segunda-feira, 17 de junho de 2013

O MANUSCRITO DO PURGATÓRIO (III)


O MANUSCRITO DO PURGATÓRIO

PARTE IV - 1876/1878

Janeiro de 1876: 'Sempre que você tiver algo a dizer para a Superiora e isso possa esperar, não tenha pressa em dizê-lo. Deixe para depois o que tem a dizer, em nome da moderação e da mortificação. Você deve preparar uma morada para Jesus em seu coração para que mais tarde, como eu já lhe disse, Ele possa vir e lá descansar. Você deve preparar-se também, o melhor possível, para a Sagrada Comunhão. Pense  sobre isso na noite anterior, mas especialmente quando você acorda pela manhã. Você não deve apenas preparar uma morada para Jesus, mas também convidá-lo para ficar com você. Que adiantaria preparar um belo aposento para um convidado, se você não convidá-lo a entrar? Convide Jesus muitas vezes por seus desejos, e acima de tudo, pelo seu amor por Ele. Você deve viver tão interiormente que não venha nunca a perder de vista a presença de Jesus, mesmo em meio a todas as suas ocupações. Para alcançar isso, seja muito vigilante sobre si mesma'.

(Sobre a Gruta). 'Deus vai ajudá-la e há de suprir tudo o que lhe falta. Se você quer agradar a Deus, não faça nada sobre isso no domingo, exceto rezar tanto quanto você puder. Isto é tudo o que é necessário. Deus deseja fazer de você Seu instrumento e do seu coração, Seu santuário!'

Fevereiro de 1876: 'Sim, é verdade que, no Céu, Deus recebe infinita adoração, mas como é na terra que Ele é ofendido, Ele quer que também na terra seja feita a reparação e que esta reparação seja feita por você, amando-O  e consolando-O, com a sua ternura, do abandono que recebe de todos. Você sabe o quanto já lhe disse sobre isso'.

Festa da Anunciação de 1876: 'Quando Deus quer uma alma toda para Si, começa por esmagá-la como as maçãs que são esmagados na prensa para extrair o suco - para extrair as suas paixões, o seu egoísmo, em uma palavra, todos os seus defeitos. Quando a alma está assim triturada, Ele a molda de acordo com a Sua vontade. Se a alma for fiel, não tarda em ser transformada; somente então Jesus a cobre de graças escolhidas e a envolve toda no Seu amor'.

16 de julho de 1876: 'A Eucaristia deve ser como um ímã para você, atraindo-a mais e mais. A Eucaristia, em uma palavra, deve ser o impulso que rege toda a sua vida'.

28 de agosto de 1876: 'Não tenha nenhum outro desejo que não seja o de amar sempre mais a Deus e unir-se a Ele cada vez mais. Busque ter, a cada dia, maior recolhimento e unir-se mais a Jesus. Sua vida deve ser uma vida interior e de união com Jesus pelos sofrimentos do corpo e da alma, mas sobretudo pelo amor. Se você quiser realmente corresponder aos planos de Deus com esta vida interior que Ele quer de você, eu não saberia dizer o grau de santidade e união que Ele a levaria e nem as graças que Ele haveria de reservar a você. Eu já lhe fiz conhecer algumas destas graças, outras desconheço... Seja muito vigilante consigo mesma; sua simples presença deve inspirar devoção!'

30 de Agosto de 1876 (Retiro): O retiro, é claro, deverá ser para toda a comunidade, mas Deus vai providenciar para que os sermões sejam de algum modo dirigidos a você. Preste muita atenção a eles. É preciso que o Retiro a prepare para ser santa! Deus fez o seu coração somente para Ele. Abandone-se inteiramente nas mãos do Nosso Senhor, sem olhar para a frente ou pra trás. Abandone-se inteiramente em Seus braços divinos, achegue-se ao Seu Sagrado Coração e não tema nada, nem dali, nem de acolá. Toda manhã faça uma pequena oração a Nosso Senhor para adorá-Lo em todas as igrejas onde Ele está abandonado. Vá então em pensamento ao Seu encontro e fale então do quanto você O ama e quer desagravá-lO de tanto abandono. Renove estas intenções ao longo do dia; você vai dar grande alegria a Jesus.

Deus quer que você pense sempre nEle, que faça tudo sobre o Seu olhar divino: sua oração, seu trabalho; em uma palavra, nunca perdê-lO de vista, na medida do possível. Porém tudo isso deve ser feito em silêncio e sem afetação; ninguém deve perceber nada. Somente Jesus deve saber o que se passa entre você e Ele. Mantenha os olhos abaixados, a menos que tenha de estar vigilante sobre alguma coisa e faça isso da forma mais modesta possível. Nunca tenha nenhum respeito humano. Seja sempre humilde. Faça Deus amado o tanto que você puder. Deixe passar o que é transitório e viva modestamente em meio à grande multidão; se for o caso de mostrar-se, faça-o sempre com simplicidade e sob a graça de Deus, sem se perturbar se suas iniciativas para agradar a Deus foram proveitosas ou não. Quando se faz tudo para agradar a Deus, não há outro desejo que não seja o de amá-lO sempre mais.

Ao final de seu Retiro, toma a resolução de pensar frequentemente no que eu vou lhe dizer agora: Deus Somente! Meu Deus e meu Tudo! Tudo passa e passa depressa! O Tabernáculo é o meu lugar de repouso, a Eucaristia é a minha vida, a Cruz é a minha herança! Maria é a minha Mãe e o Céu é a minha esperança! ... Sim, seria agradável a Deus você não passar manteiga no pão pela manhã...'

30 de novembro de 1876: 'Você nunca deve julgar ou examinar a conduta de suas Irmãs; você não terá que prestar contas por elas; e nem deve modelar-se por elas. Deus não pede a mesma perfeição de todos. Mortifique-se e não procure saber se os outros estão fazendo o que você faz, porque Deus não exige isso deles. Você não quer acreditar nunca no que eu estou lhe dizendo. E, nesta manhã, você testemunhou o que Deus quer de você porque Ele lhe concedeu o sinal que você pediu. Sim, Jesus quer que você se porte com Ele como com o amigo mais querido e mais sincero, sem medo algum. É verdade que a Sua Majestade assusta e que você é muito pobre para atrever-se a ter relações tão íntimas com Jesus, mas Ele não é o Senhor que enriquece quem Ele quer? Peça qualquer coisa a Jesus para torná-la rica em todas as virtudes, como Ele quer que você seja mas, ao mesmo tempo, molde a sua vida de acordo com as inspirações dEle. Abra o seu coração, porque o que Jesus deseja, acima de tudo, é ver o Seu amor nele. Quantas graças maravilhosas você receberá se for fiel!... Graças das quais você nunca terá pensado!'

Natal de 1876: 'Quando você estiver sofrendo, não deve ficar lamentando com todos. Isso não lhe consola. Você deve, em primeiro lugar, falar com Jesus mas, muito mais frequentemente, você deve falar com Ele por último. Sim, estou muito aliviada e penso que o termo do meu exílio não esteja muito longe. Ah, se você soubesse como eu desejo ver a Deus! Em meio a todos esses acontecimentos sobrenaturais, você deve ser tão natural que ninguém possa notar o que está acontecendo. É a mesma coisa em tudo o mais; busque viver ocultamente, tanto quanto possível, mas sem deixar de lado qualquer um dos seus deveres; que tudo seja  perfeitamente simples. Deus deseja que somente Ele possa saber o que se passa em sua alma'.

Janeiro de 1877: 'Descanse em paz no coração adorável de Jesus. Diga a Ele todos os seus sofrimentos, como você diria a um amigo. Ele vai entender. O que eu lhe tenho dito sobre o mais recôndito do Seu coração somente será revelado a você quando você tiver uma vida interior maior do que tem agora. Não se preocupe com todos os problemas de sua classe. Rezo todos os dias para que você não perca a paciência'.

13 de Fevereiro de 1877 (Diante do Santíssimo Sacramento): 'Veja como Jesus é deixado sozinho. Neste momento, se Ele quisesse, poderia ter muitos a adorá-lO, bastava que tivessem um pouco mais de boa vontade! Porém, quanta indiferença, mesmo entre as almas religiosas! Nosso Senhor está muito magoado com isso. De qualquer forma, você deve amá-Lo por essas almas indiferentes e Jesus será consolado por tanta negligência'.

12 de maio de 1877: 'Mortifique-se quanto ao corpo, mas sobretudo espiritualmente. Esqueça-se; negue-se a si mesma em tudo. Nunca olhe para o que os outros estão fazendo. Deus não exige a mesma perfeição de todos. Nem todos são iluminados da mesma forma; mas você, a quem o próprio Jesus ilumina, olhe só para Ele, que somente Ele possa ser seu objetivo e objeto em tudo.

Antes de qualquer ação, não importa quão trivial seja, pergunte-se se o que você está prestes a fazer é do agrado dEle e que isso seja tudo para você. Qualquer ato de indiferença ou falta de atenção de sua parte O ofende; ao passo que uma lembrança contínua de Sua Santa Presença, um louvor de glória, um olhar, um pouco de atenção de sua parte é notado por Ele. Seja vigilante interiormente para que você não perca nenhuma das graças de Deus. Não tome conhecimento do seu corpo. Esqueça-se. Coloque-se nos braços de Jesus e Ele nunca vai deixar você em falta; tenha apenas confiança ilimitada na Sua bondade. Se você sabe o que Ele é capaz de fazer, como colocaria limites ao Seu poder? Que coisas Jesus não pode fazer por uma alma que Ele ama!'

13 de dezembro de 1877: 'Nunca procure agradar a ninguém em suas ações, mas só a Deus. É para Ele que você deve fazer tudo. Não se prenda a qualquer respeito humano e não fatigar-se nunca. Ele irá conceder qualquer coisa que você pedir a Ele. Sim, é verdade que você é muito pobre. Humilhe-se e saiba que nem sempre Jesus distribui as Suas graças aos mais santos. Prepare-se com muita diligência à Sagrada Comunhão, à Confissão e ao Ofício Divino; em uma palavra, a tudo que tenha por finalidade unir você ainda mais a Nosso Senhor. Você deveria, com muito menos dificuldades do que os outros, ter Jesus sempre presente em seu coração. Depois de todas as graças que Ele lhe concedeu, você não deveria ter dificuldade deste recolhimento interior. 

Eu já lhe disse que Deus está à procura em todo o mundo de almas que O amem com um amor infantil, com respeitosa ternura, com amor verdadeiro e de coração. Ele encontra algumas dessas almas, menos do que você poderia suspeitar. As almas subestimam o Coração de Deus. Toma-se Jesus como alvo muito difícil de se acercar e, então, o amor por Ele permanece frio. O respeito tende a se degenerar em uma espécie de indiferença. Eu sei que nem todas as almas são capazes de entender esse amor que o Senhor anseia. Jesus se fez mais conhecido para você e quer que você possa suprir esta indiferença e frieza dos outros. Peça a Ele para abrir o seu coração para receber um amor ainda maior. Pelo amor e familiaridade respeitosa com a qual Jesus permite a você tratá-lO, você pode reparar por aquilo que não é dado a todos conhecer. Faça isso, mas, acima de tudo, ame-O muito. Nunca se canse neste seu trabalho. Comece de novo a cada dia como se você não tivesse feito nada até então. Esta contínua renúncia da vontade, às comodidades e às  próprias opiniões é um longo martírio, mas é muito agradável a Deus. Deus quer que você seja especial, não no que diz respeito à sua ação exterior, mas no seu interior. Ele lhe pede uma união com Ele, tão grande que você nunca possa perdê-lO de vista, mesmo em meio às suas ocupações mais absorventes'.

Agosto de 1878 (Retiro): 'Grandes pecadores que eram indiferentes a Deus e religiosos que não foram o que deveriam ter sido estão no estágio mais baixo do Purgatório. Enquanto eles lá se encontram, as orações oferecidas por eles não são aplicadas a eles. Porque como eles ignoraram a Deus durante as suas vidas, Ele agora, por sua vez, deixa-os abandonados a fim de que eles possam reparar suas vidas negligentes e sem valor. Enquanto na terra, verdadeiramente não se pode imaginar ou imaginar o que Deus realmente é, nós (no Purgatório) conhecemos e o compreendemos por aquilo que Ele é, porque as nossas almas estão livres de todos os laços que as acorrentavam e que nos impedia de perceber a santidade e majestade de Deus e Sua grande misericórdia. Nós somos mártires, consumidos como por amor. Uma força irresistível nos atrai em direção a Deus, que é o nosso foco mas, ao mesmo tempo, uma outra força nos empurra de volta ao nosso lugar de expiação.

Estamos em um estado de incapacidade de satisfazer os nossos anseios. Oh, que sofrimento que é, mas nós o desejamos, e não há murmuração contra Deus aqui. Queremos apenas o que Deus quer. Você na terra, no entanto, não pode entender o que temos de suportar. Eu estou muito aliviada por não estar mais no fogo. Tenho agora apenas o desejo insaciável de ver Deus, um sofrimento cruel mais do que suficiente, mas eu sinto que chega ao fim o meu exílio e que estou prestes a deixar este lugar onde anseio por Deus com todo o meu coração. Eu sei muito bem que me sinto mais à vontade, mas eu não posso lhe dizer o dia e a hora da minha libertação. Só Deus sabe disso. Pode ser que eu tenha ainda muitos anos de espera para o Céu. Continue sempre a rezar, vou recompensá-la mais tarde, embora eu já reze muito por você agora.

Oh, quão grande é a misericórdia de Deus sobre você! Quem pode entender isto? Por que Jesus age assim com você? Por que Ele ama você mais do que a muitos outros? Por que Ele tem ainda muito maiores graças para conceder a você? É porque você as merece? Não, você merece menos do que muitos outros, mas é vontade dEle agir assim com você e Ele é o Senhor das Suas graças. Seja muito agradecida. Permaneça sempre em espírito aos Seus pés divinos e O deixe agir como Ele queira. Seja vigilante de sua vida interior. Seja muito ciosa em encontrar o que agrada Jesus. Não tenha olhos nem coração, nem amor, exceto para Ele. Sempre O consulte antes do menor dos seus atos. Abandone-se inteiramente à sua boa vontade e fique em paz. Tudo o que eu lhe disse vai ser realizado. Não coloque obstáculos no caminho. É Jesus que deseja ser assim. 

Aqueles que estão perdidos perderam-se porque quiseram, porque, para chegar à condenação,  eles recusaram milhares de graças e boas inspirações que Deus lhes deu; portanto, perderam-se por sua própria culpa'.

Em resposta a uma pergunta:

'Quando eu estiver lá, eu vou lhe dizer, mas acho que as grandes festas do Céu são celebradas com um crescente de êxtase, admiração e gratidão mas, acima de tudo, de amor. Para ser digna do que eu estou lhe dizendo agora, você deve ter chegado a uma união muito próxima com Deus, que nada perturba você, nem sofrimentos, alegrias, sucesso, fracasso, boa ou má reputação; nada de nada deve influenciar você de alguma maneira. Jesus deve ser o Senhor de todo o seu ser e você deve manter os olhos de sua alma constantemente fixos nEle para antecipar os seus menores desejos. O que Jesus não fez por você e o que não irá fazer ainda? Deixe o seu exterior bem ajustado e o interior ainda mais. Fique ocupada apenas com o que diz respeito a si mesma. Mantenha os olhos sempre baixos, fale pouco e em voz baixa mas, acima de tudo, converse com Jesus sempre. Não, você não vai cansá-lO. Isto é o que Ele espera de você. Seja muito gentil com as crianças. Não seja rude com elas. Seja engenhosa em se mortificar e em quebrar a própria vontade. Seja especialmente boa para aqueles que são menos agradáveis para você do que para os outros, não importa o mal que possam ter feito a você. Isto significa renunciar a si mesmo e agradar a Jesus. Nada mais importa. É nessas ocasiões que você deve silenciar a vontade humana, mas você deve fazê-lo porque Jesus quer assim. Não permita que o amor-próprio prevaleça para obter vantagens, mas faça tudo cegamente para agradar apenas a Jesus'.

Por que eu rezo por você com menos fervor que rezo por outros e, muitas vezes, me esqueço de recomendar você?

'Não se incomode com isso. É uma punição para mim. Mesmo se você rezasse mais, eu não me sentiria mais aliviada. Deus quer assim. Se Ele quiser que você reze mais, Ele vai inspirá-la a fazê-lo. Repito, não se preocupe comigo. Você nunca vai me ver nos meus sofrimentos. Mais tarde, quando sua alma estiver mais fortalecida, você verá as almas no Purgatório e muitas delas em estado terrível, mas não deixe isso assustar você. Deus vai lhe dar a coragem necessária e tudo o que você precisa para realizar a Sua Santa Vontade'.

Não é um castigo?

'Não, certamente não, eu estou aqui para o meu alívio e para a sua santificação. Eu gostaria que você prestasse um pouco mais de atenção ao que eu lhe digo'.

Isso é verdade, mas estes acontecimentos são tão extraordinários que eu não sei como lidar com eles, não é uma coisa comum ficar ouvindo você desta forma...

'Eu entendo muito bem a sua dificuldade e estou ciente de seus sofrimentos neste sentido. No entanto, se Deus quer assim e isso me alivia, você vai ter pena de mim, não vai? Quando eu for libertada, você vai ver que eu vou fazer muito mais por você do que você já fez por mim. Eu já rezo muito por você'.

Onde está a Irmã ...?

'No Grande Purgatório, onde ela não recebe nenhum benefício das orações de ninguém. Deus fica, muitas vezes, contrariado, se se pode falar assim, quando muitos religiosos vêm a morrer, porque Ele chamou essas almas para servi-Lo fielmente na terra, para ir direto para o Céu no momento da morte; mas, por causa da infidelidade delas, elas têm que ficar muito tempo no Purgatório - muito mais do que as pessoas do mundo que não receberam tantas graças'.