sábado, 2 de dezembro de 2017

FÁTIMA EM FATOS E FOTOS (XVI)

76. Qual foi a missão específica destinada a Lúcia dos Santos?

A missão imposta particularmente à Lúcia, por Nossa Senhora em Fátima, foi a difusão da devoção ao Imaculado Coração de Maria, expressa claramente durante a Segunda Aparição da Virgem, no diálogo com a vidente:

– Queria pedir-Lhe para nos levar para o Céu.
– Sim; a Jacinta e o Francisco levo-os em breve. Mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-se de ti para me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração.
– Fico cá sozinha? – perguntei, com pena.
– Não, filha. E tu sofres muito? Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.

Ao sublinhar a missão dada à Lúcia, pelo que ficaria na terra 'mais algum tempo', Nossa Senhora assegura que esta missão seria sempre acompanhada por ela e que seria por esta via de santificação que Lúcia herdaria a eternidade de Deus.

Essa missão tem dimensão mundial e impõe, portanto, alcançar todos os povos e todos os lugares da terra, ou seja, à humanidade inteira, como explicitado por Nossa Senhora na Terceira Aparição:

– Vistes o inferno para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz.


77. Lúcia cumpriu a missão que Nossa Senhora lhe destinou?

A resposta é obviamente sim, não apenas porque Nossa Senhora já lhe havia previsto que isso aconteceria, por uma intervenção direta da própria Mãe de Deus – 'Eu nunca te deixarei' – mas também porque, cem anos depois, é fácil constatar que os eventos de Fátima são reconhecidos mundialmente, que as mensagens de Fátima estão presentes no cotidiano das pessoas em todo o mundo, que multidões de peregrinos invocam Nossa Senhora em Fátima todos os dias, todos os anos e que os papas e a Igreja desde então foram sistematicamente impelidos a falar, a manifestar e a divulgar as mensagens de Fátima para o mundo inteiro. 

78. Como Lúcia cumpriu essa missão de difusão mundial se viveu praticamente em clausura toda a sua vida?

Em primeiro lugar, seria humanamente inviável a realidade atual de Fátima se tal divulgação fosse feita exclusivamente pela ação humana, ainda que Lúcia fosse uma popstar. Se tal divulgação dependesse de arrastar multidões e ser patrocinada por uma personagem de retórica excepcional, Lúcia não teria sido a vidente de Fátima. Nossa Senhora foi buscar na miséria humana de Aljustrel a serva gentil e obediente para fazer ecoar por ela as trombetas da glória divina e, tal como uma pequena anunciação, Lúcia definiu também o seu 'sim' aos desígnios da graça (Primeira Aparição):

- Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores?
- Sim, queremos.
- Ide, pois, ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto.

Ao sim de Lúcia, impôs-se a missão de Lúcia, tangida não pelas reverberações do mundo, mas moldada pelo sofrimento – 'Ide, pois, ter muito que sofrer' – e, mais que isso, Nossa Senhora vislumbrou à vidente que o cumprimento dessa missão passaria pelo ostracismo, penitência e oração. Se Lúcia não ganharia o Céu de imediato, também não teria mais o mundo. Com efeito, ao perder em breve os primos tão queridos, estava como que perdendo definitivamente qualquer apego às coisas do mundo e sua vida daí em diante, sempre na obscuridade e completa reclusão, foi consequência disso. Neste escondimento e anonimato, entretanto, nunca esteve realmente sozinha, pois Nossa Senhora sempre a amparou – O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus. Com uma vida inteiramente dedicada à oração, penitências e sacrifícios, Lúcia cumpriu a sua missão, não como fonte irradiadora da luz divina, mas como espelho débil e generoso de que se valeu Nossa Senhora para nele refletir os portentosos desígnios da Providência divina.


79. Por que Nossa Senhora pediu em Fátima a Consagração ao seu Imaculado Coração?

Porque Deus quis que assim fosse, como instrumento propício aos seus desígnios para salvação dos pecadores e obtenção da paz para toda a humanidade: – 'Vistes o inferno para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz'. Consagração e reparação que são devidas ao Coração de Maria, como medianeira das graças divinas e como que antecipam o triunfo definitivo da Mãe de Deus: – 'Por fim o Meu Imaculado Coração triunfará' (Terceira Aparição).

A devoção ao Imaculado Coração de Maria remonta aos primórdios da Igreja, às raízes mais profundas nas Sagradas Escrituras: 'Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração ' (Lc 2,19) ou 'Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração' (Lc 2,51). Guardava, meditava, amava como nenhum outro coração humano jamais foi capaz de amar Jesus. O Coração de Maria é plenitude de graças, é o refúgio seguro, o caminho mais suave e direto para se chegar ao Coração de Jesus. E Deus, Bondade Infinita, nos deu a conhecer em Fátima – e quis que esse conhecimento fosse um legado aos homens do mundo inteiro  – as sublimes graças e privilégios extraordinários que ornam o Imaculado Coração de Maria. 

Essa admirável condição de Nossa Senhora pode ser bem compreendida pelas palavras da Bula Ineffabilis Deus de Pio IX: 'Deus tão admiravelmente a cumulou, muito acima dos espíritos angélicos e de todos os santos da abundância dos carismas celestiais extraídos dos tesouros de Sua Divindade, que a fez possuidora de uma plenitude de inocência e santidade qual não existe abaixo de Deus e que só o próprio Deus pode compreender'.

(Papa Pio IX)

80. Quais são os princípios comuns que associam as devoções ao Imaculado Coração de Maria e ao Sagrado Coração de Jesus?

Há uma íntima e profunda associação entre ambas as devoções, que se conformam numa unidade singular, baseada em três princípios absolutamente similares: o espírito de reparação, a prática da consagração e a certeza do triunfo da Graça. 


Em Paray-le-Monial, Santa Margarida Maria Alacoque, modelo de devoção ao Sagrado Coração, teve sua vida marcada pelas práticas reparadoras. Esse culto de reparação está tão presente na devoção ao Sagrado Coração de Jesus que, naquela ocasião, Jesus pediu a Hora Santa Reparadora das Quintas-feiras, a Comunhão Reparadora na Sexta-feira após a Oitava do Santíssimo Sacramento e instituiu a prática das nove Primeiras Sextas-feiras. 

Em Fátima, esse espírito de reparação é expressamente colocado aos pastorinhos logo na Primeira Aparição:

- Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores?
- Sim, queremos.
- Ide, pois, ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto.

Numa acepção estritamente vinculada às devoções prévias de reparação dadas por Nosso Senhor, Nossa Senhora pediu às crianças e ao mundo a Comunhão Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é expressa primordialmente por um Ato de Consagração pessoal ou pelas famílias, comunidades, povos, nações (como o pedido para a consagração particular da França ao Sagrado Coração de Jesus, feito ao rei Luís XIV em 1689, que não foi cumprido) e até por todo o gênero humano, como proclamado na encíclica Annum Sacrum do papa Leão XIII, em 1899. Em Fátima, tal proposição se repete igualmente: a consagração pessoal, das famílias e das nações ao Imaculado Coração de Maria, com ênfase agora na consagração da Rússia, pedido este que também não foi atendido integralmente.

O triunfo final da Graça é o terceiro elemento comum e focal das duas devoções. Em Paray-le-Monial, Nosso Senhor afirmou a Santa Margarida Maria: 'Não temas nada; vencerei apesar de meus inimigos e de todos os que se opuserem a esta devoção'. A mesma assertiva categórica permeia as revelações de Nossa Senhora em Fátima: 'Por fim o Meu Imaculado Coração triunfará'.

Fátima em Fatos e Fotos é um trabalho do autor do blog e está disponível integralmente na Galeria Digital de SENDARIUM.