sábado, 29 de novembro de 2014

TIPOS DE CRUZES (III)

31. CRUZ MARIANA




Cruz latina, com braço esquerdo alongado e contendo abaixo do mesmo uma letra M maiúscula, referência à Virgem Maria.




32. CRUZ DA LUTA CONTRA O MAL




Cruz latina apoiada sobre uma base em forma de flecha; o conjunto assume o formato de uma espada, simbolizando a eterna luta do bem contra o mal.


33. CRUZ FORJADA



Cruz latina apoiada em base curva, de uso comum nas catacumbas, como elemento de dissimulação junto aos inimigos da fé cristã.




34. CRUZ EM ÂNCORA


Variante da cruz forjada: o arranjo envolve uma cruz latina apoiada sobre um arco com pontas, com o conjunto assumindo a forma de uma âncora, símbolo da esperança cristã.


35. CRUZ EM ÂNCORA (VARIANTE)


Variante da cruz em âncora dotada de um círculo superior, que é associado à figura do papa São Clemente, que, amarrado a uma âncora, foi arremessado ao mar por ordem do imperador Trajano. Por isso, esta cruz é chamada também de cruz de São Clemente.



36. CRUZ SATÂNICA





Cruz com forma de um ponto de interrogação, como que simulando uma dúvida sobre a natureza divina de Nosso Senhor Jesus Cristo.






37. CRUZ DE SANTIAGO


Cruz que é a insígnia da Ordem de São Tiago, fundada em 1160, para proteger os peregrinos em romaria ao Santo Sepulcro. A cruz constitui uma reprodução da indumentária dos cavaleiros da Ordem: uma capa branca com uma cruz vermelha em forma de espada, trazendo flores-de-lis na empunhadura e também nos braços. 



38. CRUZ DE SANTIAGO (VARIANTES)         



39. CRUZ CELTA OU IRLANDESA





Antigo símbolo pagão, a cruz celta tornou-se um emblema da Igreja Cristã, após a conversão dos celtas ao Cristianismo.






40. CRUZ IÔNICA


Variante da cruz celta, introduzida na Irlanda por São Columbano, um monge missionário do século VI que, mais tarde, fundou um mosteiro na Ilha de Iona (Escócia), pelo que passou a ser conhecida como cruz iônica.


41. CRUZ PRESBITERIANA




Variante da cruz celta, utilizada como símbolo da Igreja Presbiteriana.



42. CRUZ COPTA OU GNÓSTICA


Com a introdução do Cristianismo ao longo do Vale do Nilo, os novos cristãos (chamados coptas) incorporaram um típico elemento pagão dos antigos egípcios (círculo vazio ou com quadrantes, símbolo do deus-sol) como uma nova versão da cruz cristã.


43. CRUZ DA VITÓRIA OU DAS ASTÚRIAS


Estandarte da vitória das forças cristãs contra os muçulmanos na batalha de Covadonga, esta cruz constitui o símbolo do Reino das Astúrias (visigodos cristãos), primeira região da Península Ibérica a se libertar da invasão dos mouros e que se tornou o centro do processo da Reconquista Cristã de toda a região. Trata-se de uma cruz de madeira totalmente encrustada de ouro e pedras preciosas e de bordas torneadas (com arranjos diversos, comportando inúmeras variantes). As letras gregas, alfa e ômega, como pendentes da cruz, fazem referência a Deus, princípio e fim de todas as coisas. 


44. CRUZ VISIGODA OU DOS ANJOS


Variante da cruz da vitória utilizada pelo Reino de Oviedo. Os braços da cruz assumem forma trapezoidal, sendo também encrustados de ouro e pedras preciosas. Estas cruzes e suas variantes, quando usadas em procissões e festas religiosas, eram chamadas de votivas.


45. CRUZ HERÁLDICA OU DE SÃO JORGE


Cruz vermelha quadrada cujos braços são circunscritos por um escudo, de formato retangular na parte superior e circular na parte inferior, de uso generalizado na heráldica (símbolos de brasões ou escudos).