segunda-feira, 3 de outubro de 2016

DA EXPLICAÇÃO DO MAGNIFICAT (IV)


Bendita me chamarão todas as gerações

Essa grande profecia, declarando-nos que todas as gerações devem reconhecer e proclamar Bem-aventurada a Mãe do Salvador, compreende todo o universo, desde o mais alto dos céus até o mais profundo dos infernos, pois:

1. Além de lhe ter a Santíssima Trindade enviado um dos primeiros príncipes de seu império para anunciar-lhe que é cheia de graça, que o Senhor é com ela para nela operar as maiores maravilhas que jamais existiram e jamais existirão, e que é bendita entre todas as mulheres e acima de todas as criaturas: a mesma Trindade a exalta acima de todos os anjos, no dia de sua assunção e a estabelece no mais alto trono de glória.

2. O Pai eterno a honra como a mais feliz de todas as mulheres, dando-lhe um poder que ultrapassa todos os poderes da terra e do céu; o Filho de Deus a proclama bem-aventurada entre todas as nações às quais manda pregar o seu santo Evangelho; o Espírito Santo a torna felicíssima e gloriosíssima, comunicando-lhe sua santidade em tão alto grau que ela é a rainha de todos os anjos e de todos os santos.

3. Todas as hierarquias de anjos a reconhecem bem-aventurada, pois, contemplando-a no dia de seu triunfo e de sua gloriosa assunção, acham-na tão cheia de maravilhas, que falam com admiração e como que todos arrebatados e transportados. Quem é esta? dizem eles, Quem é esta? Quem é esta? E, após as adorações que rendem continuamente a Deus no céu, a primeira de suas ocupações é a de fazer ressoarem incessantemente os louvores de sua soberana imperatriz.

4. Não é verdade também que todas as almas que se achavam nos limbos, desde o início do mundo até a morte do Filho de Deus, foram libertadas por intermédio dessa Virgem incomparável, se foi ela quem lhes deu um Redentor para livrá-las de seu cativeiro?

É assim que todas as gerações do céu, dos anjos, dos santos, da Igreja triunfante, da Igreja militante e da Igreja padecente cumprem a profecia da gloriosa Virgem: Bendita me chamarão todas as gerações  - Beatam me dicent omnes generationes.

(Da Explicação do Magnificat, de São João Eudes)