terça-feira, 6 de agosto de 2019

COMPÊNDIO DE SÃO JOSÉ (XVIII)


86. São José entrou também no folclore? 

A piedade popular e o amor a São José que os fiéis demonstraram teve um gosto folclorístico em muitos lugares. Na Sicília (Itália), por ocasião do dia 19 de março, os fiéis organizavam o 'Banquete de São José', convidando alguns pobres para almoçarem em suas casas. Ainda na Sicília, costumava-se vestir um velho de bons costumes com uma túnica e um manto, tendo nas mãos uma vara florida, com a qual abençoava o povo. Em outras localidades levam-se, neste dia, pães às Igrejas para serem abençoados e distribuídos aos pobres ou comidos em família. Ainda na Itália, numa localidade de nome Gela, costuma-se no dia 1º de maio levar à Igreja o 'Prato de São José', cheio de vários tipos de alimentos. Este é leiloado e a renda revertida para as obras de caridade. Da mesma forma, em Riccia (Itália), os fiéis praticam a devoção a São José, convidando para o almoço três pessoas: um casal e um adolescente ou jovem, representando a Sagrada Família. Em Siracusa, no dia 19 de cada mês, os devotos celebravam o chamado 'dezenove', onde doze devotos preparam, cada um, três roscas grandes e várias roscas pequenas e as levavam diante da imagem do santo durante a missa do dia; as três roscas grandes eram distribuídas uma para um idoso, outra para uma moça e a terceira para uma criança, enquanto que as pequenas eram dadas aos amigos. 

Em outros lugares, no dia 19 de março, as famílias preparam uma farta mesa convidando cinco pessoas representando Jesus, Maria , José, Santa Ana e São Joaquim, ou também preparam uma farta mesa na praça pública às 12 horas, onde participam dela os mais pobres e idosos. No dia 23 de janeiro, Festa dos Esponsais de São José com Maria, costuma-se mandar benzer muitos doces e confeitos para depois levá-los aos doentes e distribuí-los entre os amigos. Outro costume em Nápoles (Itália) é o de, na ocasião da festa do santo, organizar a 'Violeta de São José', onde os devotos oferecem estas flores ao santo nas igrejas ou diante das imagens que possuem em suas casas. Existe ainda o costume de organizar procissões que partem de duas igrejas, uma com a imagem de São José e outra de Nossa Senhora, e estas se encontram na praça principal, onde Nossa Senhora oferece um ramalhete de flores a São José. Atualmente no Brasil,  em várias igrejas, celebra-se a 'Novena de São José' nos dias 19 de cada mês, onde os devotos costumam levar alimentos, folhas de chá, flores para serem abençoadas e depois levadas para as suas casas ou distribuídas. 

87. São José é relacionado a alguma crença particular? 

Na Escócia, ele é tido como Patrono do Tempo, por isso a sua estátua é colocada fora de casa e coberta com um guarda-chuva para indicar o tempo que se deseja. Na Austrália sua estátua é colocada para fora com um guarda-chuva aberto. No nordeste do Brasil, ele é tido como o santo que envia a chuva; se não chove no dia de São José, o povo acredita que aquele ano será de seca, mas se chover no dia 19 de março ou proximidades desde dia, o tempo será bom e haverá boa colheita. Neste dia o povo faz uma procissão com sua imagem e solta muitos fogos de artifício. Na Califórnia (EUA), mantém-se viva a tradição de que, no dia 19 de março, os pássaros retornam para a primavera. São José disputa também com Santo Antônio o título de santo casamenteiro. No Brasil, desde o século XVIII, é invocado pelas mulheres grávidas, as quais sempre recorrem a Nossa Senhora do Bom-parto, mas com a participação de São José. Ainda no Brasil, sobretudo no Nordeste, é invocado como protetor para um bom casamento, ou para se livrar de um casamento indesejado. Sobretudo no Nordeste o povo faz procissões de penitência durante a seca onde cantam 'Bendito, louvado seja, Senhor São José, leva Deus Menino para Nazaré'. 

88. E o que dizer da presença de São José na arte? 

Juntamente com Nossa Senhora, São José é sem dúvida um dos personagens bíblicos mais presentes na arte. A arte espelha aquilo que foi pregado e ensinado aos fiéis ao longo dos séculos nos diversos lugares; a arte testemunha a catequese. Vemos São José sempre presente nas representações do nascimento de Jesus em Belém; vemo-lo ao lado de Maria, em sonho, com o Menino Jesus nos braços; apresentando o Menino no Templo; fugindo para o Egito; dentro da sua carpintaria com serrote nas mãos; ensinando Jesus, com o martelo nas mãos; em adoração diante do Menino; com o livro nas mãos ensinando Jesus… Apreciamos na arte um São José velho, com cabelos e barba brancos, com um bastão ou vara florida nas mãos, com uma auréola na cabeça, com um lírio na mão direita, na cena do casamento com Maria… Mas vemos também um São José jovem, jovial, alegre, robusto, sereno, afável, dócil, como aquele apresentado pelo diretor de cinema Franco Zeffirelli em seu filme: 'Jesus de Nazaré', no exercício de sua profissão de carpinteiro, inserido dentro de uma família, atraente, hebreu profundamente religioso… Podemos dizer que a presença de São José na arte é bastante satisfatória a ponto de possibilitar variadas exposições denominadas 'José na arte' em diversos lugares. 

89. Por que José é representado na arte com um bastão florido na mão? 

A origem do bastão florido é bíblica, está ligada à eleição de Araão para o serviço do tabernáculo (Nn 17,6-16). O bastão é símbolo de autoridade, é um instrumento para exprimir o juízo de Deus. Com o florescimento do próprio bastão, Araão foi divinamente eleito para o serviço do Santuário. A José foi reservada uma missão mais importante do que a de Araão, pois ele foi designado para servir o 'tabernáculo verdadeiro, constituído pelo Senhor, e não por um homem' (Hb 8,2; 9,11.24). Se para escolher aquele que devia servir o antigo Tabernáculo foi necessária uma eleição divina, com muito mais razão houve a necessidade da escolha divina para aquele que devia servir a realidade mesma da Nova Aliança, ou seja, Jesus. 

90. Por que, às vezes, os artistas representam o bastão de São José com flores de amendoeira e outras vezes com um lírio? 

Esta diferente representação é devida ao fato de uma prevalente interpretação moral sobre uma interpretação religiosa. A interpretação artística do bastão florido é símbolo de sua divina eleição como esposo de Maria e pai de Jesus e foi entendida como prova de sua castidade virginal e portanto representada pelo lírio. O simbolismo da flor de amendoeira recebe a explicação com o fato de que, na língua hebraica, a amendoeira é chamada saqed, que significa 'vigilante', porque é a primeira planta que floresce na primavera e aqui se entende a ligação do simbolismo com o fato descrito em Jeremias (Jr 1,11) entre o ramo de uma amendoeira visto pelo profeta e a vigilância que Deus exercita sobre a sua palavra. José é justamente aquele que deve estar sempre vigilante sobre Jesus e Maria, realizando assim a vigilância de Deus sobre as suas promessas.

('100 Questões sobre a Teologia de São José', do Pe. José Antonio Bertolin, adaptado)