sexta-feira, 24 de maio de 2019

SOBRE OS SACRAMENTOS

'E como o corpo humano nos aparece dotado de energias especiais, com que provê à vida, saúde e crescimento seu e de todos os seus membros, assim o Salvador do Gênero Humano providenciou admiravelmente ao seu Corpo Místico, enriquecendo-o de sacramentos que, com uma série ininterrupta de graças, amparam o homem desde o berço até ao último suspiro e, ao mesmo tempo, proveem abundantissimamente as necessidades sociais da Igreja. 

Com efeito, pelo Batismo, os que nasceram a esta vida mortal, não só renascem da morte do pecado e são feitos membros da Igreja, senão que, assinalados com o caráter espiritual, tornam-se capazes de receber os outros dons sagrados. Com o santo Crisma infunde-se nova força nos fiéis, para conservarem e defenderem corajosamente a Santa Madre Igreja e a Fé que dela receberam. Pelo sacramento da Penitência oferece-se aos membros da Igreja caídos em pecado uma medicina salutar, que serve não só a restituir-lhes a saúde, mas a preservar os outros membros do Corpo Místico do perigo de contágio e até a dar-lhes estímulo e exemplo de virtude. E não basta. Pela Sagrada Eucaristia, alimentam-se e fortificam-se os fiéis com um mesmo alimento, e se unem entre si e com a Divina Cabeça de todo o Corpo com um vínculo inefável e divino. Finalmente, ao leito dos moribundos acode a Igreja, Mãe compassiva, e com o sacramento da Extrema Unção, se nem sempre se lhes restitui a saúde do corpo, por Deus assim o dispor, dá-lhes às almas feridas a medicina sobrenatural, abre-lhes o Céu, onde como novos cidadãos, e seus novos protetores, gozarão por toda a Eternidade da Divina Bem-Aventurança. 

Às necessidades sociais da Igreja proveu Nosso Senhor Jesus Cristo de modo especial com dois sacramentos que instituiu: com o Matrimônio, em que os cônjuges são reciprocamente ministros da graça, proveu ao aumento externo e bem ordenado da sociedade cristã, e o que é ainda mais importante, à boa e religiosa educação da prole, sem a qual o Corpo Místico correria perigo; com a Ordem dedicam-se e consagram-se ao serviço de Deus os que hão de imolar a Hóstia Eucarística, sustentar a grei dos fiéis com o Pão dos Anjos e com o alimento da Doutrina, dirigi-la com os Divinos Mandamentos e conselhos, e purificá-la com o Batismo e a Penitência, enfim fortalecê-la com todas as Graças celestes'.

(Excerto da encíclica Mystici Corporis do papa Pio XII, de 29 de junho de 1943)