quinta-feira, 5 de setembro de 2019

COMPÊNDIO DE SÃO JOSÉ (XX/Final)


96. Se na atualidade a arte sacra tem contribuído para uma imagem de um São José mais bíblico, o mesmo tem feito a arte profana?

Evidentemente que a arte profana tem pouco se interessado deste campo; contudo, um dos grandes meios de penetração e de formação de opinião na sociedade, o cinema, não deixou de registrar através do filme 'Jesus de Nazaré' de Franco Zeffirelli, a importância de São José na história da encarnação de Jesus, inserindo-o na árvore genealógica de Davi, dando-lhe assim o fundamento jurídico ao seu título de Messias. Zeffirelli apresenta um José atraente e jovem com a missão de pai de Jesus e protetor de Maria, inserido dentro de uma família normal e exercendo a sua profissão de carpinteiro. Um indivíduo humanamente completo, enriquecido de uma grande religiosidade que o tornava dócil aos planos de Deus. Entretanto, se bem que o perfil humano de José apresentado no filme seja bem conduzido, todavia deixa a desejar no aspecto teológico, pois apresenta José desconhecedor do mistério da gravidez de Maria e, portanto suspeito de sua honestidade, buscando inclusive uma solução para o impasse com o conselho de um rabino. Omite também o anúncio do Anjo a José durante o sono, não evidenciando que ele era divinamente guiado. Contudo, muitos valores da pessoa e da missão de José não passaram desapercebidos. 

97. Olhando a história, percebemos que houve um crescimento na reflexão sobre a pessoa de São José. A que ponto se encontra hoje os estudos josefinos?

Na verdade, o que se tem hoje organizado em nível internacional de estudos sobre São José é fruto de uma caminhada iniciada desde 1945 quando em Barcelona, junto ao Santuário de 'San José de La Montaña', foi organizado o primeiro Congresso Josefino com o intuito de se estudar São José. Depois, em 1947, por iniciativa dos Carmelitanos Descalços de Valladolid (Espanha), iniciou-se a publicação da primeira revista de pesquisas sobre São José, denominada de 'Estudios Josefinos'. Os mesmos Carmelitanos Descalços, em 1951, criaram a 'Sociedad Ibero-Americana de Josefologia', compreendendo as nações americanas de língua espanhola e portuguesa. Esta iniciativa, liderada por Pe. José Antonio Carrasco, foi tão válida que outras semelhantes surgiram em outros países. Por isso, em 1952, foi fundado, junto ao Oratório de São José em Montreal no Canadá, o 'Centro de Pesquisa e Documentação sobre São José', que passou a publicar no ano seguinte os Cahiers de Josephologie. Tudo evoluiu e, em 1962, o Pe. Roland Gauthier, grande estudioso de São José, fundou a Sociéte Nord-Américaine de Joséphologie do Canadá.

Outra iniciativa importante na promoção da teologia e do culto a São José surgiu em 1981 em Roma denominada 'Movimento Giuseppino', por meio da Congregação dos Oblatos de São José, fundada pelo Bem-aventurado José Marello. Da mesma forma, sob a responsabilidade de Pe. Tarcisio Stramare, um dos maiores conhecedores da Teologia Josefina, surgiu também na Itália, após a publicação da exortação apostólica Redemptoris Custos, o centro de formação Josefina para sacerdotes, religiosos e leigos denominado Meeting Point Redemptoris Custos. Surgiu também o centro de estudos josefinos de Kalisz denominado Studium Jozefologii Kaliszu na Polônia. Na América Latina, os missionários Josefinos do México fundaram o 'Centro de Estudios Josefinos' na cidade do México, passando, a partir de 1983, a ser denominado 'Centro de Documentación e de Estudios sobre San José de México'. Também em El Salvador em 1985 surgiu a 'Sociedade Centro Americana de Investigación e Divulgación de San José'. Todos estes centros de estudos publicam continuamente estudos sobre São José.

98. Existe alguma iniciativa em âmbito mundial de estudos sobre São José? 

Hoje existe uma teologia de São José chamada com o termo técnico de 'Josefologia'. Os estudos da teologia de São José são publicados pelos vários centros de estudos josefológicos de diversas maneiras. Recentes pesquisas apontaram que hoje existem mais de 8000 volumes publicados e catalogados sobre São José e, somados a estes, juntam-se vários grossos volumes publicados pelas semanas de estudos josefinos promovidas anualmente e os volumosos tomos de estudos publicados a cada três anos como resultado dos Simpósios Internacionais sobre São José Na verdade, estudiosos desta matéria teológica de todas as partes do mundo reúnem-se a cada três anos, num determinado país, para estudos, conferências, debates e exames do progresso desta matéria, constituindo-se assim, por meio da organização das sociedades e centros de estudos Josefinos da Europa e da América Latina, os 'Simpósios Internacionais sobre São José'. Desde 1970 até hoje, já foram realizados sete simpósios. O primeiro foi realizado em Roma em 1970 e abordou estudos sobre 'São José nos primeiros 15 séculos da Igreja', buscando assim a origem e os princípios fundamentais da teologia josefina. O segundo Simpósio Internacional foi realizando em Toledo (Espanha) em 1976 e estudou-se 'São José no Renascimento' (1450-1600). O terceiro ocorreu em Montreal (Canadá) em 1980 desenvolvendo 50 conferências sobre 'São José no século XVII'. O quarto Simpósio foi organizado em Kalisz (Polônia) em 1985 e o tema foi: 'São José no Seiscentos'. O quinto foi celebrado na cidade do México em 1989 e foi desenvolvido o tema: 'São José no século XVIII'. O sexto simpósio ocorreu novamente em Roma em 1993, junto ao Santuário Romano de São José al Trionfale e abordou estudos sobre 'São José no século XIX'. O sétimo simpósio internacional sobre São José realizou-se em 1997 em Malta e foi enfocado o estudo sobre: 'São José no século XX'. 

Todos estes simpósios foram realizados com estudiosos de São José, abordando o caminho percorrido ao longo dos séculos quanto aos estudos josefinos, constituindo-se assim uma preciosa coletânea de material indispensável para uma teologia josefina que se pretende colocar como científica para sociedade de hoje, exigente e pouco disposta a aceitar aquilo que não é devidamente documentado e sério. Tudo isso demonstra que nosso querido santo mais do que nunca encontra-se num lugar importante no coração da Igreja e dos homens.

99. A presença de São José no Brasil foi significativa desde o seu descobrimento? 

No Brasil, desde a colonização tanto os indígenas como os africanos adotaram exteriormente os elementos do culto católico impostos pelos colonizadores, especialmente as imagens dos santos, para poderem manter sob esta fachada ortodoxa a fé dos ancestrais; desta forma, escondiam o próprio ritual secreto e defendiam o seu patrimônio cultural e religioso. Por isso, houve também uma dificuldade de se implantar desde o princípio uma devoção a São José. Conjuntamente com isso, a devoção popular católica teve a sua alta expressão em Nossa Senhora, como de resto em toda a América, marcada pela presença dos colonizadores portugueses que manifestaram uma veneração a Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Prazeres, Nossa Senhora do Rosário… enquanto que o povo simples se identificou mais com Santo Antônio, São Jorge, São Cosme e Damião, São Sebastião… Entretanto isto não significa que, desde o princípio, São José não foi venerado; basta lembrar o grande número de localidades, províncias, cidades e depois, a partir do século XVIII, as igrejas, ermidas e capelas que tiveram São José como seu patrono. Salienta-se ainda que o nome José foi desde o início da colonização brasileira um dos mais populares entre as pessoas. Hoje encontramos dioceses, catedrais e cidades importantes brasileiras com o nome de São José; contudo não podemos constatar ainda de uma maneira organizada e conhecida racionalmente, um centro de irradiação e de estudos sobre São José, talvez porque este despertar para o conhecimento e a valorização do nosso santo é ainda uma iniciativa que está dando os seus primeiros passos. 

100. O Brasil, sendo um país de predominância católica e constituído por um povo de sensibilidade religiosa, não poderia promover uma iniciativa para a divulgação de São José? 

Sim e isto poderia dar-se sobretudo através das Congregações Religiosas Josefinas, tanto masculinas como femininas as quais, com maior ou menor intensidade, têm São José como protetor e modelo. Neste sentido a Congregação dos Oblatos de São José, fundada por São José Marello em 1878 em Asti (Itália) organizou e mantém o 'Centro de Espiritualidade Josefina' na cidade de Apucarana/PR, com a finalidade de se constituir um centro de irradiação da espiritualidade, da devoção, da iconografia e dos estudos de josefologia.

('100 Questões sobre a Teologia de São José', do Pe. José Antonio Bertolin, adaptado)