sábado, 11 de maio de 2019

COMO MORRERAM OS 12 APÓSTOLOS?


Qual foi o destino final dos 12 Apóstolos? O Novo Testamento registra formalmente o destino final de apenas dois deles: Judas, que traiu Jesus, se enforcou e Tiago, filho de Zebedeu (Tiago Maior), foi decapitado a mando de Herodes, pouco antes da Páscoa do ano 44 (conforme At 12, 2). Em relação aos demais, com base em registros históricos e nos ensinamentos da Tradição, podem ser feitos os seguintes prognósticos (a data entre colchetes refere-se à data mais provável da morte do Apóstolo):

Pedro [ano 66]

Martirizado em Roma por volta do ano 66 ou 67, durante a perseguição sob o imperador Nero. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo a pedido dele mesmo, segundo Orígenes, por se considerar indigno de morrer da mesma maneira que o Senhor. Paulo foi decapitado aproximadamente na mesma época que Pedro.

André [ano 70]

Seu ministério se estendeu pelas terras da Geórgia (Rússia), Ásia Menor, Turquia e Grécia, onde foi crucificado numa cruz em forma de um X por ordem do governador Aegiatis, irritado com a pregação do apóstolo e a conversão de sua própria família ao cristianismo.

Tomé [ano 70]

Um dos primeiros apóstolos a levar a pregação do Evangelho fora dos limites do Império Romano. Pregou na região da Babilônia, Pérsia e até a Índia, onde teria sido morto transpassado pelas lanças de quatro soldados, após denúncia dos sacerdotes brâmanes por ter convertido a esposa do rei local.

Bartolomeu (ou Natanael) [ano 70]

Pregou o Evangelho na Mesopotâmia, Índia, Pérsia, Turquia e Armênia. No Azerbaijão, por ordem de um rei local contrário à divulgação do Cristianismo, teria sido esfolado vivo e decapitado.

Filipe [ano 54]

Seu ministério ocorreu no norte da África e depois na Ásia Menor, onde teria convertido a esposa de um procônsul em Hierápolis (na Turquia). Em retaliação, teria sido preso e crucificado após tortura por ordem do procônsul local.

Mateus [ano entre 60 -70]

O cobrador de impostos e escritor de um dos Evangelhos atuou na Pérsia, na Macedônia, Armênia e na Etiópia. Alguns relatos indicam que teria sido martirizado na Etiópia, ao ser queimado vivo e amarrado a uma cama. 

Tiago, filho de Alfeu (Tiago Menor) [ano 63]

O filho de Alfeu (chamado Tiago Menor, pela sua baixa estatura, como distinção do outro Tiago Apóstolo) pregou inicialmente na Síria e exerceu posteriormente o ministério em Jerusalém. Segundo relato do historiador Josefo, ele foi apedrejado e morto por meio de uma violenta pancada na cabeça, como retaliação por desafiar as leis judaicas e tentar converter os judeus à fé cristã.

Simão, o zelote [ano 74]

Provavelmente exerceu o ministério em Jerusalém, aós a morte de Tiago Menor, e teria pregado também no Oriente Médio e no norte da África, junto com Judas Tadeu. Sua morte é descrita ora como resultado de um martírio desconhecido após se recusar a prestar sacrifício ao deus sol ou por espancamento até a morte (tendo depois o corpo esquartejado), tal como Judas Tadeu. 

Judas Tadeu [ano 72]

Desenvolveu o ministério em parceria com Simão, o zelote, na Judeia, Pérsia, Samaria, Síria e Líbano. Há duas versões mais correntes para a sua morte: crucificado em Edessa na Turquia ou martirizado junto com Simão, por espancamento até a morte e tendo depois o corpo esquartejado. 

Matias [ano 70]

Foi o apóstolo escolhido para substituir Judas Iscariotes (At 1, 26) e, quando pregava o Evangelho na Etiópia, teria sido crucificado e apedrejado.

João [ano 95]

Provavelmente foi o único dos Apóstolos a morrer de morte natural. Exerceu a liderança da Igreja na região de Éfeso e teria cuidado de Maria, a mãe de Jesus, após a morte do Senhor. Uma antiga tradição latina revela que ele escapou ileso em Roma, depois de ter sido jogado em óleo fervente. Durante a perseguição de Domiciano, em meados dos anos 90, foi exilado para a ilha de Patmos, onde teria escrito o último livro do Novo Testamento - o Apocalipse, fixando-se posteriormente em Éfeso, onde morreu de velhice.