quinta-feira, 19 de julho de 2018

INTERPRETAÇÕES DOS SONHOS DE DOM BOSCO (IV)


Existe um paralelismo muito grande entre os fatos narrados nos dois sonhos de Dom Bosco com as mensagens e profecias reveladas por Nossa Senhora em Fátima. Ao final da sexta aparição (13/10/1917), ocorreu uma série extraordinária de fenômenos que ficou conhecida como 'o milagre do sol', que podem ser assim sintetizados:

(i) o sol tinha a forma de um disco luminoso, com a borda claramente delineada como uma faixa luminosa e podia ser visado diretamente por longo tempo, sem cegar ou ofuscar a visão das pessoas.

O sol é o símbolo da Igreja de Cristo, claramente visível e delineada na história humana, herança firmada sobre a rocha (Pedro) e assente sobre uma doutrina sólida, conhecida e luminosa como o céu do meio dia. A Igreja de Cristo é a luz de Cristo, que não ofusca, que não cega, que não se contamina, que não enfastia, que não promove qualquer desordem ou perturbação dos espíritos ou dos sentidos, mas que é anelo intangível de graça eterna. Quando se perde esse modelo de referência, a visão fica dificultada, a limpidez se turva, a luz fica esmaecida e a Verdade se obscurece.  

(ii) o sol pareceu dançar no firmamento, passando a girar aceleradamente sobre o seu eixo para, em seguida, interromper e recomeçar outras vezes esse movimento vertiginoso.

Eis a Igreja destituída dos ornamentos puros da graça e perturbada pelos valores do mundo; o sol, ao 'dançar', abandona a sua ordem natural e avilta a ordem divina, simbolizando uma crise da Igreja, que a faz girar sobre si mesma, descontrolada e cambaleante, deixando de seguir seu curso normal. O movimento vertiginoso se repete, indicando não se tratar de uma crise passageira ou incipiente, mas de uma crise tremenda e que se estende por longo tempo e curso.

(iii) o sol começou a irradiar luzes diferentes e cambiantes, que foram disseminadas e refletidas sobre todo o ambiente da Cova da Iria (sobre as pessoas, a paisagem, os montes e as árvores).

Que Igreja é essa que não mais irradia a luz única de Cristo? Ao contrário, é uma Igreja que espalha muitas e diferentes luzes (símbolo da mistura com doutrinas estranhas, fruto do ecumenismo e do misticismo, que se espalha sobre tudo e sobre todos, indicando a natureza universal destas perdas e que, no espargir multicolor, se perde a luz da Verdade, da mesma forma que, em uma liga, quem perde mais é o metal mais puro). A irradiação ensandecida não é natural e recorda uma Igreja perplexa e igualmente ensandecida.

(iv) ao final dos eventos, o sol pareceu precipitar-se sobre a terra num movimento apocalíptico que produziu nas pessoas um enorme temor e uma impressão geral de 'fim do mundo'; interrompendo esse processo de arremetida em ziguezague, o sol retornou então à sua posição natural e passou a ser visto na sua conformação original e ofuscante à visão direta.

Ao se precipitar em direção à Terra, num movimento oblíquo e tortuoso (arremetida em ziguezague), a Igreja mostra-se servil aos interesses humanos e do mundo e esquecida da sua origem divina (abandono da sua origem e esplendor no alto do firmamento), símbolos de uma crise sem precedentes que somente pode ser exposta por uma queda brutal e vertiginosa. Crise tão grande que produz temores apocalípticos e a impressão de 'fim do mundo'. 

Eis que, de repente, o sol interrompe bruscamente os espasmos não naturais e incontroláveis e readquire a postura astronômica de sempre, retornando ao alto dos céus. As testemunhas da Cova da Iria foram uníssonas em afirmar que esse retorno do sol aconteceu também em ziguezague e de forma cambaleante, embora mais rápido que a descida. Ou seja, a volta da Igreja à sua posição natural (a Roma e por Cristo, com Cristo e em Cristo)  não será feita de forma rápida e decidida, mas em meio a vacilações e hesitações de toda ordem. Mas este retorno e esse reequilíbrio natural do sol constituem ecos igualmente potentes da mensagem decisiva – a definitiva e primordial mensagem de Fátima: 'Por fim o meu Imaculado Coração triunfará!' Eis o testemunho incondicional do triunfo de Deus no mundo, demarcado pelas mensagens da Virgem, no milagre do sol e nos sonhos de Dom Bosco!