sábado, 30 de outubro de 2021

ET SEPARABUNT...

Sairão pois os anjos; vede que ansiedade e que tremor será o dos corações dos homens naquela hora. Sairão os anjos e irão primeiramente ao lugar dos papas: Et separabunt (faz horror só imaginar, que em uma dignidade tão divina e em homens eleitos pelo Espírito Santo há de haver também que separar)... Et separabunt malos de medio justorum [e separarão os maus do meio dos justos (Mt 13, 49)]. E separarão os pontífices maus dentre os pontífices bons. Eu bem creio que serão muito raros os que se hão de condenar, mas haver de dar conta a Deus de todas as almas do mundo, é um peso tão imenso que não será maravilha que, sendo homens, levasse alguns à perdição. Todos nesta vida foram chamados a ser sacerdotes santos; mas o dia do Juízo mostrará que a santidade não consiste no nome, mas em obras. Nesta vida beatíssimos, na outra mal-aventurados: ó que grande miséria!

Sairão após estes outros anjos e irão ao lugar dos bispos e arcebispos: Et separabunt malos de medio justorum. Lá vai aquele porque não deu esmolas; aquele porque enriqueceu os parentes com o patrimônio de Cristo; aquele porque, tendo uma esposa, procurou outra melhor dotada; aquele porque faltou com o pastoreio da doutrina às suas ovelhas; aquele porque na sua diocese morreram tantas almas sem sacramentos; aquele por simonias; aquele por irregularidades; aquele por falta de exemplos da vida e também algum por falta de ciência necessária, empregando o tempo e o estudo em divertimentos, da corte e não de um prelado ou do campo e não de um pastor. 

Valha-me Deus, que confusão tão grande será! Mas que alegres e que satisfeitos estarão neste passo, um São Bernardino de Sena, um São Boaventura, um São Domingos, um São Bernardo, e muitos outros varões santos e sisudos que, quando lhes ofereceram as mitras, não quiseram subir à alteza da dignidade, porque reconheceram a do precipício. 

Por outro lado, que tais levarão os corações aqueles miseráveis condenados? Dirão: 'Maldito seja o dia em que nos elegeram, e maldito quem nos elegeu; maldito seja o dia em que nos confirmaram, e maldito quem nos confirmou'. Se um homem mal pode dar conta de sua alma, como poderá dar conta de tantas? Se este peso prostrou por terra os maiores gigantes da Igreja, quem não temerá e tenderá a fugir dele?

(Excertos dos Sermões do Pe. Antônio Vieira)