quarta-feira, 10 de agosto de 2016

BREVIÁRIO DIGITAL - ANNE DE BRETAGNE (II)

LIVRO DE ORAÇÕES DE ANNE DE BRETAGNE* (1477 - 1514) - PARTE II

* esposa de dois reis sucessivos da França, Charles VII e Luís XII


AUTORIA DAS ILUMINURAS: JEAN POYER 



I.6 - O Apóstolo João e o Profeta Zacarias: o apóstolo é representado em trajes coloridos, com um cálice de ouro na mão, símbolo que faz referência ao fato de ter permanecido ileso depois de ter sido forçado a beber um cálice de veneno mortal. O profeta Zacarias, a exemplo de todos os demais profetas expostos nas iluminuras, segura  na mão direita um rolo de pergaminho.



I.7 - O Apóstolo Tomé e o Profeta Oséias: o apóstolo, representado empunhando uma lança, símbolo do seu martírio, conversa amistosamente com o profeta, que tem a seguinte inscrição no seu rolo de pergaminho: O mors ero mors tua morsus  — Ó morte, eu serei a tua morte.


I.8 - O Apóstolo Filipe e o Profeta Amós: o apóstolo, segurando firmemente uma cruz em forma de Tau (símbolo do seu martírio por apedrejamento após ser preso a uma cruz desta forma), conversa com o profeta, que segura um rolo de pergaminho e que é representado com a cabeça envolta por um turbante.


I.9 - O Apóstolo Bartolomeu e o Profeta Malaquias: o apóstolo parece estar lendo as palavras que estão inscritas no rolo de pergaminho que foi desenrolado pelo profeta, enquanto segura nas mãos um Livro do Novo Testamento e um alfange (adaga curva), símbolo do seu martírio por esfolamento.