quinta-feira, 19 de novembro de 2020

DICIONÁRIO DA DOUTRINA CATÓLICA (XVI)

 

PADRES DA IGREJA

Chamam-se assim os escritores da Igreja, cujas obras e doutrina formam aquela autoridade que constitui a Tradição. A Igreja dá este título aos Doutores que floresceram nos doze primeiros séculos do Cristianismo, isto é, desde os Apóstolos até São Bernardo, que se reconhece geralmente como último dos Santos Padres. Para que um Escritor seja considerado 'Padre da Igreja', são necessárias quatro condições: a) ortodoxia doutrinal; b) santidade de vida; c) antiguidade; d) aprovação da Igreja. Existem, todavia, alguns que embora não reúnam em si todas as condições antes indicadas, são, no entanto, chamados vulgarmente 'Padres da Igreja', como por exemplo, Tertuliano, Orígenes, Fausto de Riez e outros; estes são chamados 'Padres' pelos importantes serviços prestados à causa católica durante o tempo da sua ortodoxia. 

PADRINHOS

Segundo um antiquíssimo costume que remonta pelo menos ao século III, ninguém deve ser batizado sem ser apresentado por um padrinho. No Batismo, ainda que privado, deve haver um padrinho e uma madrinha, que sejam batizados, que hajam atingido o uso da razão, e tenham a intenção de assumir tal encargo; que no ato do Batismo sustentem ou toquem fisicamente, por si ou por procurador, o batizando, ou imediatamente após aquele ato o tirem ou recebam da pia batismal ou das mãos do batizante. Sejam afastados nominalmente do múnus de padrinho os concubinados públicos (quer ligados pelo contrato civil quer não) e os que proíbem que seus filhos se batizem ou recebam a primeira Comunhão. Pelo Batismo, o batizante e os padrinhos contraem parentesco espiritual com o batizado. Em virtude do encargo que assumiram, os padrinhos têm obrigação de velar perpetuamente pelo seu filho espiritual. Também na Confirmação deve haver um padrinho, que seja do mesmo sexo que o confirmando, que seja confirmado, que tenha 14 anos de idade e coloque a mão direita sobre o ombro direito do confirmando durante a imposição do crisma. Não podem ser padrinhos na Confirmação os que não o podem ser no Batismo.

PADROEIRO (Santo)

É o santo escolhido por uma nação, diocese, paróquia, comunidade religiosa ou quaisquer lugares ou pessoas morais, como seu protetor especial junto de Deus.

PAGANISMO

É o estado religioso era que vivem os povos que não conhecem o verdadeiro Deus. Adoram falsas divindades e seguem uma moral de harmonia com os erros grosseiros que às suas paixões agradam. Os homens tiveram sempre a ideia de um Deus; como não o conheciam, prestavam culto ao que eles julgavam ser Deus. Antes de Jesus Cristo, só os israelitas adoravam o verdadeiro Deus, porque só a eles Deus se tinha revelado. Os povos que não conhecem Jesus Cristo continuam a viver no paganismo.

PAIXÃO DE JESUS CRISTO

Chama-se assim ao conjunto dos sofrimentos do nosso Divino Salvador desde a sua prisão na noite de Quinta-feira Santa até à morte na Cruz; foi prognosticada pelos Profetas do Antigo Testamento, principalmente por Isaías (cap. LIII) e foi realizada sob o poder de Pôncio Pilatos, na cidade de Jerusalém, terminando com a crucifixão no Calvário. A natureza humana de Jesus Cristo, posto que unida à natureza divina, conservou o que tinha de passível e mortal; por isso Jesus foi sensível às dores e à morte. Pela Paixão de Jesus Cristo, foram tirados todos os impedimentos da nossa salvação e foram-nos dados todos os bens, quanto ao mérito. Na remissão dos pecados, ela é a causa universal que é preciso, todavia, aplicar a cada um por meio dos sacramentos, de sorte que nenhum pecado é perdoado, nem alguém obtém salvação sem que lhe sejam aplicados os méritos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

PALA

É um pequeno pano quadrado, de linho ou de cânhamo, que o sacerdote leva dentro do corporal quando vai celebrar a Santa Missa. Não admite bordados, mas pode ter uma renda à volta. A pala serve para cobrir a patena e a hóstia até ao ofertório, e o cálice desde o ofertório até à comunhão, e de novo a patena, depois da comunhão. É benzida com o corporal, dentro do qual se conserva. Depois de servir na Missa, não deve ser dada a lavar nem mesmo a religiosas, sem ter sido purificada por Clérigo de Ordens Maiores.

PÁLIO

É um dossel portátil, sustentado por varas, que obrigatoriamente serve nas procissões para cobrir o sacerdote que leva a custódia com o Santíssimo Sacramento. É tolerado também que vão debaixo do Pálio as Relíquias da Verdadeira Cruz do Senhor e os Instrumentos da Paixão, contanto que não estejam reunidas a relíquias de santos. É proibido levar nas procissões debaixo do pálio relíquias ou imagens dos santos, ainda que sejam da Santíssima Virgem. Se houver costume, também pode ir debaixo do pálio a imagem do Senhor morto, na sexta-feira santa. Também é recebido debaixo do pálio o bispo, em visita pastoral. Também se chama Pálio a um ornamento que o Arcebispo põe sobre os ombros depois de revestido de todos os outros ornamentos pontificais. O Pálio era insígnia do imperador que foi concedida ao Papa ou no século IV ou no século V. No princípio era sinal do poder e missão do pastor passando também a ter o significado de uma relíquia de São Pedro e de um instrumento do poder arquiepiscopal. 

PARAÍSO TERRESTRE

Dá-se este nome ao lugar onde Deus formou e colocou Adão e Eva. Conhecemos a sua existência pela narração da Sagrada Escritura, mas não sabemos em que lugar exato da Terra estava situado.

PARAMENTOS

São todos os ornamentos usados pelo clero nas funções sagradas. Devem ser benzidos pelo bispo ou por sacerdote que tenha as necessárias faculdades, exceto os sanguíneos, os véus de cálice e as bolsas de corporais. Não podem servir para usos profanos. Acerca da matéria e forma dos ornamentos e outros objetos sagrados, devem ser observadas as normas litúrgicas, a tradição da Igreja e, do melhor modo possível, também as leis da Arte Sagrada. As várias cores dos paramentos são a expressão de um simbolismo. A cor branca é símbolo de pureza e de alegria; a cor vermelha é símbolo de amor e de sacrifício; a verde é símbolo de esperança; a roxa é símbolo de penitência; a preta é símbolo de luto. Os paramentos não devem estar rasgados nem sujos. Quando já não podem ser remendados, queimam-se, assim como se queimam todas as vestes e utensílios litúrgicos benzidos, quando já não estão capazes de ser usados.

PÁROCO

É o sacerdote a quem foi conferida, em título, alguma paróquia para cura de almas, que há de exercer sob a autoridade do Ordinário do lugar. É da máxima importância na Igreja Católica o ofício dos párocos. Da sua ciência, prudência e zelo depende, em grande parte, a salvação das almas. São eles os melhores cooperadores dos bispos, aos quais compete o direito de nomeá-los em suas dioceses. Os direitos e as múltiplas obrigações dos párocos estão determinados no Código do Direito Canônico.

PATENA

É uma espécie de prato de ouro ou de prata dourada, onde se coloca a hóstia que vai ser consagrada na Missa. Deve ser sagrada pelo bispo.

PATRIARCA

Era o nome que se dava aos varões célebres de que a Sagrada Escritura faz menção e que viveram nos primeiros tempos do mundo e durante muitos séculos. Atualmente a palavra Patriarca, usada na Igreja, é apenas um título que, além da prerrogativa de honra e do direito de precedência sobre o Primaz e o Arcebispo, não tem jurisdição especial.

PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO

São os pecados nos quais, por uma obstinação no mal, se despreza a graça que o divino Espírito Santo nos oferece para a nossa santificação. Chamam-se pecados contra o Espírito Santo porque tudo o que emana da bondade de Deus se atribui particularmente ao Espírito Santo. Tais pecados são: desesperação da salvação, presunção de se salvar sem merecimentos, contradizer a verdade conhecida como tal, ter inveja das mercês que Deus faz aos outros, obstinação no pecado e impenitência final. Jesus disse que o pecado contra o Espírito Santo não será perdoado neste mundo nem no outro (Mt 12, 32), querendo significar que é muito difícil ao que comete tais pecados o arrepender-se e, sem o arrependimento, não se recebe o perdão.

PECADOS CONTRA A NATUREZA

Geralmente falando, são todos os pecados de impureza, cometidos contra a ordem da natureza estabelecida para a geração dos filhos.

PENA (castigo de Deus)

Tem natureza dupla, de sentido ou aflitiva, e de dano ou carência da visão de Deus. A primeira é devida ao pecador por causa da sua conversão desordenada às criaturas; a segunda por causa da aversão a Deus. Toda a pena, como pena, só se aplica ao culpado, mas como satisfação e medicina pode-se aplicar por culpa alheia. Com pena corporal se castiga o filho por culpa do pai e o servo por culpa do amo, enquanto que são alguma coisa deles; não porém com pena espiritual, a não ser que tenham sido participantes da sua culpa. Deus tarda em punir os pecadores, por duas razões: para que os predestinados se convertam, e para que os seus juízos sejam reconhecidos como justos. Os que morrem só com o pecado original não sofrem a pena de sentido. Ao pecado venial é devida a pena temporal; ao pecado mortal, a pena eterna. Perdoada a culpa do pecado mortal e a pena eterna, por vezes fica a pena temporal a sofrer ainda nesta vida ou no Purgatório.

PENA ECLESIÁSTICA

É a privação de algum bem, imposta pela autoridade legítima da Igreja, para correção do delinquente e punição do delito.

PEREGRINAÇÕES

São uma solene manifestação de Fé, um ato coletivo de religião, de piedade e de penitência, que os cristãos costumam fazer, ordenados em grupos, aos mais célebres Santuários. Não devem ser promovidas sem o consentimento da autoridade eclesiástica, a cuja aprovação há de ser submetido o respectivo programa. Convém que os fiéis sejam preparados para esse ato, por meio de pregação, e que se confessem e comunguem.

PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA

Deus a permite por vários motivos: a) para castigo dos pecadores; b) para fazer conhecer os verdadeiros cristãos e separar os lobos dos cordeiros; c) para provar a verdade da religião católica pela prática de virtudes heroicas, pela abnegação e martírio de uns, por atos de caridade e de reparação de outros; d) para ser mais glorificado pelas almas que lhe ficam fiéis.

PERSEVERANÇA FINAL

É a conservação da graça divina no momento da morte. Todos os dias devemos pedir a Deus esta graça, porque dela depende a nossa salvação. O momento da morte é decisivo, e o demônio não deixa de empregar todos os esforços por nos fazer pecar, para sermos condenados como ele foi. Só a graça da perseverança no amor de Deus nos pode livrar de cair em tentação.

(Verbetes da obra 'Dicionário da Doutrina Católica', do Pe. José Lourenço, 1945)