terça-feira, 7 de março de 2023

TESOURO DE EXEMPLOS (207/209)


207. NÃO ACREDITAVA NA ALMA

Herbois, amigo íntimo do famoso Robespierre, ambos homens sanguinários, atacava com fúria a existência de Deus e a imortalidade da alma. Foi desterrado em 1795. No desterro, foi acometido de uma febre violenta que o consumia. Com grandes gritos pedia a Deus (ele que dizia não existir Deus) que o socorresse. 

Um soldado, a quem pervertera com suas conversas ímpias, perguntou-lhe:
➖ Olhe; como é que há alguns meses o senhor zombava de Deus e da alma?
➖ Amigo, quem mentia pela boca não era a cabeça, mas o coração. 
E horrorizava aos que o ouviam, gritando:
➖Meu Deus! Meu Deus! Não posso esperar o perdão de minhas maldades? Envia-me quem me console...

Era tão horrível a agonia, que correram a chamar um padre para que o confessasse; mas, quando chegou o padre, o infeliz já estava morto. E o corpo daquele que vivera como animal, foi devorado pelos animais, para os quais não existe outra vida.

208. UMA CONTRARIEDADE QUE SALVA A VIDA

São Francisco de Sales embarcou um dia para Veneza. Naquele navio estava também uma dama distinta com o seu séquito. Ao ver a dama que o santo bispo viajaria no mesmo navio, irritada, insultou-o e exigiu com ameaças que ele ficasse em terra. 

Os companheiros do santo também se irritaram; ele, porém, cheio de mansidão e doçura, desceu da nau, dizendo: 'Neste mar são muito frequentes as tempestades. Quem sabe se não está alguma muito próxima!' A embarcação pôs-se então a caminho. Poucas horas depois, chegava ao santo a notícia de que o navio fôra engolido pelas águas.

209. DANDO A VIDA POR SUAS OVELHAS

Era em 1849. Os canhões retumbavam espantosamente pelas ruas de Paris; uma revolução do povo contra o exército enchia a cidade de ruínas e de ódios, e regava as ruas com sangue humano. Um homem de aspecto venerando, com o rosto transfigurado de dor, apareceu entre os mortos e feridos e exclamou com acento de caridade e aflição: 'Meus filhos, basta! Paz! Paz!'

Ao surgir aquela figura e ao ouvir aquela voz, cessou o fogo; os feridos perguntavam: 'Quem é este homem?' Naquele instante ouve-se uma descarga. Aquele homem caiu ferido e o seu sangue escorreu do seu peito. As suas últimas palavras foram: 
➖ Meu Deus, que o meu sangue seja o último que se derrame aqui.

E assim foi. Cessou a luta. Aquele homem era o arcebispo de Paris, Mons. Affre; era o Pastor que dava a vida pelas suas ovelhas.

(Excertos da obra 'Tesouro de Exemplos', do Pe. Francisco Alves, 1958; com adaptações)