percepção debilitada, pôde enfim ser saboreado em toda plenitude. As duas fontes de conhecimento combinadas de um mesmo objeto imprimem à alma uma santa alegria, como um prenúncio da felicidade eterna.

(Excertos da obra 'A Vida Oculta em Deus', de Robert de Langeac; Parte III - A União com Deus; tradução do autor do blog)