sábado, 22 de abril de 2017

10 MANEIRAS DE EVITAR O PECADO

1. Rezar. Rezar de qualquer forma e de todas as maneiras possíveis, isso irá nos manter longe do pecado. Durante todo o dia, tentemos atirar flechas de comunicação com Deus, não importa se estivermos trabalhando, comendo, dirigindo, sentados, ajoelhados ou falando. É uma tentativa constante para manter tudo o que fazemos em união com Deus. Nós também precisamos desenvolver o hábito da oração que automaticamente entra em ação assim que estamos sendo tentados.

2. Mortificar o corpo. Em vez de sempre dar ao corpo o que ele quer, como alimentação, descanso, conforto, música, doces, prazer, precisamos fazer, através de pequenas maneiras, alguma mortificação no que ele exige todos os dias. O jejum e a abstinência são disciplinas importantes que formam a vontade para dizer não ao corpo e sim a Deus.

3. Aproveitar a graça de Deus por meio de confissões frequentes e a Santa Comunhão, que fornecem graças e força de vontade para as almas enfraquecidas. Na confissão, buscar ser muito humilde, contrito e honesto quanto à gravidade de seus pecados, mesmo que sejam embaraçosos para dizer. Nunca retenha nada com você.

4. Ter devoção à Virgem Maria. Maria é a medianeira de todas as graças que vêm de Deus. Se recorremos a ela em momentos de tentação, 'nunca se ouviu dizer que alguém tenha sido desamparado' (São Bernardo). Ela é a pureza virginal e quer ajudar-nos a permanecermos puros. Rezar Ave Marias até que as fortes tentações passem. Isso pode literalmente levar a centenas de Ave Marias por dia, mas vale a pena.

5. Evitar a ocasião de pecado. O que sempre leva ao pecado deve ser evitado como a peste. Todo tempo, toda maneira e todo lugar devem ser cautelosamente considerados e evitados se eles nos levam a pecar. Qualquer um que fale sobre o pecado, mostre o pecado ou incentive ao pecado é seu inimigo, e não seu amigo. São Jerônimo disse: 'Lembre-se de que uma mulher (Eva) expulsou os habitantes do paraíso, e que você não é mais santo do que Davi, mais forte do que Sansão, ou mais sábio do que Salomão, e todos caíram pelo intercurso do mal'.

6. Guardar os olhos. O piedoso Jó fez um pacto com os seus olhos que ele não olharia sequer para uma virgem. Nossos olhos levam a pensamentos que, em seguida, podem levar a ações. Olhe para longe de tudo que cause luxúria.

7. Manter-se ocupado. Muitos santos fizeram votos de nunca viver na ociosidade. Isso é uma grande ideia e permite fazer grandes coisas com a própria vida: 'mãos ociosas são a oficina do diabo'.

8. Lembrar-se das consequências dos pecados passados e a possibilidade de ser condenado para sempre por estes pecados. Meditar sobre a realidade da morte, julgamento, céu ou inferno. Rever em detalhes as torturas do inferno em relação aos prazeres instantâneos obtidos através do pecado.

9. Evitar a depressão. Lembre-se de como é triste a ideia de separação de Deus que se sente depois de pecar. Lembre-se da culpa, da vergonha e da tristeza causadas por esses pecados. Você gostaria que o mundo todo estivesse olhando para o seu pecado? Deus, Maria, seu anjo da guarda estão assistindo cada detalhe. E na segunda vinda de Jesus, tudo será tornado público.

10. Ajudar outras pessoas a parar de pecar. Assim como tentamos salvar nossas almas com a ajuda de Deus, também devemos viver para salvar outras almas. Fica mais fácil viver uma vida boa, se estamos ajudando os outros a viverem vidas santas. Sermos profetas hoje para dizer às pessoas que o pecado ainda é pecado e que ofende e crucifica Nosso Senhor.

('10 Traditional Catholic Practices To Get Out Of Habitual Sin Especially Of The Flesh', Pe. Peter Carota, in memoriam, publicado originalmente em Traditional Catholic Priest, tradução Sensus fidei)