quarta-feira, 6 de maio de 2020

ORAÇÃO DE SÃO BARTOLOMEU CONTRA A PESTE

No ano de 1317, a cidade de Coimbra, em Portugal, estava sendo assolada por terrível praga que causava um grande número de mortes. As religiosas clarissas pretendiam abandonar o mosteiro e se transferirem para outro lugar, para ficar a salvo do flagelo. Neste período, um peregrino bateu à porta do mosteiro e entregou à superiora do convento um pergaminho escrito em latim, e lhe confidenciou: 'se rezarem com devoção a oração e a antífona que aqui estão escritos, a epidemia nunca atingirá este mosteiro'. Em seguida, desapareceu. As religiosas rezaram devotamente a oração como prescrito pelo mendigo - a quem sempre intuíram ter sido o apóstolo São Bartolomeu - e o fato inconteste é que a praga mortal que assolava a cidade nunca atingiu o mosteiro e a nenhuma das suas religiosas clarissas. 


Stella Cœli extirpavit 
Quæ lactavit Dominum
Mortis pestem quam plantavit
Primus parens hominum.

Ipsa Stella nunc dignetur
Sidera compescere,
Quorum bella plebem cædunt
Diræ mortis ulcere.

O piissima Stella Maris
A peste succurre nobis;
Audi nos, Domina
Nam Filius tuus nihil negans
Te honorat.

Salva nos Jesu
pro quibus Virgo
Mater te orat.

Ora pro nobis, Sancta Dei Genitrix.
Ut digni efficiamur promissionibus Christi.

Oremus: Deus misericordiae, Deus pietatis, Deus indulgentiae, qui misertus es super afflictione Populi tui, et dixisti Angelo percutienti Populum tuum: contine manum tuam ob amorem illius Stellae gloriosae, cujus ubera pretiosa contra venenum nostrorum delictorum quam dulciter suxisti: praesta auxilium gratiae tuae, ab omni peste, et improvisa morte secure liberemur, et a totius perditionis incursu misericorditer liberemur. Per te Jesu Christi Rex Gloriae, Salvator Mundi: Qui vivis, et regnas in saecula saeculorum. Amen.


Ó Estrela do Céu, que cuidastes do Senhor e erradicastes o aguilhão da morte plantado por nosso primeiro pai, digneis cessar agora as trevas deste flagelo que se abate sobre os povos com feridas de morte. Ó piíssima Estrela do Mar, socorrei-nos da epidemia; ouvi-nos, pois Vosso Filho que tanto vos honra, nada vos recusais! Salvai-nos, ó Jesus, que a Virgem, Vossa Mãe, implora por nós.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Jesus Cristo.

Oremos: Deus da misericórdia, Deus do perdão, Deus da indulgência, que tendes compaixão pelas aflições do vosso povo e que dissestes ao anjo exterminador que contivesse a mão por amor da Vossa Mãe, estrela gloriosa, que Vos amamentastes contra o veneno dos nossos pecados, concedei-nos o auxílio da Vossa graça, para que sejamos protegidos de toda peste e da morte súbita e preservados, pela Vossa misericórdia, do perigo de toda perdição. Por Vós, ó Jesus Cristo, rei da glória, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

(tradução pelo autor do blog)