sábado, 15 de junho de 2013

O MANUSCRITO DO PURGATÓRIO (II)


O MANUSCRITO DO PURGATÓRIO

PARTE III - 1875

Fevereiro de 1875: 'Observe com cuidado sua vida interior. Guarde todos os seus pequenos problemas apenas para Jesus. Ele é capaz de fazer tudo para atrair você até Ele. Sua vida deve ser feita de atos interiores incessantes de amor e de mortificação, mas só Deus deve saber disso. Não busque fazer nada de extraordinário: vida oculta, mas profundamente unida a Jesus. Jesus quer que você O ame de maneira única. Se você não colocar nenhum obstáculo no caminho, Ele dará a você graças extraordinárias que ainda não concedeu a ninguém. Ele lhe ama de uma forma especial. Você ainda não percebeu isso? Cabe a nós adorarmos Seus projetos sem procurar entendê-los. Ele é o Senhor que pode fazer com as as almas o que Ele deseja. Seja sempre muito humilde. Leve uma vida de escondimento. Não se ocupe de nada, a não ser daquilo que convém à sua própria santificação.

Você não deve conversar muito com N. Ela é muito expansiva e loquaz. Não é isso que Deus quer de você. Não é certo desconfiar assim de Jesus. Ele busca lhe dar tudo; esteja certa disso... tudo que tem sucedido é permitido por Ele... Ama muito a Deus. Quão felizes são as almas que possuem esse tesouro! A grande penitência pessoal de sua vida não será a ausência de Jesus, mas sim, uma grande dor pelos pesares dados a Ele no passado, pesares causados pela sua impotência de amá-Lo como você deseja, em retribuição à superabundância de graças que Ele derramou e ainda há de derramar sobre você.

Você pode levantar-se às 04:00 e deitar-se na mesma hora que as demais irmãs, a menos que você esteja muito doente. Eu lhe asseguro que você não passará mal por isso. Meia hora faz pouca diferença e contribui para a sua edificação. Não reclame de ninharias, nem mesmo para a Superiora. Guarde seus pequenos sofrimentos para si mesma e para Jesus, a quem você deve dizer tudo. Não fique muito preocupada com sua saúde. Deus sempre lhe dará as forças suficientes para poder servi-Lo'.

14 de maio de 1875:  'Durante o seu retiro, tenha a intenção de não perder nenhuma das graças que Deus lhe concede e estar sempre atenta ao impulso de tais graças, de ter um grande espírito de fé e um grande  recolhimento. Há muito tenho lhe falado isso.  Você deve estar sempre, em todas as suas ações, recolhida em si mesma como está durante a Ação de Graças após a Comunhão. Agradeça a Deus por todas as graças que Ele lhe tem concedido e por aquelas que você recebe a cada dia. Pensa nisso a cada manhã, ao final de sua meditação. Rogue também pelo que eu lhe disse ontem. . . Nunca faça nada sem recolher-se por um instante e sem pedir o conselho de Jesus em seu coração. . . Ó é claro que eu amo muito a Deus, porque é assim que uma alma é purificada e é assim, à medida que se aproxima do Céu, também o seu amor vai aumentando gradualmente. Pense frequentemente no amor de Deus por você  e seja muito fiel às inspirações da graça. Comece cada dia como se você não tivesse ainda feito nada e sem nunca desanimar'.

18 de maio de 1875: 'Como é pequeno o número de verdadeiras religiosas que realmente têm o espírito da sua vocação. É cerca de uma em cinquenta! Você deve estar, a todo custo, entre estas privilegiadas. Quão grande é a responsabilidade de uma Superiora, da mestra de noviças, de uma instrutora! Que contas deverão prestar a Deus!

À medida em que eu me for libertando, você vai me ouvir mais claramente. Quando estiver completamente libertada, eu serei um segundo anjo da guarda para você, mas um anjo que você poderá ver. A Madre N.  ainda está no purgatório, porque ela introduziu várias pessoas na comunidade que não estavam de acordo com a nossa vocação, que causaram relaxamento. É uma grande ciência ser capaz de discernir espíritos. Se maiores cuidados fossem tomados em receber os candidatos à vida religiosa, ter-se-ia menos problemas nas comunidades'.

20 junho de 1875: 'O Bom Deus não pede mais do que o coração pode dar. Ele somente quer morar em nossos corações. A fim de obter graças para si ou para a comunidade, você deve renunciar a si mesma desde a manhã até à noite, em nenhuma coisa buscar a si mesma, fazer tudo de forma oculta dos olhos das criaturas. Que somente Deus veja todos os seus pequenos sacrifícios diários; somente Ele, você entende?

É Deus quem permite que você sinta pesar por muitas coisas, de modo que, por meio de tais coisas,  você obtenha méritos. Atente para isso e cuida de não perder nada. Sim, é verdade, em certo sentido, que Jesus é mais glorificado quando Ele é honrado por alguém que nem sempre foi Seu amigo. Quanto a você, está perturbada por Deus a ter escolhido para servir a Seus desígnios, apesar de sua frágil espiritualidade. Por isso, então, você deve sacrificar-se e imolar-se mais, em troca.

Você sabe por que Deus não pode conceder-lhe agora as graças que você está pedindo a Ele? É porque você não tem suficiente confiança nEle, da mesma forma que você esquece facilmente as muitas e grandes graças que Jesus lhe concedeu. Ele segue você de manhã à noite, e você O evita o mais que pode. Não lhe é apropriado tratar Deus assim, especialmente depois que Ele foi tão bom com você. Busque a cada momento olhar para si mesma, examinar seu coração para ver como agradar a Deus. Considera outras vezes se você está fazendo alguma coisa que pode causar-Lhe dor. Isso é que atrairá sobre você sempre mais o olhar bendito de Jesus. Você deve amar muito a Deus para que logo Ele possa fazer do seu coração uma agradável morada para que Ele possa, por assim dizer, repousar. Você deve conseguir que o próprio Jesus lhe diga todos os seus sofrimentos, que cada dia o mundo inflige a você. Da sua parte, Ele lhe pede que você demonstre um amor capaz de consolá-Lo'.

14 de agosto de 1875: 'Deus não quer que você escute a si mesma. Tenha confiança nEle, não lhe disse isso muitas vezes? Será que Ele não lhe pode dar, apesar de sua debilidade, as forças necessárias para servi-Lo? Por que você desconfia assim de Seu poder e de Sua bondade?'

15 de agosto de 1875: 'Sim, temos visto a Virgem Santíssima; Ela voltou para o céu com muitas almas, mas eu ainda estou aqui. Você sente o calor? Ai de mim! Se você soubesse o que é o fogo do Purgatório comparado ao seu! Uma breve oração nos faz tanto bem! É como um copo de água fria dado a uma pessoa sedenta.

Ama a todos, mas não coloque sua confiança inteiramente em ninguém, porque Jesus quer ser seu grande confidente. Tudo por Ele e para Ele somente. Realize todas as suas ações na presença de Deus, como eu tantas vezes lhe disse. Consultá-lo antes de tudo o que você faz ou diz. Deixe sua vida ser de fé e amor... Não faça nada para se distinguir. Sem ofender a ninguém, evite a companhia daqueles irmãs que são muito expansivas ou que faltam com a caridade. Esqueça de si mesma. Não exponha a sua opinião, a menos que seja instada a fazê-lo. Ocupe-se somente daquele objeto que deve constituir o impulso de toda a sua vida: Jesus! Sim, Jesus, de manhã até a noite e de noite até de manhã!'

20 de agosto de 1875 (Retiro): 'Infelizmente, eu sofro mais do que a punição habitual por ter abusado de muitas graças durante a minha vida. Realiza todos os seus atos na presença de Deus, sem procurar agradar a ninguém. Ele não vai te deixar em paz até que você tenha atingido tal estado de desprendimento de todas as coisas, até você dar a Ele e a Ele somente toda a sua atenção. Você deve ser um exemplo vivo para o resto de sua comunidade. Cada um, ao ver a sua vida, deve ser capaz de dizer: 'Esta é a regra.' Mais é exigido de você. Você deve ser, por assim dizer, um outro Jesus. Isso quer dizer que, na medida do possível, você deve reproduzir em sua conduta a vida de Jesus'.

7 de setembro de 1875: 'Embora sumamente grande, Deus Todo-Poderoso não hesita em acercar-se à alma que O ama, mesmo nos menores detalhes que dizem respeito a ela. Quanta bondade! Por outro lado, não é verdade que nossa alma tem segredos que somente Deus compreende e que somente podem ser ditas a Ele?'

08 de setembro de 1875: 'Deus permite que algumas almas possam atingir um grau notável de ternura de coração, enquanto outros não experimentam grande emoção. Tudo isso faz parte de seus desígnios. No caso daqueles que são mais capazes de amá-Lo, Ele reserva um lugar especial para Si mesmo em seus corações para que derramem todo este amor em Seu coração adorável. Ele é o Senhor e dá a cada um o que Lhe aprouver. Ele tem certa predileção por algumas almas; você é uma delas.

Eu sofro mais à noite enquanto você descansa. É verdade que levo sempre comigo as dores do purgatório mas, de dia, porque me foi concedido acompanhá-la em todos os lugares, sofro um pouco menos. Tudo isso é permitido pelo Bom Deus'.

07 de novembro de 1875: 'Pondere bem o que eu vou lhe dizer: Seja muito vigilante interiormente em tudo o que você fizer. Pergunte a si mesma, a cada hora, se Deus está satisfeito com você, porque você deve buscar a santidade. Sim, é verdade, com a Graça Divina, você pode tudo. Reconheça-se indigna de receber estas graças mas, não obstante, atue!'.

08 de dezembro de 1875: 'Ame a Deus intensamente. Não tenha medo de sofrer. Confie nEle, nunca em si mesma. Morra para si mesma de manhã até à noite. . . Não respire e nem viva a não ser por Jesus Cristo. Somente Deus deve ser seu confidente. Não lamente nada, a não ser com Ele. Seja completamente  escondida aos olhos do mundo. Às vezes, você vai ficar doente, muito doente, mas você deve aparentar estar bem, porque Deus deseja ser a única testemunha do que se passa com você. Você vai aprender que você e seu amor a Deus serão uma coisa só. Se você fizer como Deus deseja, ou seja, ser vigilante sobre si mesma de forma a não perder nenhuma das suas graças, Ele vai comunicar-se com você de uma forma especial.

Você causa pesar a Deus quando você não pensa nEle. Imagine uma relação de amigos. Entre eles, muitas vezes um é preferível aos demais, um que se compreende melhor, um a quem não se oculta nada. Se este  amigo percebe que não lhe prestamos atenção, que não falamos com ele, que nem sequer mostramos a ele como ele é nosso amigo especial, certamente ele sentirá um grande pesar por isso. Assim é que Deus atua em relação a nós. Ele certamente tem um grande amor por muitas almas mas, como eu lhe disse muitas vezes, que mesmo você não merecendo este amor como tantas outras, Ele tem por você um amor especial. Por esta razão, a sua indiferença produz nEle maior pesar quando Ele espera o amor recíproco do seu coração, para inundá-lo com as Suas graças. Deus é sensível a todas as suas ações e deseja ardentemente que você pense nEle em tudo, apesar das suas muitas ocupações. Antes de falar o que é necessário com as pessoas, você deve primeiro olhar para Ele. Em uma palavra, você deve viver e respirar somente por Ele; estas são as suas ordens e e Ele é o Senhor de suas ações no que Lhe aprouver'.

12 de dezembro de 1875: 'Deus quer que, antes de você ir fazer a adoração perpétua (na capela), a faça em seu coração. Você me compreende. Você também deve acostumar-se a fazer frequentemente a comunhão espiritual. Nestas disposições, você vai obter frutos mais abundantes e salutares (no seu caminho para a santificação)'.

30 de dezembro de 1875: 'Nunca peça nada para a sua própria saúde; no entanto, não recuses o que lhe é concedido. Você não deve aparentar-se diferente em nada'.