quarta-feira, 8 de novembro de 2017

GALERIA DE ARTE SACRA (XXIV)

A VIRGEM VELADA


Num contexto formal, a escultura é a arte de transformar matéria bruta (como uma rocha, madeira ou metal) em formas espaciais definidas, que representam elementos com significado e valores específicos. Como arte, a escultura assume, em diversas situações, expressões impressionantes do talento humano beirando a perfeição. Esse é o caso, por exemplo, da chamada 'Virgem Velada', escultura em mármore de Carrara, executada pelo renomado escultor italiano Giovanni Strazza (1818-1875).

A 'Virgem Velada' é impressionante não apenas por ser um busto de um excepcional trabalho feito em uma rocha tão dura e tão difícil de manipulação como o mármore de Carrara, é muito mais que isso. O artista conseguiu transmutar um bloco único de rocha em uma imagem singular do rosto da Virgem recoberto com um véu diáfano e transparente, que permite vislumbrar as características faciais, as tranças do cabelo, as dobras e os espraiamentos suaves do véu sobre o contorno e as projeções do rosto da Virgem. A arte definitivamente assumiu, neste caso, os limites de uma obra prima.


A escultura possui 48 cm de altura e foi executada muito provavelmente no início da década de 1850, quando o artista estava trabalhando em Roma. Em 1856, a escultura foi transferida para Newfoundland, no Canadá, onde ainda hoje é mantida no Convento da Apresentação, situado junto à Basílica de São João Batista. Por estar em um convento, a escultura não está disponível à visitação pública em geral, mas sob caráter limitado, por solicitação específica e com acompanhamento das irmãs do convento.