sábado, 20 de abril de 2013

A MISSA TRIDENTINA


A Missa Tridentina, ou Missa de Sempre ou Missa de São Pio V constitui  o rito romano original da Igreja Católica, estabelecida como fruto da Tradição da Igreja desde os seus primórdios e formalmente consolidada como rito pleno pelo Papa São Pio V. Em sua bula intitulada Quo Primum Tempore, este grande papa estabelecia que o rito da Santa Missa jamais poderia ser alterado. Na Missa Tridentina, o sacerdote fica sempre de frente para o altar onde é oferecido o sacrifício; o rito é todo rezado na língua formal destinada à liturgia - o latim, que é a língua oficial da Igreja; as palavras, os gestos e a sequência da Missa conduzem a alma para a oração, para o sacrifício da Cruz que está sendo renovado de forma incruenta; o altar do sacrifício e as vestimentas do sacerdote e dos acólitos refletem a solenidade do evento; a comunhão é distribuída pelo sacerdote aos fiéis que a recebem de joelho e na boca; os presentes usam trajes discretos e respeitosos e as mulheres se cobrem com o véu na Igreja. A Missa Tridentina inspira santidade e evoca a santificação de cada um.

Com a introdução da Missa Nova de Paulo VI, instituída após o Concílio Vaticano II, a Missa Tridentina, embora nunca tenha sido oficialmente proibida pela Igreja, foi relegada ao caráter de exceção, sendo ministrada por e para comunidades muito restritas. A Missa Nova rapidamente deteriorou-se nos erros intrínsecos à sua própria concepção, no descalabro das missas-shows, encenações teatrais, quebra do rigor litúrgico, inserção de instrumentos e músicas profanas, mistura com eventos sociais, presença dos ministros da eucaristia, perda da valorização do ambiente de silêncio e adoração, uso de trajes informais e mesmo vulgares, comunhão de pé e nas mãos dos fieis, perda do referencial cristocêntrico do rito original.

Com a Carta Apostólica Motu Proprio Summorum Pontificum do Papa Bento XVI, a Igreja permitiu a qualquer sacerdote rezar a Missa Tridentina, ainda que considerada como 'rito extraordinário'. Neste documento, tem-se a referência e contatos dos locais onde atualmente são celebradas missas tridentinas no Brasil. Como tais oportunidades constituem exceções muito especiais, uma alternativa é acessar vídeos sobre a Missa Tridentina na internet.