terça-feira, 4 de outubro de 2022

TESOURO DE EXEMPLOS (173/175)


173. 'É ELE, É A VIDA!'

Numa linda manhã, assentado debaixo de frondoso carvalho do cabo Montenegro, Lamartine assistia à saída do sol. Toda a criação parecia olhar para o oriente. Num instante brilhou o sol e parecia incendiar com seus raios o mar Mediterrâneo. Então o poeta lançou um grito de entusiasmo: 'É ele, é a vida!'

Ah esse grito do poeta deveria ser também o nosso; conheço outro sol, o Sol divino, em comparação do qual (como disse Miguel Ângelo), o nosso sol é uma sombra. O Sol divino é Jesus. Quando todos os dias se eleva sobre o altar, quando irradia sobre o cibório, deveríamos sentir fome dele; sim, deveríamos correr à sagrada mesa cantando: 'É Ele, é a vida!'

174. 'AGORA ÉS MUITO RICO!'

Quando Jacó entrou na casa de Labão, todas as coisas começaram a prosperar: aumentou a propriedade dos campos, o número dos servos, o número do gado e todas as riquezas aumentaram.
➖ Olha, Labão - disse-lhe um dia Jacó - muito pouco possuías quando eu cheguei; 'agora és muito rico'.

Estas palavras, com maior verdade, as repete Jesus a nós, quando vem à nossa alma na comunhão: 'Vê como eras pobre antes que eu entrasse em tua alma! Agora és rico com os meus dons'. Os que se aproximam do banquete divino terão tudo o que necessitam e ainda muito mais.

175. SANTA CLARA E OS SARRACENOS

Muitos sarracenos, sedentos de sangue e de ódio, assaltaram uma noite o convento de Santa Clara, em Assis. No meio do pranto e das orações das boas religiosas, a Irmã Clara corre à capela, toma o cibório que continha as hóstias consagradas e, por divina inspiração, levanta-o contra os bárbaros que subiam ao mosteiro. Os primeiros ficaram cegos por uma luz deslumbrante; os demais, batidos por uma força prodigiosa, fogem aterrorizados.

O demônio, o mundo e as paixões são como ondas de ferozes sarracenos que, de vez em quando, assaltam a nossa alma. Nós somos fracos e medrosos como aquelas religiosas, inermes contra um exército de bárbaros armados; mas, se, como Santa Clara, corrermos a Jesus, se levarmos a Eucaristia no coração, seremos valorosos e invencíveis. 

Os apóstolos, os mártires, as virgens de onde tiraram força e coragem nas perseguições, nas lutas contra o mal, contra os inimigos de Cristo? A comunhão foi a sua força; a comunhão será também a nossa força.

(Excertos da obra 'Tesouro de Exemplos', do Pe. Francisco Alves, 1958; com adaptações)