terça-feira, 2 de maio de 2023

OS GRANDES SINAIS PRECURSORES DO JUÍZO FINAL (I)


Statim autem, post tribulatimem dierum illorum, sol obscurabitur, et luna non dabit lumen suum

'Logo após esses dias de tribulação, o sol escurecerá, a lua não terá claridade, cairão do céu as estrelas e as potências dos céus serão abaladas' (Mt 24, 29)

Introdução

Terríveis são os sinais precursores do dia do Juízo Final, o último dia do mundo. Haverá muitos destes sinais e alguns surgirão muito tempo antes, enquanto outros somente serão manifestos nos tempos imediatos da catástrofe final. Do primeiro tipo, estão aqueles que já conhecemos e experimentamos, como a destruição da nação judaica: um povo agora sem fé, reinado ou comunidade; a conversão dos pagãos à verdadeira religião, que já foi pregada e propagada em todas as partes do globo; a perseguição da Igreja por tantos hereges que atuaram como precursores do Anticristo; além destes, vimos guerras, fomes, pestilências, terremotos, o aumento da maldade e do pecado, homens esfriando no amor de Deus, a falta de reverência a Deus nas igrejas e nos sacerdotes e superiores espirituais e ainda a queda do império romano, como faz menção o apóstolo São Paulo, de acordo com Tertuliano, São Jerônimo e São Cirilo. 

Todos esses são sinais da aproximação do fim do mundo e do terrível dia do julgamento. São João escreve em sua primeira epístola: 'Filhinhos, esta é a última hora'¹. Eles são, como nos falam Santo Ambrósio e São Crisóstomo, a doença da terra que precederá a sua morte: 'porque estamos nos momentos de morte do mundo e certas doenças do mundo devem vir antes². Uma doença do mundo é a fome, uma doença do mundo é uma praga, uma doença do mundo é guerra e perseguição; por essas coisas, Deus nos lembra que está se aproximando o fim, para que não nos apeguemos muito a nada desse mundo. Outros sinais da vinda do último dia, além da queda do império romano, são o advento do Anticristo e os terríveis presságios no sol, na lua e nas estrelas, e a angústia de todas as nações da terra, sobre as quais lemos no Evangelho de hoje. Esta última classe de sinais tratarei como tema, meus queridos irmãos, hoje e durante o Advento e tentarei, com a ajuda de Deus, deduzir deles alguma doutrina moral para o nosso proveito. Começo hoje com a vinda e a tirania do Anticristo. 

Plano do Discurso

Quem será o Anticristo e o que ele virá a fazer no mundo? Isso explicarei nesta primeira parte. Quais devem ser os nossos pensamentos sobre isso? Esta será a lição de moral da segunda parte. Dá-nos a tua luz e graça, futuro Juiz dos vivos e dos mortos, Cristo Jesus; isto vos pedimos pelos méritos da Vossa Mãe Maria e pelas orações de nossos santos anjos da guarda.

Primeira Parte

Quem é então o Anticristo? De que natureza ele deve ser? Na Escritura, o Espírito Santo nunca lhe dá um nome próprio porque, como diz Santo Irineu, Ele não quis mencionar o nome de um homem tão mau; portanto, Ele o chama apenas de Anticristo, ou seja, aquele que se opõe a Cristo em tudo. O profeta Daniel o chama de 'animal medonho, pavoroso e de uma força excepcional'³. São Paulo o chama de homem do pecado, todo vício e maldade: 'homem do pecado, filho da perdição'⁴. Em todo caso, ele será um homem da mesma natureza que nós, criado por Deus para o mesmo fim e com graças e os meios suficientes para salvar sua alma, se ele o quisesse. De acordo com a opinião de Santo Agostinho e São João Damasceno, esse homem perverso deve ser fruto de relações sexuais adúlteras e, como diz São Jerônimo e São Gregório, nascerá da tribo judaica de Dan na Babilônia e será criado secretamente por feiticeiros e bruxas. É fácil imaginar o tipo de treinamento que ele provavelmente receberá desse tipo de mestres.

Quando tornar-se um homem, esconderá sua maldade e astúcia sob uma máscara de hipocrisia e aparente santidade; será muito zeloso pela lei de Moisés e fingirá desprezar todas as coisas terrenas, ser inimigo da idolatria e devoto das Sagradas Escrituras. Embora vá chafurdar em todos os tipos de impureza, externamente condenará o adultério e o condenará como o maior dos crimes e será muito caridoso para com os pobres; em uma palavra, ele terá uma tal aparência de virtude que muitas nações desejarão tê-lo como seu rei. Acima de tudo, diz Santo Antônio, ele tentará persuadir o povo de que tudo o que os profetas disseram sobre o Messias deverão se cumprir em sua pessoa. Assim, ele atrairá para si os judeus em grande número, e eles logo o olharão e o adorarão como o tão esperado Messias, quando perceberem que ele se opõe a Cristo e à lei cristã, em defesa da lei judaica e suas cerimônias, bem como poderão lucrar muito com ele no poder.

Uma vez elevado a uma posição destacada no mundo e tendo assegurado um grande número de seguidores, então esta serpente perversa começará a cuspir o seu veneno e a espalhar a sua autoridade sobre o mundo por meio de astúcia, promessas e força das armas. Além de turcos, pagãos e judeus, ele atrairá para o seu lado, sob a sua autoridade, um número incontável de cristãos, atraídos pelas promessas de riquezas, honras, dignidades e prazeres sensuais que colocará à disposição de todos os seus seguidores, como diz o profeta Daniel: 'ele lhes conferirá autoridade sobre numerosos vassalos e lhes distribuirá terras em recompensa'⁵. E, além dos imensos recursos dos países conquistados, terá a ajuda do diabo que, por permissão divina, descobrirá para ele minas de ouro e prata, e tesouros escondidos no mar: 'E ele terá poder sobre os tesouros de ouro e de prata e todas as coisas preciosas'⁶. Que isca atraente será para atrair os filhos vaidosos, ambiciosos e gananciosos do mundo, já tão dispostos a se agarrar a essas coisas! Como eles poderão resistir a esta sedutora e poderosa tentação?

Mas quando o Anticristo encontrar almas virtuosas que não se deixarão desviar do amor de Deus por promessas, lisonjas, carícias, dinheiro, honras ou prazeres, então usará contra elas outra arma terrível, na forma de torturas que o tirano mais cruel nunca sequer pensou: 'haverá então uma grande tribulação' -  diz Nosso Senhor no Evangelho - 'como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá'⁷. De modo que mesmo muitos servos justos e piedosos de Deus cederão sob a pressão das torturas e negarão o seu Deus. 'E foi-lhe dado' - diz São João no Apocalipse, falando da terrível besta, com a qual ele quis dizer o Anticristo - 'fazer guerra aos santos e vencê-los. E foi-lhe dado poder sobre toda tribo, povo, língua e nação'⁸. Isso para que ele vença até os santos, alguns segundo o corpo pelo martírio, torturando-os e matando-os; e outros, o que é muito mais deplorável, de acordo com a alma, forçando-os com tormentos cruéis a negar Jesus Cristo e sua fé. Não haverá escolha simples entre suportar torturas intoleráveis ​​e abandonar a verdadeira religião ou morrer de fome e penúria em cavernas e desertos.

Tudo o que poderia encorajar um cristão piedoso e consolá-lo em tal tribulação será então removido; pois esta besta cruel em seu orgulho ousado se estabelecerá como o verdadeiro Deus e reivindicará ser adorado e ter igrejas construídas em sua honra. 'E o rei fará conforme a sua vontade' - diz o Profeta Daniel - 'ele será exaltado e se engrandecerá acima de qualquer deus'⁹. Todos os templos consagrados a Nosso Senhor serão demolidos e profanados, as imagens sagradas serão destruídas e os livros sagrados queimados; todos os pregadores e sacerdotes serão eliminados e o uso dos santos sacramentos e a celebração da missa serão totalmente abolidos: 'Tropas sob sua ordem virão profanar o santuário, a fortaleza; farão cessar o holocausto perpétuo e instalarão a abominação da desolação'¹⁰.

Essas são as palavras do Profeta Daniel. Assim, por cerca de quatro anos, durante a duração do reinado do Anticristo, a celebração pública do santo sacrifício não será tolerada em nenhum lugar do mundo; nem a visão de um único crucifixo haverá para que alguém possa se consolar em suas tristezas. Ele dará aos seus seguidores um sinal, que deverão usar na testa ou na mão direita e qualquer homem sem este sinal não poderá comprar ou vender coisa alguma ou fazer qualquer negócio; este sinal será dado pelas palavras blasfemas: Nego Jesum – 'Nego Jesus'. Ó verdadeiramente merecedores de compaixão serão os cristãos que viverão nesses tempos difíceis! O que será deles? E quão claramente verão as palavras de Nosso Senhor realizadas: 'Muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos'¹¹. 

E este será o caso especialmente quando o Anticristo recorrer ao terceiro e mais poderoso meio que ele deve utilizar para confirmar a sua falsa doutrina; pois, como São João testifica dele, ele deve, por meio de bruxaria e feitiçaria, realizar incontáveis ​​milagres e coisas portentosas: 'Realizou grandes prodígios, de modo que até fez descer fogo do céu sobre a terra, à vista dos homens e seduziu os habitantes da terra com os prodígios que lhe era dado fazer'¹². E não apenas ele, mas também seus servos e seguidores terão o poder de operar esses falsos milagres. Nosso Senhor já nos avisou sobre isso, conforme lemos no Evangelho: 'Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios'¹³. Quantas almas serão perdidas quando este grande e terrível monarca, tão poderoso aos olhos do mundo, na presença dos cristãos - como diz Santo Hipólito - purificar os leprosos, curar os paralíticos, libertar os possuídos pelo demônio e até mesmo aparentemente ressuscitar os mortos para a vida, com todos estes curados o adorando como o verdadeiro Deus! 

Como será quando ele ordenar que o sol fique parado nos céus e isso acontecer sob o seu comando? Quando ele invocar grandes tempestades do mar e as acalmar em seguida? Quando - como diz Lactantius - ele fizer crianças de tenra idade, animais e até mesmo imagens sem vida gritarem que tudo o que Jesus Cristo ensinou é falso, que Ele não é o Filho de Deus, mas um traidor que está condenado para sempre? Quando ele invocar fogo do céu para consumir aqueles que o confrontam, como o profeta Elias fez nos tempos antigos; quando queimar sacrifícios em sua honra ou dar a seus discípulos línguas de fogo, para que possam falar todas as línguas, tal como os apóstolos quando receberam o Espírito Santo na forma de línguas de fogo? Como será quando - de acordo com o testemunho de Alberto, o Grande - ele aparentar morrer para voltar à vida após três dias e depois ser levado pelos demônios para o céu? Como será quando legiões desses demônios disfarçados de anjos de luz o assistirem e servirem, de forma visível, e cantarem hinos de louvor em sua honra, como se ele fosse o verdadeiro Deus e o prometido Salvador do mundo? 

'Alas!' [expressão latina de pesar, algo como 'Ai de mim!'] - exclama São Gregório - imaginando como devem ser aqueles tempos terríveis, 'quão severa provação será para a mente humana!'¹⁴. E de fato será tão grande que, se possível, os eleitos seriam enganados por ele, como nos diz Nosso Senhor: 'A ponto de enganar (se possível) até os eleitos'¹⁵. Assim o Anticristo vai atrair para o seu lado quase todo o mundo: os ímpios e os ávidos por riquezas, honras e prazeres; os piedosos e tementes a Deus pelos tormentos intoleráveis ​​que lhes serão infligidos; os simples e incautos pelos maravilhosos sinais e prodígios que realizará. 'Se aqueles dias não fossem abreviados, criatura alguma escaparia'¹⁶. 

Seu reinado durará três anos e meio, após os quais este homem cruel se elevará no ar, no Monte das Oliveiras em direção ao céu e então, como dizem alguns, Nosso Senhor o atingirá com um raio ou, como outros sustentam, ordenará que seja arremessado à terra e o seu corpo e a sua alma atirados então para o abismo do inferno: 'Então, o tal ímpio se manifestará. Mas o Senhor Jesus o destruirá com o sopro de sua boca e o ani­quilará com o resplendor da sua vinda'¹⁷. Aí está, meus queridos irmãos, uma breve descrição do Anticristo como anúncio e precursor do último dia terrível do julgamento, de acordo com os profetas, apóstolos das Sagradas Escrituras e com os santos Padres e a Tradição da Igreja. O que você acha disso? Que lição devemos tirar de tudo isso para o bem de nossas almas? Isso é o que veremos na Segunda Parte.

1. Filioli, novissima hora est (1Jo 2, 18).
2. Quia in saeculi sumus, praecedunt quaedam aegritudines mundi (S. Ambr. L. 10, cf  Lc 17).
3. Bestia terribilis, atque mirabilis, et fortis nimis (Dn 7,7)
4. Homo peccati, filius perditionis. (2Ts 2,3).
5. Multiplicabit gloriam, et dabit eis potestatem in multis, et terram dividet gratuito (Dn 11,39).
6. Et dominabitur thesaurorom auri et argenti, et in omnibus pretiosis (Dn 11, 43).
7. Erit enim tunc tribulatio magna, qualis non fuit ab Initio mundi, usque modo, neque fiet (Mt 24, 21).
8. Et est datum illi bellum facere cum sanctis, et vincere eos; et data est illi potestas in omnem tribum, et populum, et linguam, et gentem (Ap 13,7).
9. Et faciet juxta voluntatem suam rex; et elevabitur et magnificabitur adversus omnem deum (Dn 11, 36).
10. Et brachia ex eo stabunt, et polluent sanctuarium fortitudinis; et auferent juge sacrificium, et dabunt abominationem in desolationem (Dn 11, 31)
11. Multi sunt vocati, pauci vero electi (Mt 20, 16).
12. Et fecit signa magna, ut etiam ignem faceret de caelo descendere in terram in conspectu hominum. Et seduxit habitantes in terra, propter signa, quae data sunt illi facere (Ap 13, 13-14).
13. Surgent enim pseudo Christi, et pseudoprophetae, et dabunt signa magna, et prodigia (Mt 24, 24).
14. Quae erithumanae mentis illia tentatio! (S. Greg. L. 32. Moral. c. 13).
15. Ita ut in errorem inducantur (si fieri potest) etiam electi (Mt 24, 24).
16. Et nisi breviati fuissent dies illi, non fieret salva omnis caro (Mt 24, 22).
17. Et tunc revelabitur ille iniquus, quem Dominus Jesus interficiet spiritu oris sui (2Ts 2,8).

(Excertos da obra 'Sermons on the Four Last Things' - Sermon 26, do Rev. Francis Hunolt /1694 -1746/, tradução do autor do blog)