quarta-feira, 3 de junho de 2020

AS TRÊS MANEIRAS DE CARREGAR A CRUZ


Então vi Nosso Senhor pregado na cruz. Enquanto Jesus, por alguns momentos estava suspenso nela, vi uma legião inteira de almas crucificadas da mesma forma que Jesus. E vi uma segunda e ainda uma terceira legião de almas. A segunda legião não estava pregada na cruz, mas as almas seguravam firmemente a cruz em suas mãos. Ao passo que a terceira legião de almas não estava pregada, nem segurava firmemente a cruz nas mãos, mas essas almas arrastavam a cruz após si e estavam insatisfeitas.

Então Jesus me disse: 'Estás vendo essas almas que são semelhantes a mim em sofrimentos e desprezo? Elas serão também semelhantes a Mim na glória; e as que forem menos parecidas Comigo no sofrimento e no desprezo, essas também terão menos semelhança Comigo na Glória'. Entre as almas crucificadas – o maior número era daquelas que pertenciam ao estado religioso. Vi também crucificadas almas minhas conhecidas, o que me causou grande alegria. Então Jesus me disse: Na meditação de amanhã, refletirás sobre o que viste hoje. E logo Jesus desapareceu (Diário de Santa Faustina - 446).

Há três tipos de almas que se salvam porque são três as maneiras de se carregar na nossa vida a Cruz de Cristo. Há uma legião inteira de almas crucificadas da mesma forma que Jesus, cujo maior número é o de sacerdotes e religiosos. São aqueles que se despojaram das coisas do mundo e se aplicaram em seguir, o mais retamente possível, o Senhor da Messe e o exemplo de Nossa Senhora, modelo de perfeição cristã. São almas que nunca vão chegar sozinhas ao Céu, mas que arrastam multidões consigo, pelo exemplo, pela doutrina, pela conversão.

A segunda legião de almas fieis avança, por entre as dificuldades e provações da vida, segurando firmemente a cruz em suas mãos, consoladas pela certeza da fé e animadas pela esperança das promessas divinas. Aceitam com resignação os sofrimentos sem revolta ou consternação e glorificam a Deus nas pequenas e grandes coisas, buscando viver no espírito de acolhimento do próximo, na prática da caridade e no distanciamento dos apelos e prazeres do mundo.

Há uma terceira legião de almas que também pertencem a Cristo e que serão herdeiras das moradas eternas. Mas são almas que vivem a graça de filhos de Deus sem alegria, em constante recriminação diante das dificuldades e tribulações de toda ordem. Querem e amam a Deus, mas não querem o tributo de uma contrapartida que exigem delas a perda dos valores terrenos, dos prazeres fáceis, do apego caloroso e algo desordenado de suas muitas relações humanas. São almas que se fazem cristãs aos Domingos da Ressurreição, mas que relutam fortemente a seguir em frente diante dos rigores da Sexta-Feira Santa.

São três legiões de almas cristãs. São três maneiras de levar consigo a Cruz de Cristo. São três portas distintas para se alcançar a eternidade de Deus e se tornar mais ou menos semelhante a Cristo nas moradas eternas. Qual é o seu modo de carregar a Cruz de Cristo? Qual é o seu caminho para o Céu?