sábado, 15 de fevereiro de 2020

O SINAL DA CRUZ (VI)


In hoc Signo vinces - 'Por este Sinal vencerás'

VI

A quarta razão do Sinal da Cruz ter sido dado aos homens é a de nos protegermos, pois é uma arma especial, uma arma de precisão, contra satanás e todas as potências do mal. Temos que acreditar na bondade do Sinal da Cruz e na força desta arma divina contra os nossos inimigos, como nos recomenda São João Crisóstomo: 'O Sinal da Cruz é a armadura invencível dos cristãos. Que esta armadura nunca te falte, ó soldado de Cristo, nem de dia nem de noite, e nem um só instante, seja qual for o lugar em que te encontrares'.

Santo Agostinho dizia aos catecúmenos: 'É com o Credo e com o Sinal da Cruz que se faz necessário correr o inimigo. Revestido destas armas, o cristão sem dificuldade triunfará do antigo e soberbo tirano. A Cruz basta para desfazer todas as maquinações do espírito das trevas'. Seu ilustre contemporâneo, São Jerônimo, complementa: 'O Sinal da Cruz é um escudo que nos protege das flechas inflamadas do demônio'. Santo Atanásio é ainda mais preciso: 'O Sinal da Cruz torna impotentes todos os artifícios da magia, ineficazes todos os encantos e relega ao abandono todos os ídolos. Por meio dele, é moderado, abatido e extinto o fogo da voluptuosidade mais brutal e a alma, então curvada para a terra, levanta-se para o Céu'.

O poder do Sinal da Cruz é bem mais extenso que o de satanás, pois não apenas impede que os demônios falem como obriga-os a fugir dos lugares que habitam e os expulsa dos possessos. A prova disto está nos exorcismos da Igreja, que remontam ao berço do Cristianismo. Onde quer que exista um missionário católico e uma criatura humana a ser subtraída ao domínio de satanás, ainda que seja na região mais distante e selvagem, é assim a prática corrente da Igreja. Os demônios, porém, não estão somente nos templos pagãos e nas estátuas dos ídolos onde se fazem adorar, ou no corpo dos desgraçados que atormentam. Estão por toda a parte e o ar está cheio deles. Infatigáveis inimigos nossos, constantemente nos atacam; ora por si próprios, ora por intermédio de outras criaturas. Mas, sejam diretos ou indiretos, francos ou traiçoeiros, diante do Sinal da Cruz, os ataques deles falham sempre.

Aos ataques diretos e palpáveis, juntam os demônios ataques indiretos e traiçoeiros. Estes, não menos perigosos que aqueles, são mais frequentes e podem ser de duas espécies: uns são interiores e outros, exteriores. Os primeiros são as tentações propriamente ditas. Não há criatura livre da influência maligna de satanás; a todas as criaturas, faz ele instrumento de seu ódio implacável contra o Homem. E qual arma Deus nos deu para nos defendermos dos ataques e preservarmos nosso corpo e nossa alma deste que é chamado, e com razão, o grande homicida  — homicida ab initio? Todas as gerações católicas surgem de seus túmulos para exclamar: 'A arma que Deus nos deu é o Sinal da Cruz'.

Escudo impenetrável, torre inconquistável, arma especial contra o demônio; arma universal cuja força é sempre superior aos inimigos visíveis e invisíveis; arma fácil para os fracos, gratuita para os pobres. Todo o gênero humano admite junto com a Igreja que (i) todas as criaturas estão sujeitas às ações do demônio; (ii) todas as criaturas servem de instrumento para as suas influências malignas; (iii) todo homem está à mercê do maligno a cada instante e a cada ação. Portanto, nada mais racional que o emprego constante de uma arma sempre necessária. Cientes de que o ataque do demônio é universal e incessante, há que se entender que a defesa necessária deva ser também universal e incessante. 

Os primeiros cristãos faziam o Sinal da Cruz sobre cada um dos seus sentidos. Porque os sentidos são as portas da alma e servem de comunicação entre ela e as outras criaturas. Mais ainda: faziam o Sinal da Cruz sobre todos os seus objetos de uso e quanto lhes era possível, sobre todas as partes da criação. Casas, portas, móveis, fontes, limites dos campos, colunas de edifícios, navios, pontes, medalhas, bandeiras, capacetes, escudos, anéis — tudo era assinalado e marcado com o Sinal adorável. Pára-raio e monumento! Pára-raio divino para desviar as malícias dos demônios dos ares. Monumento de vitória que atesta o triunfo alcançado pelo Verbo Encarnado sobre o príncipe das trevas, o Sinal da Cruz é como as colunas que, levantadas pelo vencedor no campo da batalha, atestam a derrota do inimigo.

Dois espíritos opostos disputam entre si o império do mundo: o Espírito do Bem e o espírito do mal; tudo o aqui se faz procede da inspiração divina ou da inspiração diabólica. O estabelecimento do Sinal da Cruz, o uso incessante que dele se faz, a confiança que nele se deposita, a virtude onipotente que se lhe atribui, tudo há de ser ou de inspiração divina ou de inspiração satânica: uma das duas! Mas... se o Sinal da Cruz — praticado, repetido, estimado, considerado como arma invencível, universal, permanente e necessária à humanidade contra satanás, suas tentações e seus anjos — é uma inspiração divina, que juízo queres que eu faça de um mundo que não compreende o Sinal da Cruz? De um mundo que o não faz, que o despreza, que dele se envergonha?

A sociedade moderna é uma cidade desmantelada que se acha cercada de inumeráveis inimigos, impacientes por arruiná-la, ansiosos de passá-la ao gume das armas de sua guarnição. Arruiná-la? E não está ela já arruinada? Ruína de crenças, ruína de costumes, ruína de autoridade! Ruína da tradição, ruína do temor de Deus, ruína da consciência! Ruína da probidade, da mortificação, da obediência! Ruína do espirito de sacrifício; da resignação e da esperança. Por toda a parte só se vê ruínas começadas e ruínas consumadas. Que resta hoje de pé na vida pública e na vida particular, nas cidades e nas aldeias, nos governantes e noa governados? Na ordem das ideias e no domínio dos fatos, das pessoas e das coisas que ontem eram completamente católicas, hoje o que resta ainda de pé? E tudo por que? Porque não fazem mais o Sinal da Cruz! Eis tudo explicado.

Diminuindo no mundo o Sinal da Cruz, satanás nele se agita. O Sinal da Cruz é o pára-raio do mundo. Fazei-o desaparecer e o raio cairá operando desordens com suas loucuras. O Sinal da Cruz é um brilhante troféu que atesta a dominação do Vencedor Divino! Despedaçá-lo é dar gosto ao antigo tirano da humanidade; é preparar-lhe sua volta para uma tirania mais terrível. Como nos assevera o grande mártir Santo Antônio de Antioquia: 'O príncipe deste mundo regozija-se quando vê alguém renegar a Cruz, pois apenas vê-la o faz horrorizar... A Cruz é o princípio da condenação de satanás, a causa de sua ruína, a origem de sua morte e de sua derrota final'. Sem o Sinal da Cruz, a presença do mal torna-se tão inevitável quanto é impossível se obstar que, ao por do sol, as trevas sucedam à luz. O mundo atual é disto a prova mais sensível.

(Excertos adaptados da obra 'O Sinal da Cruz', do Monsenhor Gaume, 1862)