61. CRUZ POTENÇADA
Distingue-se da cruz transversa por não incluir simplesmente remates transversais, mas por ser uma cruz de natureza composta, formada pela justaposição pela base de quatro cruzes em forma de Tau (símbolo 8). Esta simbologia representa comumente os quatro cantos do mundo (pontos cardeais), domínio correspondente à expansão e à difusão do catolicismo e, por isso, muito utilizada nas cruzadas.
62. CRUZ DAS CRUZADAS (VARIANTE)
Cruz potençada incluindo quatro pequenas cruzes gregas ou quadradas (símbolo 6) nos espaços internos, simbolizando a difusão dos quatro evangelhos pelo mundo; outra interpretação associa as 5 cruzes (as quatro internas e a cruz potençada) às cinco chagas de Jesus Cristo no calvário. Diferentes cores simbolizam diferentes nações envolvidas nas cruzadas.
63. CRUZ DAS CRUZADAS (VARIANTE)
Variante da cruz anterior em que as quatro cruzes internas também são cruzes potençadas e não quadradas.
64. CRUZ VERMELHA
Cruz quadrada espessa e preenchida em vermelho, adotada como símbolo pela Cruz Vermelha Internacional, sociedade destinada à assistência humanitária às pessoas afetadas por guerras, conflitos ou desastres naturais.
66. CRUZ ENQUADRADA
67. CRUZ VAZADA
68. CRUZ DIVERGENTE (PATÉ)
Cruz estilizada, em que os braços são encurvados (símbolo do martírio do calvário) na forma de lentes divergentes, ou seja, mais delgados no centro e mais espessos nas bordas (extremidades na forma de patas); utilizada comumente como sinal de distinção de diferentes ordens de cavaleiros, como os templários por exemplo.
69. CRUZ DIVERGENTE (VARIANTE)
70. CRUZ DIVERGENTE (VARIANTE)
71. CRUZ DIVERGENTE (VARIANTE)
72. CRUZ DIVERGENTE CIRCULAR