sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

COMPÊNDIO DE SÃO JOSÉ (I)


01. Quais são as referências bíblicas que encontramos sobre São José? 

No Novo Testamento as primeiras notícias que possuímos sobre são José nos são dadas pelos evangelistas Mateus e Lucas, os quais procuraram ilustrar com interesse as referências sobre o nascimento, a infância e a adolescência de Jesus. Desta forma eles nos deram esta ficha biográfica de José: 

a) descendente da casa de Davi (Mt 1,16; Lc 1,27);
b) esposo de Maria (Mt 1,18-22);
c) conhecido por todos como pai de Jesus (Mt 1,20; 13,55; Lc 3,23 ; 2,48); também João faz a mesma referência (Jo 6,42);
d) ficou perplexo diante do mistério da Encarnação de Jesus no seio de Maria (Mt 1,19);
e) foi com Maria a Belém para o recenseamento ordenado por César Augusto (Lc 2,41);
f) fugiu para o Egito e voltou depois com Maria e o Menino para Nazaré (Mt 2,14-21);
g) em companhia de Maria, encontrou Jesus que tinha doze anos junto ao templo de Jerusalém e em seguida o Menino desceu com eles para Nazaré, onde lhes era submisso (Lc 2,41-52);
h) tinha a profissão de Carpinteiro (Mt 13,55);
i) era um homem justo (Mt 1,19). 

02. Existem outras referências sobre São José nos Evangelhos? 

Não. São apenas estas, inclusive não é registrada nenhuma palavra sua. Complexivamente são apenas vinte e seis versículos que lhe são dedicados, onde os evangelistas o nomeiam por quatro vezes. 

03. Por que sendo José, depois de Maria, o colaborador de Deus mais importante na história da salvação, é tão silenciado? 

É verdade que São José é um dos maiores santos dos evangelhos, é maior que João Batista que recebeu um elogio de Jesus sobre sua pessoa (Mt 11,11), é maior que Isabel que concebeu milagrosamente o precursor do Salvador (Lc 1,13-17) , é maior que Pedro que recebeu os poderes de Jesus (Mt 16,18) e dos demais apóstolos que foram os colaboradores diretos de Jesus (Mt 10,1-4), é maior que os patriarcas, que os profetas e os reis porque cumpriu uma especialíssima missão. Entretanto, não devemos estranhar esta 'pouca importância descritiva' sobre José, visto que os evangelistas estavam preocupados em narrar a vida de Jesus e seu ministério, ainda mais porque sua santidade falava mais alto do que qualquer palavra. 

04. Como explicar duas genealogias de Jesus? 

O evangelista Mateus, através de sua pena, percorre todo o caminho da ascendência de Jesus até chegar a Jacó (Mt 1,1-16). Ele nos faz ver a sucessão legal, respeitando os direitos messiânicos de Davi até Jesus. Na sua genealogia, Jesus é qualificado como Cristo, ou seja, o Messias. Naturalmente Mateus escreveu para os judeus e isso tinha uma importância particular. Ele defende a descendência davídica de Jesus, o que era indispensável para os hebreus, a fim do reconhecimento como 'aquele que deve vir'. O próprio João Batista perguntou a Jesus: 'és tu aquele que deve vir ou devemos esperar outro?' (Mt 11,3). Por outro lado, Lucas segue outra linha indicando a sucessão natural de Jesus e fez o percurso da genealogia de Jesus chegar a Levi, como pai de José (Lc 3,23). 

Para explicar melhor esta questão é necessário um estudo exegético aprofundado. Em todo caso, para esta questão de uma dupla genealogia os estudiosos propõem duas soluções: 

(i) Com base na Lei do Levirato, expressa no livro do Deuteronômio (Dt 25,5-10), era estabelecido que, se uma mulher ficasse viúva, devia tornar-se esposa do irmão do esposo falecido e o primeiro filho desse casamento era considerado filho legal do primeiro marido e filho natural do segundo marido;
(ii) Supõe-se que Maria era filha única de Levi e José, ao esposá-la, entrou com plenos direitos de filho na família de seu sogro, isto porque diante da lei, neste caso, Levi podia ser considerado pai de José. 

O importante é saber que José deu a Jesus o título messiânico: ele introduziu Jesus ao mundo como descendente de Davi, ou como afirmou São Bernardino de Sena: 'de uma certa maneira, José deu a Deus, na pessoa do Filho, a nobreza temporal'.

05. Podemos ainda conhecer outros dados referentes a São José? 

Claro que além destas referências explícitas podemos afirmar outros dados com base na história ou tradição e com poucas possibilidades de credibilidade também nos dados dos apócrifos, que são textos da mesma época dos escritos bíblicos ou até um pouco posteriores, chegando até aos primeiros séculos de nossa era, mas não são escritos considerados como inspirados, e portanto não foram considerados de uso oficial no ensino da Igreja. É sabido, contudo, que José pertencia à casa e à família de Davi e que herdou a promessa feita a Davi.

('100 Questões sobre a Teologia de São José', do Pe. José Antonio Bertolin, adaptado)