sábado, 18 de março de 2017

FÁTIMA EM FATOS E FOTOS (IV)

16. Como se deu a segunda aparição do Anjo da Paz?

A segunda aparição do Anjo ocorreu poucas semanas depois da primeira, num dia muito quente do verão de 1916. Nestes dias de muito calor, as crianças deixavam o rebanho pastar na Cova da Iria e retornavam às suas casas, para só buscá-lo de volta à tardinha. Neste dia em particular, sob o sol a pino, por volta do meio dia, as crianças foram brincar nos fundos da casa dos pais de Lúcia. Este local, cercado de árvores e com muita sombra e onde existia um poço raso que era utilizado para acumular as águas das chuvas (chamado Poço do Arneiro), era muito utilizado pelas crianças para brincar e descansar do calor.

De repente, o Anjo estava com eles e lhes disse:

'Que fazeis? Orai! Orai muito! Os Corações Santíssimos de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia. Oferecei constantemente ao Altíssimo orações e sacrifícios'.

Tolhida pela aparição repentina, Lúcia respondeu ao Anjo: 'Como nos havemos de sacrificar?'

O Anjo lhe respondeu:

'De tudo o que puderdes, oferecei a Deus sacrifício, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores. Atraí assim sobre a vossa pátria a paz. Eu sou o Anjo da sua guarda, o Anjo de Portugal. Sobretudo, aceitai e suportai com submissão o sofrimento que o Senhor vos enviar'.

E, dizendo isso, desapareceu.

(Poço do Arneiro)

(monumento local em memória da segunda Aparição do Anjo)

17. Quais foram as impressões das crianças diante esta segunda aparição do Anjo?

A mesma atmosfera sobrenatural envolveu os pastorzinhos depois da aparição e, como da primeira vez, Francisco, embora tenda visto perfeitamente o Anjo, nada ouvira do que ele havia dito, no seu diálogo com Lúcia. Questionando insistentemente sobre isso, o menino queria que Lúcia explicasse em detalhes o significado de palavras como 'Altíssimo', 'desígnios de misericórdia', 'súplica' e, muito particularmente, sobre 'fazer sacrifícios'. Uma vez adquirida a percepção dos ensinamentos do Anjo, ele, bem como as duas meninas, adotaram, a partir de então, uma contínua e perseverante prática de renúncia a pequenos prazeres e constantes atos de mortificação pela conversão dos pecadores. E, entre uns e outros, passaram a repetir exaustivamente a oração ensinada pelo Anjo em sua primeira aparição.

18. Qual é a natureza do Anjo de Portugal?

A autodenominação da aparição angélica como 'Anjo de Portugal' revela a natureza de um Anjo da Guarda associado a um país, sendo esta a única manifestação histórica de sua existência na história dos homens. E o Anjo de Portugal tem uma referência histórica bem conhecida e documentada. Com efeito, por um pedido especial do rei Dom Manuel e dos bispos portugueses, o Papa Leão X instituiu, em 1504, a festa do 'Anjo Custódio do Reino', cujo culto já era antigo pelos portucalenses, assumido como sendo o Arcanjo São Miguel. Desde então, a celebração tornou-se tradicional em Portugal, permeando os séculos XVI, XVII e XVIII e decaindo fortemente ao longo do século XIX. Existem inúmeras evidências que atestam esta generalizada devoção ao Anjo de Portugal ao longo de séculos, sendo especialmente notáveis as imagens existentes no mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, no convento de Cristo em Tomar, a pintura da Misericórdia em Évora e a iluminura do chamado 'Livro de Horas de Dom Manuel'. Na época do Papa Pio XII, a festa do Anjo de Portugal foi restaurada em todo o país, passando a ser comemorada conjuntamente com o Dia de Portugal, no dia 10 de junho. 

(imagens do Anjo de Portugal)

Nesta data, os portugueses pedem a intercessão do Anjo de Portugal sobre a sua pátria com invocações como estas:

Vinde, Anjo de Portugal, livrar a Pátria e os portugueses de todo o mal.

* * *
Vinde, Anjo de Portugal, afastar da Pátria a vós confiada os males espirituais assim como tudo o que puder perturbar a paz dos portugueses.

* * *
Deus eterno e onipotente, que destinaste a cada nação o seu Anjo da Guarda, concedei que, pela intercessão e patrocínio do Anjo de Portugal, sejamos livres de todos os adversários. Por nosso Senhor. 

19. Como se deu a terceira aparição do Anjo de Portugal?

No fim do verão ou princípio do outono (meados de setembro a início de outubro) de 1916, ocorreu a terceira aparição do Anjo às crianças, novamente no lugar chamado 'Loca do Cabeço'. As crianças tinham deixado o rebanho pastar (e já não retornavam à casa como na época do verão) e decidido irem até para rezar. Logo que chegaram, prostrados de joelhos e rostos em terra, começaram a rezar repetidas vezes a oração do Anjo: 'Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e Vos amo...' quando viram uma luz resplandecente e, em seguida, o Anjo suspenso no ar.

Desta vez, trazia na mão esquerda um cálice e, sobre ele, segurava com a mão direita uma hóstia, da qual caíam algumas gotas de sangue dentro do cálice. Deixando, então, o cálice e a hóstia suspensos no ar, o Anjo prostrou-se em terra e rezou:

'Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da Terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos de seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores'.


Repetiu três vezes esta oração com as crianças. Em seguida, levantou-se e tomando novamente o cálice e a hóstia nas mãos, lhes disse:

'Tomai e bebei o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, horrivelmente ultrajado pelos homens ingratos. Reparai os seus crimes e consolai o vosso Deus'.


O Anjo deu, então, a hóstia à Lúcia e ofereceu o cálice para Jacinta e Francisco beber. Prostrou-se em terra, mais uma vez, e rezou novamente, mais três vezes, a oração à Santíssima Trindade, no que foi acompanhado pelas crianças. Como Francisco não ouvia o que o Anjo dizia, acompanhava a oração após ouvir as repetições feitas por Lúcia e Jacinta. Ao final, o Anjo desapareceu em meio à mesma luz resplandecente da sua aparição.

20. Quais são as mensagens explícitas a todos os homens na terceira aparição do Anjo?

O Anjo oferece ao Pai o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, presentes no Santíssimo Sacramento, em expiação e reparação dos pecados dos homens, uma vez isso só é possível e agradável a Deus por meio dos méritos infinitos de Nosso Senhor. E, depois, vai suplicar pela conversão dos pecadores invocando as graças dos Corações Imaculados de Jesus e de Maria.

E exorta às crianças e a todos nós, como Filhos de Deus, a praticar insistentemente orações de súplica, desagravo e reparação, por Cristo, com Cristo e em Cristo, aos pecados cometidos contra Nosso Senhor Jesus Cristo presente no Santíssimo Sacramento. Estes pecados que demandam atos incessantes de reparação e desagravo pelas nossas orações podem ser de três naturezas:

- os ultrajes cometidos pelas nossa falta de zelo, desatenção e impiedade à sacrossanta dignidade de Nosso Senhor Eucarístico;

- os sacrilégios demandados pelas comunhões indignas, pela profanação das sagradas espécies, pelas aberrações do rito litúrgico, pela imodéstia dos trajes e do comportamento durante a procissão eucarística;

- os pecados da indiferença no recebimento do Senhor na Eucaristia com desmazelo, frieza e negligência, sem quaisquer anelos de contrição, penitência, agradecimento, louvor e adoração.

As mensagens do Anjo de Portugal são cristalinas e endereçadas, de forma explícita e contundente, aos homens de todos as ápocas mas, principalmente, aos homens perseverantes na fé destes tristes tempos em que vivemos!