quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

SOMOS TEMPLOS DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo não vem tão somente honrar-nos com a sua presença, mas é também portador de um incomparável tesouro; é ele próprio este tesouro, ou antes, não é ele apenas um tesouro, mas o penhor de um tesouro ainda maior. Assim como agora gozamos do Espírito Santo, na doçura de seu amor, um dia desfrutaremos do Pai e do Filho em sua natureza e sua glória divina. Diz o Apóstolo: 'É ele o penhor de nossa herança' (Ef 1, 14). Como tal herança se confunde com Deus, não pode também o seu penhor deixar de ser Deus. Somente uma garantia divina pode assegurar-nos uma herança divina e dar-nos antecipadamente o gozo de Deus.

Ah! que pouco caso fazemos do valor deste tesouro, da esperança que nos fornece semelhante penhor divino! Mal nos esforçamos por apreciá-lo! Só gozamos do Espírito Santo, espírito de amor divino, na medida em que recebemos, este mesmo amor. Quanto mais o amamos, tanto mais de nós se aproxima; quanto mais se introduz ele em nossa alma, mais experimentamos sua celestial doçura, mais crescem em nós o desejo e a confiança de possuir, um dia, não apenas o penhor, a garantia, mas ainda o tesouro de Deus integralmente. Ao contrário, se não cultivarmos este amor, seremos nós culpados de não percebermos em nossa alma a presença do Espírito Santo, até merecermos perdê-lo.

Não o permita Deus. Se não aprecias a presença do Espírito Santo em tua alma, atrais sobre ti a maior desventura e lhe causas a mais grosseira injúria. Se um rei da terra resolvesse recolher-se à casa de um pobre, não é verdade que cometeria este uma revoltante injúria não o querendo receber, ou, se tendo-o recebido não quisesse dele cuidar, ou o expulsasse de sua casa? Pois bem, com teu proceder indiferente e de desprezo, dizes ao Espírito de Deus: 'Não venhas à minha casa!' Assemelhas-te aos homens de que fala Jó: 'Consideram o Onipotente como alguém que nada pode, enquanto é ele que cumula de bens as suas casas'.

O Espírito Santo vem a ti para se dar a ti, para fazer-te feliz. Vem na qualidade de Amo e de Senhor, para tomar posse de ti, como de seu templo. Fala o Apóstolo: 'Ignorais serdes templos do Espírito Santo que recebestes de Deus, e não vos pertenceis a vós mesmos?' Recebestes o Espírito Santo, estais consagrados, como se fôreis seu templo, a ele pertenceis. Quanto fizerdes devê-lo-eis dirigir em sua honra, cumprindo ser tudo digno dele. Não servireis a outros deuses ao mesmo tempo que a ele, nem profanareis o templo do verdadeiro Deus. 'Porquanto que há de comum' - diz o Apóstolo - 'entre o templo de Deus e dos ídolos?' Vós sois o templo de Deus vivo, como diz o Senhor: 'Habitarei em meio deles, entre eles andarei, serei seu Deus e eles constituirão meu povo'. Haverá ação mais atroz do que a de manchar e desonrar o templo do Altíssimo?

(Excertos da obra 'Maravilhas da Graça Divina' de Mathias Scheeben)