domingo, 22 de março de 2020

MISSA TRADICIONAL EM LATIM


Os vídeos abaixo reproduzem o ritual litúrgico da chamada Missa Tridentina ou Tradicional (que foi a Missa celebrada pela Igreja, com pequenas variações, desde o século VI até o CV II). Rito antiquíssimo e venerável, jamais abolido, verdadeiro tesouro da Santa Igreja, que tem as seguintes características principais:

1. A Missa é rezada em latim (conforme texto anexo, que inclui as versões em latim e a tradução dos textos para o português; os textos delimitados por linhas contínuas constituem orações feitas apenas pelo sacerdote e em voz baixa) 

2. O sacerdote está voltado sempre em direção ao crucifixo e ao sacrário, a Jesus Cristo. 

3. A Missa deve ser sempre rezada em ambiente de profundo silêncio e devoção.

4.  De maneira geral, ficamos DE JOELHOS do início da Missa até o Glória (ou oração da coleta), do Sanctus até o Pai Nosso, após o Pai Nosso até a comunhão e durante a benção final; SENTADOS durante as leituras e ofertório e DE PÉ nos demais momentos da Missa (o documento anexo detalha estas indicações de postura dos fieis durante a Missa).

5. A participação mais importante na Missa é a PARTICIPAÇÃO INTERIOR – prestar atenção nas cerimônias elevando nosso coração e mente em oração silenciosa e unindo-nos em intenção às orações do sacerdote. 

6. Na Missa Tridentina, sempre se recebe a comunhão na boca e de joelhos, sem o fiel pronunciar 'Amém', pois este se inclui na oferenda do sacerdote ao comungante: 'O Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo guarde tua alma para a Vida Eterna. Amém.'

Nestes tristes tempos, de igrejas fechadas e missas suspensas, participemos da celebração da Santa Missa Tradicional em nossas casas pelo Texto Diretório  (começar em 'Orações ao Pé do Altar'):

PARS I [9:39]

1 - PRAEPARATIO AD MISSAM
2 - ORATIONES SUB INFIMUM GRADUM ALTARIS
3 - PARS DIDATTICA


PARS II [5:52]

4 - OFFERTORIUM
5 - CANON MISSAE I


PARS III [8:24]

6 - CANON MISSAE II


PARS IV [9:45]

7 - PATER NOSTER
8 - COMMUNIO
9 - ABLUTIONIS


PARS V [7:46]

10 - DIMISSIO
11 - ULTIMUM EVANGELIUM