sábado, 19 de outubro de 2013

NOS TEMPOS DO ANTICRISTO

Nos tempos do Anticristo, a Igreja de Deus sobre a terra, como podemos bem imaginar, verá reduzido enormemente o número aparente de seus fiéis, devido à aberta deserção aos poderes deste mundo. Esta deserção começará por uma indiferença a toda forma de cristianismo, sob a aparência de uma tolerância universal. Mas tal tolerância não procederá de um verdadeiro espírito de caridade e de indulgência, mas de um projeto que visa minar o Cristianismo por meio da multiplicação e fomento de seitas. Esta pretensiosa tolerância irá muito além de uma justa tolerância, inclusive no que diz respeito às diferentes denominações cristãs. 

Pois os governos tenderão a ser indiferentes a todas [as igrejas] e não darão proteção preferencial a nenhuma. Todas as igrejas estabelecidas serão colocadas de lado. Da tolerância às mais pestilentas heresias, passarão logo à tolerância ao islamismo, ao ateísmo e, por fim, à perseguição explícita à verdade do Cristianismo. Nesses tempos, o Templo de Deus se verá praticamente reduzido à Sancta Sanctorum, isto é, ao pequeno número dos verdadeiros cristãos que adoram o Pai em espírito e em verdade e que se regem estritamente por sua doutrina e culto, e toda a sua conduta pela Palavra de Deus. Os cristãos meramente de nome abandonarão a profissão da verdade quando os poderes do mundo o façam. 

Penso que este trágico sucesso está ilustrado pela ordem de São João de medir o Templo e o Altar e de permitir que o átrio [as igrejas] fosse pisoteado pelos gentios. Os bens do clero serão entregues à pilhagem, o culto público será insultado e desdenhado pelos desertores da fé que uma vez professaram, ainda que não possam ser chamados apóstatas porque nunca foram sinceros em sua profissão [de fé]. Esta não terá sido mais do que a condescendência com os modismos e a autoridade pública. No fundo, foram sempre o que agora demonstram ser: pagãos.

Quando esta deserção geral da fé tiver lugar, então começara o ministério das 'duas testemunhas vestidas de saco' (Ap 11,3) [profetas Elias e Henoc]. Não haverá nada de esplendor na aparência externa de suas igrejas, não terão apoio dos governos; não terão honrarias; nem recursos, nem imunidades, nem autoridade; somente terão aquela [autoridade] que nenhum poder humano pode arrebatar e que eles receberam dAquele que lhes deu a outorga de ser Suas Testemunhas.

Oxford , na festa de São Pedro, 1838.

(Post Scriptum da obra 'Quatro Sermões sobre o Anticristo', de John Henry Newman)