segunda-feira, 23 de abril de 2018

CATECISMO MAIOR DE PIO X (V)

Jacó e seus filhos no Egito

37. José, no Egito, logo granjeou, com sua virtude, a estima e o afeto de seu amo; mas depois, caluniado pela mulher de Potifar, foi lançado no cárcere. Ali esteve durante dois anos, até que, por haver interpretado ao Faraó e rei do Egito dois sonhos e profetizado que depois de sete anos de fartura seguiriam sete anos de fome, foi retirado da prisão e nomeado vice-rei do Egito. No tempo de abundância José fez grandes provisões, de maneira que quando a fome começou assolar a terra, o Egito estava abastecido de mantimentos.

38. Gente de toda parte ia até lá para acudir ao trigo; Jacó também foi forçado a enviar os seus filhos, que a princípio não conheceram José; mas reconhecidos por ele, deu-se-lhes a conhecer, ordenou-lhes que trouxessem seu pai ao Egito com toda sua família. Jacó, ansioso por abraçar o seu filho amado, foi até lá, e o rei lhe assinalou a terra de Gessen para sua morada e dos seus.

39. Depois de 17 anos no Egito, Jacó, próximo da morte, reuniu em torno de si os seus doze filhos, e com eles os dois filhos de José por nome Efraim e Manassés; recomendou que voltassem para a terra de Canaã, mas sem deixar esquecidos seus ossos no Egito; abençoou a todos em particular, predizendo a Judá, que o cetro ou poder supremo não sairia de sua descendência até a vinda do Messias.

Servidão dos hebreus no Egito

40. Os descendentes de Jacó, chamados hebreus ou israelitas, foram por algum tempo respeitados e tolerados pelos egípcios. Mas multiplicaram-se em grande número, formando um grande povo; outro Faraó, que reinou mais tarde, oprimiu-os com o jugo da mais dura escravidão, chegando a ordenar que todos os filhos varões recém-nascidos fossem jogados no Nilo.

Libertação dos hebreus por Moisés

41. Na terrível escravidão do Egito teria perecido todo o povo hebreu sem ver a terra de Canaã, se Deus não viesse prodigiosamente tirá-los das mãos de seus opressores cruéis.

42. Um menino hebreu, de nome Moisés foi providencialmente salvo das águas do Nilo pela filha de Faraó, que o instruiu e o educou na mesma corte de seu pai. Deus se serviu dele para libertar seu povo e cumprir as promessas feitas a Abraão.

43. Moisés já crescido, ordenou-lhe o Senhor que, em companhia de seu irmão Aarão, fosse ao Faraó e lhe intimasse que permitisse aos hebreus saírem do Egito. O Faraó recusou. Moisés, para vencer o coração endurecido do rei, munido de um cajado, feriu o Egito com dez castigos prodigiosos e terríveis, denominados as Pragas do Egito, a última das quais foi que um Anjo, por volta da meia-noite, começando pelo filho do rei, matou todos os primogênitos do Egito, desde os homens até os animais.

44. Na mesma noite em que ocorreu este massacre, os hebreus, por ordem de Deus, celebraram pela primeira vez a festa da Páscoa, que quer dizer passagem do Senhor. Aqui o rito ordenado por Deus: que cada família sacrificasse um cordeiro sem defeito e rociasse com seu sangue a porta de sua casa, com o qual estaria segura durante a passagem do Anjo; que assasse a carne e a comesse logo em traje de caminhantes, com o báculo nas mãos, como pessoas prontas para partir. Esse cordeiro era uma figura do imaculado Cordeiro Jesus, que com o seu sangue havia de salvar todos os homens da morte eterna.

45. O Faraó e todos os egípcios, à vista de seus filhos mortos, sem mais tardança deram pressa aos hebreus para que partissem, entregando-lhes todo o ouro e prata e quanto pediram. Os hebreus partiram e, depois de três dias, encontravam-se junto à praia do Mar Vermelho.

Travessia do Mar Vermelho

46. Logo arrependeu-se o Faraó de ter deixado partir os hebreus e imediatamente seguiu atrás deles com seu exército, e alcançou-os junto ao mar. Moisés encorajou o povo, que estava aterrorizado com a visão dos egípcios; estendeu seu cajado sobre o mar e as águas foram divididas lado a lado até o fundo, deixando grande caminho aos hebreus, que passaram a pé enxuto.

47. O Faraó, obstinado em sua perversidade, lançou-se atrás deles por aquele caminho, mas apenas entrou, as águas caíram sobre ele, e todos, homens e cavalos, foram submersos.

(Do Catecismo Maior de Pio X)