domingo, 9 de junho de 2013

'LEVANTA-TE!'

Páginas do Evangelho - Décimo Domingo do Tempo Comum


Neste domingo, o Evangelho nos narra o encontro singular de Jesus com o cortejo fúnebre do filho único de uma viúva, à entrada da cidade de Naim, pequena cidade da Galileia: 'Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva' (Lc 7,12). O texto bíblico fala em duas grandes multidões: a que acompanhava Jesus celebrava o Senhor da Vida; a que seguia o cortejo pranteava a morte. Duas multidões, dois sentidos, um encontro: evento que vai proporcionar uma das mais extraordinárias manifestações da glória de Deus em Cristo.

Diante da morte, o último inimigo a ser vencido, o Senhor antecipou sua vitória. Movido pela misericórdia e pela compaixão, Jesus consola a viúva, compadecido pela sua dor tamanha; 'Não chores!' (Lc 7,14). Naquele momento tremendo, as duas multidões se calaram, o cortejo parou, parou o tempo dos homens. Jesus aproximou-se e tocou o caixão aberto. E, como o Filho do Deus Vivo, falou para ser ouvido pelos vivos e pelo morto: 'Jovem, eu te ordeno, levanta-te!' (Lc 7,14). Mais tarde, Jesus há de confirmar com palavras definitivas o seu gesto de agora: 'Eu sou a Ressurreição e a Vida!' (Jo 11, 25). A vitória sobre a morte é uma ordem de absoluta natureza divina: Levanta-te!

E o que estava morto recuperou a vida; e a viúva que chorava dolorosamente a perda do filho único, chorou certamente de júbilo incontido; a multidão agora estremecia de espanto uma vez tornados testemunhas oculares de um prodígio da graça de Deus. E, entre a estupefação e o impacto de um contato tão estreito com o sobrenatural, compreenderam a dimensão do episódio e glorificaram extasiados a Revelação de Deus manifestada de forma tão singular diante de tantos homens. E aquele evento extraordinário foi proclamado pela Judeia inteira!

Jesus assume a ressurreição do filho único da viúva, como prerrogativa de salvação de todos os seus filhos, chamados à vida pela graça de Deus, amados e tangidos pela infinita misericórdia do seu Coração Divino. Ele quer sempre nos encontrar pelos caminhos de nossas vidas tortuosas e claudicantes, quer enxugar toda lágrima e aliviar todo nosso sofrimento, quer nos impelir a uma vida de graça e santificação, quer nos livrar de todo mal, do pecado e da morte eterna. Jesus espera por nós em muitos caminhos e nos tira do chão de nossa fragilidade humana vezes sem conta, esperando o nosso sim fiel e definitivo: 'Levanta - te!'.