sábado, 3 de junho de 2023

PORQUE DEVES CHORAR...


Deves chorar os teus pecados...

Ai! Esses pecados tão numerosos, tão enormes, de que te carregaste, já os chorastes? E não obstante, foram eles a causa da morte de Jesus, e certeza não tens tu de que não te precipitarão no inferno? Sabes se já te foram perdoados? És digno de amor ou de ódio? São Paulo, o apóstolo das nações, ignorava-os e tremia. São Bernardo, oráculo do seu século, ignorava-os e tremia, tu também os ignoras e não tremes! Treme, pois, e chora!

Deves chorar os pecados dos outros... 

Pais e mães, deveis chorar os pecados dos vossos filhos; talvez por negligência vossa ou por vossos maus exemplos sejais a causa deles; pastores de almas, chorai também os pecados das vossas ovelhas; cristãos, choremos os pecados dos nossos irmãos porque ofendem o nosso Deus.

Deves chorar o teu longo exílio sobre a terra...

Ah! Trazes em tão frágeis vasos a graça divina, que a cada instante corres risco de perdê-la. Quantos antes de ti a perderam e não a tornaram achar! Exposto sempre às tentações da carne, do mundo e do demônio, em grande perigo te achas de para sempre perderes o céu e caíres no inferno. Chora, pois, o teu exílio. Durante todo o percurso desta peregrinação, vive num grande recolhimento; excita-te à compunção, para o que nunca deixes de pensar nos pecados passados e misérias presentes; recita em português ou em latim o salmo Miserere [Salmo 50], procura compenetrar-te bem dos sentimentos de penitência que encerra. Chora, alma cristã, chora. Jesus deu-te o exemplo chorando pelos teus pecados; chora, que breve saberás quão doces são as lágrimas da penitência.

(Excertos da obra 'As Chamas do Amor de Jesus', do Abade D. Pinnard)