segunda-feira, 20 de junho de 2022

A ROSA DE OURO


A 'Rosa de Ouro' constitui uma honraria papal concedida a pessoas ou lugares, particularmente notáveis pela sua nobreza, carisma ou referências da autêntica fé cristã. Trata-se de uma tradição católica de mais de 1000 anos, cujo simbolismo perpassa os séculos como expressão da presença viva de Jesus Cristo no mundo.

A rosa representa a caridade pela fragrância, a alegria pela cor e a substância espiritual pelo sabor, essências da pessoa do próprio Cristo. É o símbolo vivo da eterna primavera, fruto da Paixão e Ressurreição do Senhor, após a penumbra e os sofrimentos da vida terrena. Tradicionalmente, a Rosa de Ouro é abençoada no Quarto domingo da Quaresma - Domingo Lætare - quando as vestes litúrgicas cor-de-rosa substituem a púrpura penitencial, como símbolos da esperança e da alegria em meio ao tempo quaresmal. Bálsamo, misturado com almíscar, é derramado sobre a Rosa de Ouro para explicitar o caráter do santo odor das virtudes, como curativo de todos os pecados e fortaleza contra todos os males.

A concessão do presente tem sido uma prerrogativa dos papas ao longo de séculos, especialmente distribuído a rainhas, princesas e damas de requintada nobreza (o símbolo correspondente concedido a imperadores, reis e príncipes tem sido mais comumente uma espada). Muito mais comum tem sido a concessão da honraria a Igrejas ou Santuários Marianos: a Basílica de São Pedro, por exemplo, já foi contemplada com cinco Rosas de Ouro e a Basílica de Latrão com outras quatro - duas para a basílica propriamente dita e duas para a Capela Sancta Sanctorum anexa à mesma.

Esta natureza da honraria a santuários marianos, em homenagem à Santíssima Virgem, tornou-se a prática corrente na segunda metade do século XX, com poucas concessões. O Papa Paulo VI, por exemplo, concedeu apenas cinco Rosas de Ouro durante o seu pontificado, todos dados a igrejas ou santuários. A Rosa de Ouro foi concedida no Pontificado de João Paulo II apenas duas vezes, ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes (França) e ao Oratório de São José (Canadá). No pontificado do Papa Francisco, foram concedidas quatro Rosas de Ouro até agora, todos distribuídos a santuários marianos, entre os quais o de Nossa Senhora de Fátima e o de Nossa Senhora de Guadalupe. O Santuário de Aparecida no Brasil foi agraciado três vezes com a Rosa de Ouro: a primeira em 1967, pelo Papa Paulo VI, na celebração dos 250 anos do encontro da imagem; a segunda, em 2007, durante a visita do papa Bento XVI à cidade de Aparecida e a terceira, em 2017, pelo Papa Francisco, em homenagem aos 300 anos do encontro da imagem da santa no Rio Paraíba.