sexta-feira, 26 de junho de 2020

O PENSAMENTO VIVO DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ


1. 'Essa palavra acertada, a 'piada' que não saiu da tua boca, o sorriso amável para quem te incomoda, aquele silêncio ante a acusação injusta, a tua conversa afável com os maçadores e com os importunos, não dar importância cada dia a um pormenor ou outro, aborrecido e impertinente, de pessoas que convivem contigo... Isto, com perseverança, é que é sólida mortificação interior'.

2. 'Não digas: essa pessoa aborrece-me' Pensa: 'essa pessoa santifica-me'.

3. 'Procura mortificações que não mortifiquem os outros'.

4. 'Não acredito na tua mortificação interior, se vejo que desprezas, que não praticas a mortificação dos sentidos'.

5. 'O mundo só admira o sacrifício como espetáculo, porque ignora o valor do sacrifício escondido e silencioso'.

6. 'Tudo o que não te leva a Deus é um estorvo. Arranca-o e atira-o para longe'.

7. 'Vence-te em cada dia desde o primeiro momento, levantando-te pontualmente a uma hora fixa, sem conceder um só minuto à preguiça. Se, com a ajuda de Deus, te venceres, muito terás adiantado para o resto do dia. Desmoraliza tanto sentir-se vencido na primeira escaramuça!' 

8. 'Não sejas frouxo, mole. Já é tempo de repelires essa estranha compaixão que sentes por ti mesmo'. 

9. Acertou quem disse que a alma e o corpo são dois inimigos que não se podem separar e dois amigos que não se podem ver'. 

10. 'Estes são os saborosos frutos da alma mortificada: compreensão e transigência para as misérias alheias; intransigência para com as próprias'. 

11. 'Quantos, que se deixariam cravar numa Cruz, perante o olhar atônito de milhares de espectadores, não sabem sofrer cristãmente as alfinetadas de cada dia! Pensa então no que será mais heroico'. 

12. 'O minuto heroico é a hora exata de te levantares. Sem hesitar: um pensamento sobrenatural e... fora! O minuto heroico: aí tens uma mortificação que fortalece a tua vontade e não debilita a tua natureza'.