domingo, 25 de dezembro de 2022

ORAÇÃO: 25 DE DEZEMBRO DA DIVINA INFÂNCIA

  

A JESUS FEITO MENINO PELO NOSSO AMOR

Ó homem, vede com que amor este terno Salvador desceu do céu para vos buscar? Não ouvis os seus gritos infantis? Apenas nascido, dirige-se a vós, escuta como Ele vos chama pelos seus vagidos. Alma, alma, ó alma a quem amo, parece dizer-vos, a vós procuro; é para vós e pra obter o vosso amor, que vim do céu à terra. 

O' meu Jesus, soberano Senhor meu e Deus verdadeiro, quem vos determinou a descerdes do céu e a nascerdes numa gruta, se não o vosso amor aos homens? Quem vos arrebatou do seio do vosso eterno Pai e vos colocou numa lapa? Quem vos reduziu a deixar o vosso trono elevado acima de todos os tronos, para ficardes deitado sobre palha? Quem vos atraiu do meio dos coros dos anjos para vos colocar entre dois animais? Em santo ardor abrasais os serafins, e eis que tremeis de frio neste presépio! Aos céus e ao sol dais movimento, e eis que não vos podeis mudar de lugar sem socorro de um braço estranho! Provedes ao nutrimento dos homens e dos animais, e eis que precisais de um pouco de leite para sustentar a vossa vida. Sois a alegria do céu, e eis que vos ouço chorar e gemer! 

Dizei-me: por que todas estas misérias? É porque amais os homens. O' doce Menino, que viestes fazer sobre a terra? O que vindes aqui buscar? Ah! eu vos entendo: viestes para morrer por mim, para me livrar do inferno; viestes buscar-me, a mim, ovelha perdida, para que no futuro não me separe mais de vós, e vos ame. O' meu Jesus, meu tesouro, minha vida, meu amor, meu tudo, se não vos amo, a quem hei de querer amar? Onde posso achar um pai, um amigo, um mestre, mais amável do que vós, e que mais do que vós me queira bem? 

Amo-vos, meu Deus, amo-vos, meu único bem. Lastimo ter vivido tantos anos não somente sem vos amar mas ofendendo-vos e desprezando-vos. Perdoai-me, ó meu amadíssimo Redentor, arrependo-me de vos ter tratado assim, arrependo-me de toda a minha alma. Perdoai-me e dai-me a graça de não me separar mais de vós. Ó terna Mãe, minha advogada, suplicai ao vosso divino Filho que me perdoe e me conceda a santa perseverança até à morte!


(A Divina Infância de Jesus, celebrada a cada dia 25 do mês, por Santo Afonso Maria de Ligório)