segunda-feira, 21 de outubro de 2019

DA PACIÊNCIA NA POBREZA E NAS PERSEGUIÇÕES

Devemos, em segundo lugar, praticar a paciência nos incômodos da pobreza, quando os bens temporais nos vêm a faltar.  'Que é que vos poderá bastar', pergunta Santo Agostinho, 'se Deus não vos bastar'? Quem tem Deus, tem tudo, ainda que lhe faltem todas as outras coisas. Pode dizer então: 'Meu Deus, sois tudo para mim'! É por isso que o Apóstolo diz que os santos nada têm e possuem tudo (II Cor 6, 10). Quando, portanto, vos faltarem os remédios nas enfermidades, vos faltar a alimentação, vos faltar o fogo no inverno, vos faltarem as vestes, dizei: 'Meu Deus vós só me bastais' e assim contentai-vos.  

Suportai, do mesmo modo, as perdas das criaturas, como bens temporais, parentes e amigos... Dizei-me o que lucrais em abandonar-vos à melancolia? Pensais talvez que assim agradais à pessoa falecida. Não, decerto; desagradais a Deus e também ao defunto. Quanto mais grato seria a esse que vos conformásseis com a vontade divina e vos aplicásseis não a chorar, mas unir-vos mais com Deus e orar pela sua alma, caso se ache no purgatório! Derramar algumas lágrimas com a morte dos seus é fraqueza que se concede à natureza; mas lamentar-se demais é fraqueza de espírito e de amor de Deus. As religiosas santas [o texto foi dirigido originalmente à orientação espiritual de religiosas] sentem também a morte das pessoas amigas, mas logo se resignam, pensando que tal foi a vontade de Deus e com paz vão orar por elas. Em seguida multiplicam suas preces, as comunhões, e se apegam mais com Deus, reavivando a esperança de ir um dia possui-lo juntamente no céu. 

É necessário, em terceiro lugar, praticar a paciência nos desprezos e nas perseguições. 'Eu não cometi falta alguma', direis vós; 'para que hei de sofrer esta afronta, esta perseguição'? Deus não quer isto. Mas ignorais a resposta de Jesus Cristo a São Pedro mártir que se queixava de estar preso injustamente, dizendo: 'Que mal fiz eu, Senhor, para sofrer esta perseguição'? Jesus crucificado lhe respondeu: 'E eu que mal fiz para ser cravado nesta cruz'? 

Se, pois, o divino Redentor houve por bem abraçar a morte por vosso amor, não é demais que abraceis esta mortificação por seu amor. É verdade que Deus não quer o pecado de quem vos insulta e persegue, mas quer que sofrais esta contrariedade por seu amor e também para vosso bem. Se nós não cometemos a falta que nos é imputada, diz Santo Agostinho, temos todavia outros pecados que merecem estes castigos, e até castigos muitos maiores. 

... Não há remédio, diz o Apóstolo: 'todos aqueles que querem seguir a Jesus Cristo hão de sofrer perseguição' (II Tm 3,12). 'Se, pois, não quereis sofrer coisa alguma', continua Santo Agostinho, 'é para se temer que não tenhais ainda começado a seguir Jesus Cristo'. Quem foi mais inocente e mais santo que o nosso divino Salvador? Entretanto, os homens o perseguiram e o fizeram morrer coberto de chagas e de ignomínias em sua cruz. É por isso que São Paulo para nos animar a sofrer com calma as perseguições, nos exorta a ter sempre diante dos olhos o crucifixo: 'Lembrai-vos constantemente daquele que foi alvo de tantas contradições por parte dos pecadores' (Hb 12, 6). Tenhamos por certo que, se sofrermos com paz as perseguições, Deus tomará a si a defesa da nossa causa; e, se, por acaso, permitir que vivamos desonrados nesta terra, o fará para recompensar depois a vossa paciência com honras maiores em outra vida.

(Excertos da obra 'A Verdadeira Esposa de Jesus Cristo', de Santo Afonso Maria de Ligório)