terça-feira, 12 de janeiro de 2021

VISÕES E REVELAÇÕES - SOEUR DE LA NATIVITÉ (I)

Soeur de la Nativité ou Irmã da Natividade ou Jeanne Le Royer (1731-1798)
 Religiosa Urbanista (Clarissa) de Fougères (França)

A EXISTÊNCIA DAS SEITAS

'Você gostaria, minha filha, que eu abolisse os escândalos, todos os falsos cultos, todas as seitas que obscurecem minha Igreja e insultam a verdade do único culto que estabeleci.

Seria bom se eu acabasse com o pecado, que é a primeira e sempre recorrente fonte de todas as desordens, o único mal do mundo, o único inimigo da humanidade e do próprio Deus.

Saiba que, em questões de religião como em questões de costumes, o homem deve ser livre para escolher entre o bem e o mal; do contrário, Eu não poderia exercer minha bondade ou justiça.

Na verdade, se o homem não fosse livre em suas ações, ele não poderia nem merecer nem desmerecer, não haveria para ele nenhuma consequência, nem recompensa para esperar, nem punições para temer.

Além disso, um instrumento puramente passivo não pode me render uma homenagem que me honre; sua adoração nunca seria digna de mim.

Da mesma forma, se houvesse apenas uma religião em todos, que mérito haveria em segui-la, quando não haveria escolha a fazer e não se poderia agir de outra forma? 

Se os homens não fossem livres para pecar, o que eles mereceriam se não o fizessem? Livres de concupiscências e tentações, seu estado na terra seria o dos santos no céu, um estado de justiça e não de julgamento, e novamente de uma justiça tão pouco meritória quanto inadmissível...

De acordo com a minha lei eterna, um homem absolutamente senhor de si mesmo deve ser tentado e testado por algum tempo.

É somente com essa condição que fico honrado com a homenagem de seu coração e suas ações. Portanto, fiz dele o mestre de escolher e determinar-se livremente em tudo; e é por isso que permiti que, em toda a infração fosse encontrada, por assim dizer, ao lado do preceito, e que houvesse apenas um passo entre a desobediência e a fidelidade. Isso é obra da minha justiça.

Mas é suficiente para a minha bondade ter fornecido ao homem todos os meios para evitar o mal e praticar o bem; e isso é o que tenho feito com respeito a todos. Nenhuma criatura se perderá, exceto por sua própria culpa'.

(Revelações de Jesus à Irmã Jeanne le Royer - Soeur de La Nativité, 1731 - 1798)